Não sou de ficar reclamando de animação, mas a desse episódio estava desanimadora. Entretanto, não chegou a um nível desesperador, então esse é um mal menor. O problema está na imagem de capa, no fato de que a coisa mais interessante que aconteceu foi o início dessa luta – sequer a luta propriamente dita.

Aliás, será que posso mesmo esperar uma luta empolgante em um anime como Saintia Sho que até agora não entregou nenhuma? Se não há ação de qualidade no battle shounen, sobra só a história, mas ela está boa? Eleve seu cosmo ao máximo e me acompanhe nessa jornada!

A Toei é o Mu e eu sou a Shoko pedindo por um episódio com ação de qualidade.

A luta da Mayura contra o Rigel foi fraquíssima, mas ao menos uma mulher tentou fazer algo ali e até que estava se saindo bem, só que foi teletransportada. Legal que uns Deuses e cavaleiros conseguem fazer isso, mas outros não. Não chegarei ao ponto de dizer que é arbitrário, mas que é conveniente é.

O que eu posso tirar dessa parte inicial? Nada de interessante. Talvez que a Mayura conheceu a mãe da Kyoko e da Shoko, e que ela também deve ter sido uma cavaleira? Talvez.

Mayura é a única que sempre tenta fazer alguma coisa, mas acaba não fazendo muita coisa…

Enfim, o episódio segue e eu fiquei pensando que não entendo esse lance, na série clássica, dos cavaleiros de outro terem que permanecer no Santuário e deixarem os cavaleiros de bronze lutarem por eles, mas não darem a mínima importância para as Saintias aqui.

Tudo bem que só havia três por perto; esqueceram uma por aí, a outra acordou só para dormir de novo e a outra estava de vigia; mas a interferência ou não deles fica parecendo muito conveniente para o que o autor quer trabalhar na história e como.

Eu sei que as Saintias não são cotadas com poder para enfrentar Deusas e seus exércitos, e os cavaleiros de bronze derrotaram alguns de ouro e assim fizeram por merecer “confiança”, mas não é mediocridade demais as protagonistas sempre dependerem de outros personagens para resolver problemas como lutar ou resgatar, praticamente reforçando o quanto são incapazes e o quanto irão se manter assim?

Já que se deram ao trabalho de fazer a história de mulheres fortes dentro do universo de Cavaleiros, que essas mulheres sejam fortes no que é necessário e inevitável ao battle shounen: porrada. E que quando elas estiverem sendo ”fortes” isso não seja cortado como foi no caso da Mayura, ou tenha a importância de um grão de areia em uma praia na qual brilhantes armaduras de ouro reluzem ao sol, no caso da Mii.

Aliás, que luta sem graça a dela, né? Além dela ter sido rápida e ter tido aquele clichê do guerreiro apanhar, reunir forças de onde não tem, vencer e depois fazer cosplay do Seiya. Chato!

Mas okay, talvez eu só esteja querendo demais de um battle shounen que só existe até hoje a fim de vender bonequinhos. Ao menos tem uma coisa que curto na Mii, na Shoko, e também na chinesinha, que é elas lutarem pela Saori, até mais do que por Athena, se duvidar. Mas não aproveitaram isso de maneira interessante nesse episódio.

O que houve de interessante, ou nem tanto, foi a volta do que não foi: Saga. Os indícios de que ele ia ser reaproveitado nessa trama já haviam sido dados, só o que fico pensando é no que a Éris prometeu a ele. Se ele dominar o planeta, a Éris fará o que então? Sem brincadeira, ela vai dominar o espaço ou só verá a discórdia manchar a Terra e a saboreará de longe?

Enfim, eu nem lembrava que o Saga podia criar ilusões com o seu golpe e, mesmo que a autora tenha inventado isso só agora, não é como se fosse lá um grande problemão, né.

Acho irado como o cosmo também não pode tá calminho, calminho, tem que tá no ponto.

O Milo sumiu no ar, mas o Mu apareceu para proteger Athena e mandar a Shoko para a roubada em que ela já estava querendo se meter. Isso foi previsível, ainda que a forma não o tenha sido, pois estava na cara que a Shoko iria enfrentar a irmã mais uma vez, e que o Rigel vai continuar protegendo a Kyoko/Éris, e que quem fará o serviço pesado será algum cavaleiro de ouro. Tem duas opções para não enjoarem da cara do Milo.

Isso significa que o final do anime vai ser ruim? Não necessariamente, mas se as Saintias não fizerem algo de diferente até lá, se elas não se impuserem mais, e nem forem de mais utilidade que somente fazer promessas juvenis, com certeza o futuro não será promissor; ainda mais com uma animação de segunda e um roteiro mediano. Pelo menos ainda há espaço de melhora. Vão, lutem por ela Saintias!

E você, já sentiu o cosmo?

Comentários