De um início bastante criticado para um fim bastante aclamado, Kanata no Astra com certeza fica no top de muita gente quando se fala dos melhores animes da temporada de verão. Desde o início eu já estava ansioso para vê-lo, afinal, o ambiente espacial é bastante fascinante.

No entanto, o anime não trouxe só o fascínio desta parte, o que mais gerou surpresa foi o mistério em si. O enigma não era bem fácil de se resolver, pois era requerida uma boa análise de cada cena. Por mais que Kanata no Astra não tenha trazido uma clima que mexesse bastante com o psicológico, é de se impressionar a qualidade dos mistérios.

No caso, como Kanata no Astra tinha um enredo baseado na sobrevivência no lindo e amedrontador espaço, era esperado do público um ambiente bastante caótico entre os personagens. Essa primeira percepção das pessoas se deve mais porque obras assim sempre trabalham nessa perspectiva.

 

 

O que o anime fez foi tomar um outro rumo. Ao invés de seguir o padronismo, o que foi trabalhado mesmo foram os conflitos internos dos personagens. Num primeiro momento, os personagens eram tristes e arrogantes, como se suas personalidades moldaram-se a respeito do mundo. É desse ponto que muitas pessoas deixaram de assistir, pois, para elas, eles não passavam de arquétipos.

Mas por que focar nos conflitos internos? Todo esse drama está ligado com os pais dos protagonistas, pois foram eles os responsáveis por deixarem os jovens perdidos no espaço. É criado um problema que se alinha à trama, e na medida em que o enredo vai chegando no final, percebemos que esses conflitos intensificaram o fim da trama.

 

 

Isso é visto no 11° episódio, na qual Charce tem todo aquele conflito. É dali que se tira a certeza de que a sobrevivência não era o principal problema, até porque todos os personagens até gostaram da viagem. É nessa resolução que os protagonistas vão mudando a abandonando seus arquétipos.

Além disso, a questão de não haver um intenso ambiente caótico também está ligado ao Kanata. Desde o 1° episódio, na qual se fala um pouco do passado dele, isso em relação ao professor, fica bem explícito que ele tem uma certa experiência em expedições. Seria de extrema importância manter a calmaria naquele lugar.

 

 

É por isso que ele foi um bom capitão, já que conseguiu deixar o clima mais ameno, e além disso, Kanata também foi importante para manter a segurança. Em outro episódio é mostrado que o esforço nos treinos serviria para o personagem enfrentar melhor os problemas e ajudar os outros. Por isso vemos tão pouco o desespero dos protagonistas.

Esse desprezo entre os que deixaram o anime logo nos primeiros episódios logo se transforma em surpresa e elogios já progressão do enredo, e isso está bem ligado com as revelações. Tais revelações servem para mostrar a imensidão do que o mistério do anime proporciona, já que não vemos muito por aí um nível como esse.

 

 

Também tenho que falar da animação, que estava numa boa qualidade. Não que o que se reclamar do trabalho do estúdio Lerche, está de bom grado.

E aqui é o fim. Eu queria mesmo era falar sobre o rumo que o anime tomou e porque isso foi bem criticado por muitos, mesmo que no final tenha rendido bastante aclamações. Um ambiente caótico, mas ao mesmo tempo cômico e simples, até porque são só adolescentes, jovens que tinham problemas.

Isto é apanhado daquilo que eu queria dizer, uma resenha simples de uma boa obra. Acompanhe as próximas resenhas dos novos animes! Fui!

 

 

Comentários