Durante esses milênios de história humana, muitos já fantasiaram algo como a sociedade perfeita ou o local ideal de moradia. E vemos isso em algumas histórias também, afinal, podemos “dizer” que isso é normal para qualquer pessoa. Mas e se houvesse uma cidade composta apenas de otakus? Sim, uma cidade repleta de pessoas que possuem um interesse em comum, sendo que em alguns casos o interesse em comum seria específico. Com essa ideia em mente, a série, disponível na Crunchyroll e no canal do Youtube RocketJump, traz uma história repleta de referências e muita comédia sobre dois policiais desta cidade nada normal.

E sim, não é bem um dorama, pois caso você procure na parte de Doramas na Crunchyroll não vai achar. Mas acho que é uma recomendação válida que eu precisava fazer. Sobre a sinopse, a cidade Neo Otaku é simplesmente a cidade para os otakus viverem. E ela é dividida entre dois tipos de pessoas: quem sabe a abertura de sailor moon por completo (infelizmente eu não sei, apesar de gostar da obra) e aquelas que não deviam estar na cidade. E bom, logicamente que nessa cidade teríamos crimes, certo? Pois bem, é por isso que temos a Divisão de Crimes de Anime.

Seguimos Joe, um investigador da divisão de animes e sua parceira, a agente Diesel. Eles precisam resolver os mais diversos crimes e se tratando de otakus, você deve imaginar quais crimes iremos ver. Desde brigas de facções, como por exemplo a facção que prefere animes dublados contra a facção que prefere animes legendados ou as gangues que preferem mangás ao invés de animes (confesso que me identifico um pouco com essa facção que prefere mangás), à destruição de uma action figure de um gundam. Tudo relacionado ao mundo otaku com inúmeras referências dentro de uma comédia muito bem pensada e interessante.

Tendo como grande pecado a duração dos episódios, a história consegue trabalhar bem as situações propostas, os personagens e no meio disso tudo trazer referências nas falas dos personagens. Obviamente, é complicado você ter algum “carinho” por qualquer personagem por conta da duração, mas, ao menos temos um desenvolvimento decente em torno deles, como já mencionado. E a dupla de protagonistas têm uma boa sinergia, o que ajuda e muito no decorrer da história e até mesmo supre um pouco da falta de tempo para desenvolvê-los.

E sinceramente eu não tenho críticas sobre essa série. Ou melhor, talvez eu gostaria de uma duração maior dos episódios e claro, mais deles, pois apesar de termos duas temporadas, a primeira tem apenas 3 míseros episódios e a segunda apenas o dobro, ou seja, nem temos o equivalente a uma temporada de anime. Porém é evidente que a série não tem lá tanta verba e por isso é complicado esperar que tenha vários episódios de quase 1 hora e no fim, resta esperar uma nova temporada. Ao menos temos como ponto positivo que a série tem legendas em português, tanto no Youtube quanto na Crunchyroll, e caso você não seja assinante premium não terá problemas para assistir (e ao menos não tinha tanta propaganda quando eu vi).

No fim, é uma boa série que aborda muitas coisas das quais gostamos dentro da cultura otaku e considerando o panorama atual dos animes aqui no Brasil, é uma recomendação interessante. São poucos episódios e por isso para terminar nem mesmo uma tarde irá custar fora a questão de estar disponível gratuitamente em duas plataformas diferentes.

Comentários