Yuragi-sou no Yuuna-san é um anime produzido pelo estúdio Xebec (To Love-ru [todas as temporadas], Keijo!, etc) e possui 12 episódios + 3 Ovas que ainda estão saindo (no momento falta apenas um)e foi dirigido por Nagasawa Tsuyoshi (Clockwork Planet, Haiyore! Nyaruko-san, etc). Publicado pela revista Shounen Jump (Naruto, Bleach, etc) e escrito por Miura Tadahiro, a obra fala sobre Kogarashi Fuyuzora, um médium que começa a morar na pousada por conta do baixo aluguel.

Apesar das várias cenas de fanservice, Yuragi-sou consegue divertir e fugir um pouco dos clichês (ainda que eles estejam ali de qualquer forma). Ou melhor, acredito que daria para dizer que os clichês não são tão ruins e manjados assim. Sabe aquelas cenas que víamos em To Love-ru onde o Rito e as garotas caiam em situações e posições extremamente bizarras? Então, Yuragi-sou não usa o mesmo artifício exaustivamente e pelo menos varia nas formas de fanservice, algo que ao menos é positivo e não torna a obra cansativa de se acompanhar.

É um romance bem legal de acompanhar apesar de tudo

E sim, temos uma história um pouco mais decente. Kogarashi teve uma vida difícil e ainda que não seja revelado nada sobre sua família, ele sempre teve problemas com espíritos. Durante sua infância ele foi possuído diversas vezes e apesar das experiências e habilidades que ele adquiriu por conta disso, ele não pôde aproveitar certos momentos de sua vida, ou seja, não conseguiu construir amizades ou simplesmente aproveitar momentos que ficariam em sua memória (como viagens escolares por exemplo). Porém após treinar muito (sim, ele não é um banana como a maioria de obras desse tipo) ele se tornou capaz de controlar e bloquear esse tipo de ocorrência, além de usar seus poderes para ajudar as pessoas e os espíritos.

Sim, o design dos personagens é bem bonito também

O grande problema de sua vida é que ele é pobre e acaba tendo que trabalhar em vários empregos. E por conta disso ele acaba indo morar na pousada que além de um aluguel camarada, era uma possível chance dele ter algumas amizades. Ele consegue, é claro, mas mais do que isso, nessa pousada ele conhece uma garota fantasma chamada Yuuna. Ela tem sido o grande “problema” da pousada pois acaba sendo a causa da má fama do local (ainda que as outras garotas sejam youkais). Após alguns acontecimentos Fuyuzora faz uma promessa para Yuuna: ele irá ajudá-la a encontrar seu arrependimento para que ela possa descansar em paz.

A história do anime não funciona tendo essa promessa como base mas ela serve como elo de ligação inicial entre Fuyuzora e a pousada. Pouco a pouco ele conhece as outras garotas e logo se entende com cada uma delas. As personalidades das heroínas não é nada novo e  se encaixam facilmente nos velhos clichês de ter uma tsundere, uma mulher mais velha despreocupada que só bebe e por aí vai. Porém como eu sempre digo, em obras desse tipo você deve buscar o diferencial dela em relação ao resto e Yuragi-sou tem isso. Cada garota que mora na pousada possui uma história interessante (além do próprio Kogarashi) e elas são uma boa adição para a história, seja por conta das cenas de fanservice ou simplesmente pela comédia.

Sim, você pode fazer comparações com To Love-ru ou alguma obra do tipo e Yuragi-sou não está longe disso mas a forma como a história é feita acaba sendo bem mais interessante. Yuuna tem o drama de não se lembrar do seu arrependimento, Kogarashi sente-se no dever de ajudá-la e assim, cada personagem tem seu passado ou seus problemas sendo revelados em algum episódio durante a temporada. Fora isso temos algumas lutas dignas do shounen que a obra é.

Ele não é um tapado sem cérebro mas tem seus vacilos

No fim, Yuragi-sou é o típico anime que você irá ver para passar o tempo e relaxar. É um anime episódico (exceto a parte final que chega pegar dois episódios) e com uma quantidade de episódios convidativa, é uma bela opção de anime para quando se está entediado ou sem ter o que ver. Não espere grandes coisas como lutas de tirar o fôlego ou grandes reviravoltas, Yuragi-sou é apenas uma agradável comédia com romance e claro, coisas sobrenaturais. Tem sim um harém e ainda que os episódios tenham censura, a versão do blu-ray está vindo sem esse estorvo, isso tudo sem mencionar que os Ovas não possuem censura. E para quem se interessar, o mangá possui pouco mais de 120 capítulos e sinceramente uma segunda temporada seria muito bem vinda pois a obra acaba ficando ainda melhor.

Comentários