Na última temporada de Abril, se houve um título que me chamou atenção, esse certamente foi Senryuu Shoujo. A proposta em si não tinha nada de absurdo e incrível, mas desde cedo o enredo já mostrava um potencial para encantar e divertir com as situações mais simples possíveis e o resultado disso vocês conferem abaixo.

O anime baseado no mangá de Igarashi Masakuni conta uma história curta e bem cativante, onde dois amigos se conhecem através dos poemas – no caso o estilo senryuu – e no desenrolar desse aprendizado, eles formam outros vínculos de amizade, fazem bobagens, vivem um dia após o outro e vão descobrindo entre si uma ligação muito mais forte, que floresce a cada palavra solta ao vento mesmo que romance não seja o forte aqui.

Para quem não curte muito a ideia de um “slice of life” raiz, já alerto que essa obra é uma do tipo, sendo bem calma e de certo modo até parada, mesmo com as várias coisas que acontecem por ali. O tipo de humor trabalhado é bem simples e posso dizer que bobo, não arrancando exatamente gargalhadas, mas ele te cativa e te deixa leve.

Senryuu Shoujo é do tipo de anime que confia mais na essência dos seus personagens, do que em seu enredo propriamente dito – tanto que o poema em si, pouco foi explorado ou devidamente destrinchado. Todos tem seu momento para brilhar, exalam simpatia por cada fio de cabelo e aproveitam bem as suas próprias peculiaridades, em prol da movimentação da história e da diversão.

De início a junção entre Nanako e Eiji pode soar incomum ou se olhar por outro prisma, clichê até demais, mas o que acontece é que o relacionamento entre eles é tão bem desenhado, que mesmo não achando nada, a trama te convence que os dois funcionam bem juntos. Ela tem seu jeito agitado, porém timido o suficiente para que se comunique apenas através da escrita. Já ele é apresentado como o famoso delinquente que no fundo é inocente e boa gente – rimou -, incompreendido pela humanidade ao seu redor.

Para além desse fator, a dinâmica entre eles e o restante do elenco vai além do esperado, pois todos além de carismáticos, tem uma química ótima e geram bons momentos tanto para a comédia, como para a indução do romance – que avança a passos bem lentos, ainda que o sentimento seja óbvio. Contando com o apoio das meninas, Nanako manda “diretas” constantes para o amigo que pouco percebe, mas esse também não fica muito atrás pois suas pequenas ações o denunciam em momentos cruciais, o que torna tudo ainda mais fofo entre eles.

Um elemento que particularmente gostei bastante e que fica exposto de forma bem sutil em alguns episódios, é que os protagonistas são pessoas que também tentam encontrar seu lugar e buscar aceitação pelo que eles são e fazem. No final, é exatamente dentro desse círculo de amizades que conseguem isso, resultando na boa comunicação e os laços tão fortes entre eles, pois todos são indivíduos que tentaram enxergar além da superfície e deram oportunidade ao próximo.

Entre os personagens secundários, concerteza destaco a presidente do clube de senryuu Amane com suas manias de alcovitagem a MVP do negócio, a bela e amigável Koto-nee, Kino e seu caderno de desenho com mil e uma utilidades, a divertida vidente Tao e o impagável pai da Nanako – que pouco aparece, mas quando vem é literalmente pra lacrar e interpretar um papel lamentável e cômico de pai coruja.

Tudo aqui é realmente simples e te relaxa, a duração de 12 minutos também contribui bastante para o bom desempenho da série, que com mais tempo certamente não seria legal como foi e nem aproveitaria tão bem seu material original, por isso tiro o chapéu para a boa direção.

O estúdio Connect não tem muitos trabalhos em seu currículo e até então, praticamente toda a sua produção tem sido feita através da longa parceria com a Silver Link., sendo Senryuu Shoujo seu primeiro trabalho solo para a TV. Mesmo iniciante na condição de produtora independente, na parte técnica o anime não fica devendo e entrega uma boa animação, com designs consistentes – que casam com o do mangá -, cenários detalhados e uma trilha sonora excelente que complementa com precisão o que acontece em cada cena.

Acredito que essa investida do Connect valeu sim a pena e a obra valeu cada minutinho gasto em frente a tela. Quem busca uma histórinha leve, agradável, com um toque bem peculiar de romance e personagens incríveis certamente vai gostar.

A Nanako agradece sua visita!

Obrigado a todos os que leram este artigo e até a próxima!

Comentários