Bom dia!

Bem-vindo ao Café com Anime, um bate-papo que eu e Vinicius (Finisgeekis), Gato de Ulthar (Dissidência Pop) e Diego (É Só Um Desenho) temos todas as semanas sobre alguns animes da temporada. Cada um publica em seu blog as transcrições das conversas sobre um anime diferente.

Mais uma temporada! E desculpe pelo hiato entre a última publicação e essa. Em primeiro lugar, não publicaremos um artigo de expectativas dessa vez porque tivemos que escolher os animes na unha, não foi fácil escolher o que iríamos cobrir, nada parecia especialmente promissor então precisamos esperar as estreias. Some a isso alguns contratempos pessoais, e o resultado é esse hiato e o que seria o artigo de expectativas acabou sendo completamente inútil.

No Dissidência Pop vamos acompanhar Zombieland Saga. O É Só Um Desenho e o Finisgeekis ainda não publicaram seus primeiros artigos então vou fazer segredo. E aqui no Anime21 vamos continuar com Banana Fish.

Nessa edição do Café com Anime, leia a nossa conversa sobre os episódios 22 e 23!

 

Fábio "Mexicano":
Eu … ri a maior parte desse episódio? Ash deu mais uma demonstração do quanto ele é sobre-humano de novo, e a essa altura isso só me parece engraçado mesmo. Também rachei de rir da Jéssica, uma … , o que que ela faz da vida mesmo? Era repórter de revista de moda, não é? Me digam se não é terrivelmente engraçado que ela esteja na situação em que ela está. Tanto durante o combate contra os mercenários quanto depois no meio de gangues de rua discutindo quando ela gritou pra tentar fazer eles se acalmarem. É hilário. Ou o fato do poderoso Dino Golzine ter guardado dados que podem derrubar ele, a máfia e o governo em um … cofre de banco normal. E o banco ter deixado o Ash e a Jéssica (quem disse que ela não fez nada útil?) levarem o disco de lá.

Esse é o terreno da ação pura mesmo, das coisas grandiosas e insanas que acontecem só para a história parecer mais legal. É a Rule of Cool. O tipo de coisa que pode impressionar quando você assiste ou que talvez você não pense sobre porque está concentrado na ação alucinante ou em algum monólogo pretensamente revelador, mas que se você parar e pensar depois vai ficar com vontade de rir também. Isso funciona bem em filmes. Em uma série longa nem tanto. A gente já parou e pensou “depois”, afinal. Para piorar, Banana Fish está se tornando mais insano perto do final, o que torna tudo ainda mais visível.

Ah, e deram um tiro no Eiji. O Ash ficou tão furioso que deu uns 30 disparos com sua pistola – embora ainda estivesse são o bastante para atirar apenas na arma do Lao, ao mesmo tempo em que estava tão doidão que continuava descarregando seu pente infinito em um cadáver muito mais do que morto.

Banana Fish, episódio 22! Que se lhes pareceu?

Diego:
O vilão do arco continua parecendo fora de lugar… Mas ao menos o episódio nos deu um possível end goal para essa situação toda: Ash e companhia divulgando os podres de estupro de crianças por parte do Dino e de membros de alto escalão do governo, indiretamente afetando o projeto Banana Fish. Ou ao menos é o que eu imagino ser a única forma dessa história não acabar ridiculamente em aberto.

Sobre o banco, lembrando que foi o Max ou o Ash quem escondeu essas informações depois de pegarem. Então que a esposa e o “filho” do Max consigam retirar do cofre não é realmente estranho 😛

Ah, e o Eiji tomou um tiro. Interessante: passamos o anime inteiro prevendo que o Ash ainda se sacrificaria pelo Eiji, mas acho que ninguém chegou a colocar em pauta que o Eiji é quem bateria as botas. Claro, é anime, só acredito numa morte depois de ver o corpo num caixão, mas a perspectiva de o Eiji morrer e isso desencadear o confronto final do Ash com todo mundo é até que interessante.

Vinícius Marino:
Foi um episódio para nos emocionarmos, não? Pelo menos, eu senti que quis ser visto assim. Aquele final, aquela bala no Eiji, aquele “sayonara” rabiscado no caderno. E, ao mesmo tempo, foi o episódio das maiores proezas sobrenaturais do Ash. Estava quase esperando ele empurrar as coisas com a Força ou conjurar raios das pontas dos dedos. Sozinhos, eu conseguiria absorver esses dois humores conflitantes. Juntos, infelizmente, foram para mim o equivalente narrativo de misturar chocolate com queijo gorgonzola.

Confesso que fiquei feliz quando o Eiji levou uma bala, pois foi uma prova de que o Sr. Perfeito não pode ter tudo o que quer. E estou torcendo para o tiro ter sido de fato letal, para que ele caia de sua fantasia de poder. Não acho que eu deveria estar sentindo isso, no entanto. O que me faz acreditar que há sérios problemas com esse episódio.

Gato de Ulthar:
Eu não acho que o Eiji vai morrer, para mim parece bem difícil levando em conta o que o anime mostrou até agora. Não me parece plausível que ele morra numa altura dessas, simplesmente não combina com a história de ação que Banana Fish é. Mesmo que ele não morra, só o fato do Eiji ficar ferido à beira da morte já serve para colocar uma dose massiva de sangue nos olhos do Ash para a batalha final que se aproxima.
Fábio "Mexicano":
Antes de enterrarmos o Eiji, vamos repassar seu relacionamento com o Ash então, porque houve uma cena no episódio que tinha tudo para ser relevante mas acho que acabou soterrada pelo ritmo alucinante da ação:

 

 

O Ash estava tremendo de medo porque havia sido estuprado. Então ele é, sim, traumatizado por causa disso até hoje? Provavelmente essa é a melhor resposta possível para o fato dele não querer herdar a máfia. Me convence mais do que dizer que ele tem o coração tão puro que não quer fazer mal aos outros liderando uma organização criminosa, pelo menos.

No que diz respeito ao Eiji, isso é ainda mais esclarecedor: sexo para o Ash é violência e ele nunca aprendeu a amar. Mesmo que ele ame o Eiji, e levantamos essa hipótese desde quase o começo do anime, ele nunca vai entender isso, e mais importante, nunca vai sentir desejo, porque o desejo sexual leva a um tipo de contato físico que desde os sete anos de idade ele vem gravando na memória como algo violento e doloroso. Poderia e deveria ter sido mais desenvolvido, mas é um argumento plausível.

Mas bem, essa cena não vem sem seus problemas. Eu poderia listar alguns mas deixo para vocês, se fizerem questão.

Vinícius Marino:
Há muitas críticas rolando na internet sobre a relação do Ash com o sexo. Concordo que é uma das partes mais problemáticas do anime (em alguns casos, ainda mais que a Mary Sue-ness). Numa casca de noz, Banana Fish esposa uma visão do abuso sexual como “aquilo que não mata, me torna mais forte”. Ash é um verdadeiro Hulk, ganhando super-poderes sempre que encurralado, necessitando da violência como gatilho para se irar. É uma visão bastante zoada do que significa ser vítima, que corre o risco de glamorizar o abuso como um “teste de força” que heróis atravessam para crescer. Reconheço que isso é algo característico da época. Esse tipo de conteúdo exploitation era comum nos anos 1980, e seus excessos ainda não estavam tão batidos. Mas, no mínimo, faz com que eu me sinta mais apático em ver o Ash numa posição de fragilidade.

Difícil sentir pena quando sei que voltará a ser o Hulk antes mesmo do próximo eye-catch

Diego:
Eu acho que é possível fazer um bom personagem “invencível”, numa história na qual a tensão não está em se ele conseguirá ou não sair da enrascada da vez, mas sim no como. O problema é que algo assim funciona melhor em histórias um pouco menos sérias, e o tom de Banana Fish é uma montanha russa que vai da seriedade a comédia numa questão de instantes (literalmente, até).

Dito isso, eu gostei da cena em que o Eiji abraça o Ash. Achei genuinamente tocante (er… trocadilho não intencional), e denota a confiança e o carinho que existe entre ambos.

Gato de Ulthar:
Responder violência com violência é comum até hoje na ficção (e na vida real), por sorte o Ash não sai estuprando alguém simplesmente por desejo de vingança, sendo assim, não acho que as ações do Ash seja uma “exploração” irracional da violência. Tanto é que ele apenas a usa como forma de se libertar dos seus problemas e captores. Já foi mostrado que ele pode ser muito carinhoso com o Eiji, mas falta tranquilidade e tempo para esse carinho amadurecer, o que não teremos no anime, penso eu.
Fábio "Mexicano":
Qual que será a reação imediata do Ash agora? E realisticamente (e “realista” aqui implica considerar os super-poderes dele e seu QI de mais de 200), quais opções ele tem? E o que gostariam que acontecesse, de verdade, já que provavelmente já estamos caminhando para o final do anime?
Vinícius Marino:
Eu gostaria que ele agisse com a Mary Sue que é, pegando uma lança-granada e metendo fogo em todo mundo, feito o B.J. Blazkowicz de Wolfenstein.

Se o anime terminasse com Papa Dino pilotando um robô, feito o Hitler no dito game, melhor ainda.


Fábio "Mexicano":
É tão triste que eu quase consiga imaginar isso como um final possível para Banana Fish?
Gato de Ulthar:
Olha, eu não sou tão pessimista assim, acho que teremos algo cliché para os padrões de filmes de ação dos anos 80, mas algo tocante, envolvendo um conflito final, com muitas estrepolias do Ash claro, e algo sentimental, envolvendo o Eiji.
Diego:
Com certeza o anime deve terminar com algum conflito armado, só me pergunto como. Uma invasão à mansão do Dino? Por algum motivo algo assim faria eu me perguntar porque não fizeram isso mais cedo… Expor a rede de pedofilia do Dino? Mesma coisa. Mas é, só espero bang bang mesmo.
Fábio "Mexicano":
Esperei o episódio 23 sair para decidir se fechava um artigo só com o 22 ou se dobrava … e vou dobrar. Acho que o último episódio vai ser praticamente só ação, portanto sem muito o que falar especificamente sobre ele, mas teremos oportunidade para falar sobre toda a série também, então sem problemas.

E aí, estão satisfeitos com o penúltimo episódio de Banana Fish? Surpreendeu em alguma coisa?

Diego:
Sinceramente, achei um episódio bem chato, tanto que dei pausa pra ir fazer outra coisa umas três vezes. O que é estranho, porque costumo gostar de episódios “de preparação”, mas esse foi bem aquém. E me pergunto se realmente vão matar o Dino. Mudar o “vilão final” assim do nada seria bem anti-climático.
Vinícius Marino:
Eu estava esperando o final de Wolfenstein. Estou feliz – e muito! Parece que Banana Fish conseguiu recobrar um pouco do coração humano de seu primeiro cour

Mesmo a sobrevivência do Eiji, um desenlace que me dava receios, foi trabalhada de maneira super sensível. Não posso dizer que aquele reencontro no hospital não me tocou.

A “virada de casaca” do Blanca foi outro ponto positivo. Já estava na cara que uma personagem dessas era simpática demais para ser desperdiçada como antagonista. A alternativa seria transformá-lo num vilão trágico, que só traria ainda mais desgosto para o Ash. Fico feliz que tenham tomado o caminho mais fácil. O Ash já sofreu o suficiente – e precisa da ajuda de outros para não parecer ainda mais superpoderoso. O Blanca é a personagem perfeita para colocá-lo nos trilhos.

Gato de Ulthar:
Até que não foi ruim este episódio. Como o próprio Vinicius disse, o Blanca se aliando ao Ash foi a melhor solução para esse personagem. Só o que não gostei foi a traição daquele coronel Foxx. Primeiramente, ele foi um vilão tirado da cartola nos 45 minutos do segundo tempo. Segundo, fazê-lo se tornar o principal antagonista do anime foi uma decisão bastante condenável. Espero que o Papa Dino não tenha morrido ali, quem deve matá-lo é o Ash.
Fábio "Mexicano":
O Ash não matar o Dino no final das contas soa como uma punição, e dado tudo o que o Ash fez e pelo que ele passou, eu posso viver muito bem com isso. Isso não significa que eu goste do Foxx como personagem, ele foi tirado da cartola – e falta de vilão não é, né Yut-Lung? Que acham?
Vinícius Marino:
Pois é! Banana Fish se deu ao trabalho de construir um segundo antagonista ao longo dos dois cours, tão ou ainda mais interessante que o Dino. Então chega o clímax e ele perde espaço para um sujeito que parece um NPC genérico de Metal Gear Solid!
Fábio "Mexicano":
Mas não parece uma punição? Bom, em parte contra nós também 😛, mas principalmente contra o Ash, que obviamente queria a cabeça do mafioso como troféu. E não parece justo que o Ash seja punido, caso sobreviva, o que aposto que será o caso com esses últimos desenvolvimentos?
Gato de Ulthar:
Pode até parecer uma punição, mas ainda acho que uma cena dele dando um balaço na testa do Papa Dino faria mais jus ao estilo de ação anos 1980 de Banana Fish.
Diego:
Me parece mesmo é uma decisão de última hora para tentar enfiar na trama um último twist desnecessário 😛 E não duvido nada que o Dino não tenha morrido, o que não sei se seria melhor ou pior do que a alternativa.
Fábio "Mexicano":
Se ele não morrer com um tiro em cada peito eu vou ficar irritado
Vinícius Marino:
Vi leitores do mangá defendendo a existência do Foxx baseado no fato de que ele é “essencial para a história”. Não me aventurei nos spoilers, mas se isso não significar que ele matou de fato o Dino não sei o que significa.
Fábio "Mexicano":
Bom, mas isso não faz dele “essencial”. O Dino poderia ter sido morto até pelo Eiji 😛
Vinícius Marino:
Sim, é uma baita de uma forma míope de olhar pra história. Ele poderia escorregar na banana e ter um traumatismo craniano. O fato de um acontecimento inevitável (a morte dele) ter sido elaborada da forma mais sacal possível não significa que não poderia ter sido de outro jeito.
Fábio "Mexicano":
E sobre o Ash, o que acham que acontece com ele, e o que gostariam que acontecesse: Morre? Vai preso? Vai com o Eiji pro Japão, se casam e têm três filhos?
Diego:
Eu vou ser bonzinho e dizer que espero que ele vá com o Eiji pro Japão. Mas imagino que os demais terão sugestões um pouco menos bonitinhas 😛
Gato de Ulthar:
O Ash morre, o Eiji fica furioso e vira um temível mafioso, expandindo o seu reinado até se tornar o rei do crime de Nova York.

Mas falando sério, eu gostaria que ambos fossem juntos ao Japão, mas tenho minhas dúvidas se ambos irão sobreviver no fim das contas.

Fábio "Mexicano":
Acho que todos os mocinhos sobrevivem e o Ash vai pro Japão – agora ou depois de passar um tempo atrás das grades.

Até o próximo e último Café com Anime de Banana Fish!

Comentários