Shokugeki no Souma está de volta! Confesso que o último episódio da quarta temporada já foi um excelente final pra mim, mas sempre é bom ver os personagens interagindo e cozinhando. Nada melhor do que começar com um episódio de praia, algo bem clássico em animes, mas que ainda conseguiu se diferenciar ao estilo Souma.

Pra começar, vale destacar que as coisas mudaram, mas nem tanto, né? O último episódio da quarta temporada mostrou que haveria uma grande ruptura depois da Dança das Cadeiras, mas essa estreia mostrou que a essência ainda continua. Adorei ver Erina como a presidente da Tootsuki, o que, a princípio não tinha gostado tanto.

É um pouco estranho ver uma garota tão jovem nessa posição, mas a personalidade dela ainda é a mesma – e combinou muito bem com a função. Ainda deu tempo de desenvolver o romance entre Souma e Erina nesse episódio. Será que isso vai pra frente?

Por outro lado, o que me pareceu forçação de barra é a entrada de Suzuki. Ele foi introduzido de uma maneira enigmática no final da última temporada e nunca imaginei que ele seria um professor, justamente por ser jovem. É um pouco estranho a ausência de personagens experientes, principalmente quando há tantos exemplos bons na animação. Porém, o que mais me incomoda em Suzuki especificamente é como o vilanizam.

Ele é bastante antipático e o anime faz questão de ressaltar isso com seus olhares como se estivesse armando um plano de dominação mundial. Talvez funcionasse melhor se dessem o benefício da dúvida e não fosse tão óbvio. O que deve ser interessante de ver é a rivalidade com Souma, principalmente depois que o encerramento entregou sua relação com o pai do protagonista.

Até onde me lembro, Shokugeki no Souma não teve um episódio de praia até hoje, ou pelo menos nenhum tão marcante quanto esse. Além de ver todo mundo com roupas de banho – o que ajuda o lado fanservice – foi muito boa a dinâmica do desafio, pois foge dos Shokugekis. Nele, os alunos eram divididos em equipes e precisavam faturar 3 milhões de ienes em três dias cozinhando em barracas na praia.

Enquanto alguns apostaram em comidas simples e baratas, outras fizeram mais complexas para vender mais. Destaque para o novo personagem Dakekanba Ken, que é o perdedor da vez. Achei bem legal a ideia de ter um saco de pancadas pro Souma e cia e espero que ele traga mais momentos divertidos como agora.

A quarentena tá dando certo

Entre todos esses, o mais interessante foi o desafio da Elite dos Dez, que precisou reformar um lugar abandonado e deu um show à parte. O anime basicamente reuniu a nata da culinária e os personagens mais cativantes até então, portanto, não tinha como dar errado. Esse é o lado bom de vermos essa nova fase do anime: todos estão em seu melhor momento. Meu único problema com esse episódio é que só vimos os alunos na praia. Jurava que esse desafio de três dias durariam três episódios e também veríamos a galera cozinhando na rota das montanhas e do rio.

Um elemento que deve ser abordado nessa temporada são as mães dos personagens. Na conversa entre Erina e Souma, já vimos tivemos uma amostra de como era a mãe do protagonista, que – até onde eu me lembre, nunca foi mencionada antes. Agora me deu muita vontade de conhecê-la. Outra que deve marcar presença – mesmo que seja apenas por flashbacks – é a mãe de Erina. Também não lembro do anime tê-la citado antes.

O final do episódio foi um tanto quanto corrido, já que inventaram uma competição do nada. Seria bem legal ver a galera se divertindo nas férias de verão, mas teremos um novo campeonato. Por mais que eu goste de arcos de competições, acabamos de sair de um, então talvez possa ser um pouco massante. Espero que saibam diferenciar do anterior.

Aparentemente, o BLUE é apenas para menores de 25 anos, o que quer dizer que a presidente da Tootsuki, todos da Elite dos Dez e o professor Suzuki podem participar. É um pouco zuado? Sim. Vai ser feio se Erina ou Suzuki perderem? Com certeza. Isso está me cheirando àqueles torneios que são interrompidos no meio por algum motivo. Vai vendo.

QUE?! Não era anime de comida?

Comentários