One Punch-Man é um mangá lançado desde 2012 sendo escrito por ONE e ilustrado pelo incrível Yuusuke Murata. A obra originalmente era um webtoon escrito por ONE que acabou sendo deixado de lado após 109 capítulos por conta do remake (o mangá que está atualmente ativo). Contando com mais de 140 capítulos e 18 volumes, a obra é publicada aqui no Brasil pela Panini, possui uma temporada de 12 episódios feita pelo estúdio Madhouse e disponíveis na Netflix com dublagem nacional. E com uma segunda temporada anunciada para abril de 2019 eu gostaria de comentar sobre o que vem por aí e por isso esteja preparado para os spoilers.

O vilão da vez!

Primeiramente, eu já gostaria de adiantar que não vou comentar sobre a mudança de estúdio que houve. Prefiro esperar para ver como será o trabalho que a J.C. Staff irá desenvolver nessa nova temporada antes de sair tirando conclusões precipitadas baseadas em nada. Por outro lado, estou bem curioso sobre, pois acredito que essa nova temporada irá exigir muito mais do que a primeira por conta da quantidade de lutas que temos e claro, a forma que irão adaptar, pois o arco atual é bem maior que o material adaptado na primeira temporada.

Inicialmente, todo o material adaptado pela primeira temporada do anime termina no capítulo 36. Do 37 em diante as coisas começam a se ajeitar começando pela história do King e seus segredos sendo expostos para o Saitama. Esses segredos revelam, entre outras coisas, que King só está onde está por conta dos feitos de Saitama, ou seja, o verdadeiro herói número 7 da classe S deveria ser o Saitama. E particularmente eu acho isso completamente ridículo e confesso que fiquei com raiva na hora, mas fazer o quê, isso gera comédia. Mas enfim, no capítulo 39 é que tudo enfim começa com uma reunião extremamente tola da associação dos heróis. Eles reúnem vários elementos do submundo a fim de recrutá-los para enfrentar a crise que está por vir prevista pela profecia e bom, é de se imaginar que mesmo com recompensas eles não aceitem, né?

Pois bem, na verdade eles não conseguem aceitar pois um monstro surge entre eles. Garou, o aliado dos monstros, não é exatamente um monstro, mas assim como eles, tem o objetivo de acabar com os heróis, apenas isso. E mesmo que inicialmente não pareça, Garou é realmente muito forte ao ponto de vencer um rank S pouco tempo depois de sua aparição. Aliás, vamos esclarecer melhor, ele é uma ameaça tão grande que mesmo não tendo feito estragos tão grandes assim já temos heróis de classe S se preparando para enfrentá-lo, como por exemplo seu antigo mestre, o presas prateadas (um herói rank S) que junto de seu irmão tentarão pará-lo.

Mas e o Saitama? Bom, ele acaba tendo uns assuntos “inesperados” e eventualmente se encontra com o Garou, mas… não reconhece ele. Sim, o único encontro entre eles acontece logo no início com Garou sendo nocauteado e Saitama seguindo com sua vida, nada além do esperado inclusive. Ah, ele também acaba entrando num torneio de artes marciais visando um possível e eventual embate contra Garou para poder se preparar logo em seguida. E sinceramente esse torneio é até legal, mas demora muitos capítulos para acabar e no fim nada relevante acontece durante os embates, parece que foi apenas uma forma dos autores enrolarem e esticarem o arco.

E bom, nesse arco surge a associação dos monstros, que visa tomar o poder. Claro que, como é de se esperar, o surgimentos dos piores e mais fortes monstros acontece e várias crises ocorrem com alguns heróis rank S tendo dias difíceis pela frente, ou seja, a história começa a ir para um lado interessante e não explorado até então. E de certa forma, esse arco acaba sendo muito mais longo do que deveria e para piorar, em determinados momentos os capítulos chegam a ter 7 páginas. Um exemplo disso é que o torneio de artes marciais demora mais de 20 capítulos para terminar para depois disso a história “andar” devidamente. Ou seja, você chega a ter um mini arco dentro de um arco, algo que pode ser interessante ou simplesmente algo maçante e desinteressante a partir de certo ponto.

Enfim, como já deve ter ficado claro, esse arco foca muito mais no Garou do que em qualquer outro personagem, praticamente. O bom disso é que ele rende ótimas lutas contra alguns heróis ou até mesmo grupos de heróis e paralelo a isso, temos a associação de monstros que possui sujeitos realmente fortes, algo que até então não havia de fato (os monstros da primeira temporada são ok exceto os do último episódio que são fortes de verdade). No mais, o mangá ainda nem terminou esse arco, então não sabemos que fim levará os novos inimigos.

Comentários