Bom dia!

Isso é meio um editorial e meio uma lista.

É um editorial porque eu teço considerações sobre os animes que ninguém conhece, os que não entram para o cânone da mídia. E é uma lista porque vou listar aqui quatro desses, desconhecidos entre os desconhecidos, não tanto para reforçar meu ponto, mas só porque achei legal mesmo.

Os animes clássicos são importantes, e eu já escrevi sobre isso. Entre os clássicos se encontram a maioria dos melhores animes que já foram produzidos.

Anime clássico não é sinônimo de anime bom, porém. Também não é exatamente sinônimo de anime popular, embora seja questionável dizer que um anime indubitavelmente popular não seja clássico.

Tudo isso nos coloca a questão: os clássicos são clássicos porque são bons ou populares, ou animes bons ou que se tornam populares é que acabam definindo o que é clássico?

Colocado de outra maneira, não são os animes clássicos que influenciam toda a indústria, que então se molda à sua imagem? Desse modo, o conceito de “anime bom” acaba sendo algo como “anime que segue as diretrizes de animes do passado também considerados bons”.

Quem me conhece a essa altura já sabe que estou só fazendo perguntas retóricas para afirmar o contrário do que elas sugerem.

É claro que existem bons animes que não são clássicos. Não entraram para a história por um motivo ou outro. Talvez tenha sido só azar mesmo. Talvez nunca tenham tido pretensão de ser lembrados por muito tempo.

Assistiu Blade & Soul? E 18if? Esse em particular é uma doideira (e seria melhor se não tentasse dar sentido a tudo, mas esse é outro problema). Os dois são recentes. O primeiro é de 2014, e o segundo é de 2017!

Talvez você conheça animes assim?

E tem animes especiais que jamais foram feitos mesmo para ter qualquer tipo de efeito duradouro na indústria (mas mesmo assim talvez tenham?).

Abaixo, quatro curtas, alguns de criadores famosos, que você provavelmente nunca ouviu falar. Como são curtas não vou nem colocar sinopse. Assista e descubra. Três deles sequer tem voz, então não vai precisar ler legendas para entender.

 

Je T’aime

Mamoru Oshii, 2010

 

Tsumiki no Ie

Kunio Katou, 2009

 

Superflat Monogram

Mamoru Hosoda, 2003

O mais legal desse aqui é que foi feito como um comercial, mas assista. Quem já assistiu Summer Wars, do mesmo diretor, vai notar as raízes do estilo nesse comercial de bolsa do começo do milênio

 

Inaka Isha

Koji Yamamura, 2007

 

Assista esses curtas. Eles são, bem, curtos – e muito diferentes do que se assiste em animes de temporada normais. O mais normalzinho aí é o do cachorro. Qual é o “do cachorro”? Assista para descobrir, ué.

Depois comente o que achou. E comente também animes pouco conhecidos ou mesmo completamente desconhecidos que você porventura tenha assistido e queira compartilhar a experiência conosco 😊

 

Comentários