Final meia boca, mas vou sentir ao menos um pouquinho de saudades do anime, principalmente da Clair, porque ela é uma personagem divertida e envolvente, de longe a mais interessante do anime. Não a vi com bons olhos boa parte do tempo, mas se já não foi isso tudo com ela, imagina sem. Enfim, é hora de Gleipnir no Anime21!

A menina que gostava do Shuichi pareceu desistir e ajudar a Clair meio que simbolizou isso. Ela teve um tiquinho de tempo de tela aqui e ali só para dar essa carona no último episódio, o que não acho bom, nem acho ruim, é mais uma constatação. Foi no máximo a última ligação” dos “heróis” com o mundo normal, ainda mais agora que decidiram ir fundo nesse jogo. Pena que não tem mais anime para nada, né…

Enfim, o Shuichi e a Clair não formam mesmo um casal, porque eles não têm condições emocionais, sentimentais… O Shuichi tem a história mal-resolvida com a Elena e não é como se tivesse clima para isso também, então sim, eu entendo os dois serem mais que amigos e menos que namorados, mas gostaria de ver os dois ficando juntos, acho bem possível.

Não é um tópico relevante agora, mas vendo o interesse e a preocupação dela com ele nesse episódio, assim como a declaração de amor peculiar que fez no final, não tem como não torcer pelos dois.

Sei que um final possível, não realista ou bom, seria o Shuichi ficar com as irmãs, mas como conseguiria um dia dormir ao lado da pessoa que matou seus pais? É um assunto delicado, mas entendo ele não demonizá-la, ainda mais porque está muito na cara que ela quer protegê-lo mais que tudo.

Para quem matou os pais, matar os sogros (ao menos os que ela queria ter) não escandaliza mais, né? A informação interessante confirmada, mas nada surpreendente, foi a característica de seu poder: manipular memórias.

Ela quer usar isso no Akito para impedir que ele use as moedas para o mal, mas também quer evitar que o Shuichi se envolva ainda mais e acabe morrrendo. É muito amor minha gente. Elena não morre de amores pelo Shuichi, ela mata…

Enfim, entendo a articulação da Chihiro e do grupinho dos perdedores, acho que o anime vinha razoavelmente bem até o clímax desse episódio final e já esperava por um final aberto. Até aí tudo bem, o problema foi o desfecho, bonitinho, mas meia-boca.

O público agora entende praticamente toda a história por trás da história desse anime, mas e o Shuichi? Ele não podia mesmo ter lembrado de tudo e ter continuado vivo? Não foi um final muito marcante…

O poder da Elena foi usado para evitar que o Shuichi se lembrasse e assim fosse atacado pelo “espírito vingativo” da amiga de infância, mas ela e o Naoto estão bem, não há mesmo outra maneira de detê-la?

Sei que a Elena mexeu na cabeça do Shuichi também para evitar que ele se envolvesse, mas essa certeza de que a Honoka fantasma vai matar se lembrar é só balela, o tipo de detalhe que existe para justificar o passado não ter sido conhecido por quem mais devia conhecê-lo, até porque, repito, nem todos que tinham laços com ela foram mortos. Ao menos não ainda…

Continuando… Eu curti a fluidez na luta, foi uma boa sequência de ação, só lamento não ter durado muito, a trilha sonora fez sua parte sem atrapalhar ou ajudar demais e as atuações de voz foram, no geral, boas. Eu não tenho do que reclamar mesmo, foi tudo bem.

O problema começou no combate, resolver a parada colocando a Elena e eles cara a cara foi interessante, mas do que adiantou se no fim ele não lembrou de nada, no máximo sabe que tem um passado com ela e que ela não é esse demônio todo. Isso se descontarmos que ela adora matar pais, mas eu sei que você sacou o que eu estou querendo dizer…

Para o público os principais mistérios foram desvendados, no máximo faltaram alguns detalhes, como exatamente se deu a transformação do Shuichi, etc, então não foi um final exatamente insatisfatório para nós, o que me incomoda é o Shuichi ainda não saber de tudo, porque dá margem a plot twist questionável como o do episódio anterior.

Não que isso importe para o telespectador do anime, pois Gleipnir acabou, então me prendo a ter sido um final meia-boca; não por esperar mais, não mesmo; mas porque a trama e os personagens evoluiram, só não tanto quanto poderiam ou não da melhor forma.

O Shuichi mesmo, deu uma melhorada nesse final, mas ainda é, ao menos em parte, coadjuvante em sua própria vida (é protegido por duas irmãs loucas).

A trama progrediu, mas não foi por acaso que acabei com a sensação de que poderiam ter tirado mais dela. Reconheço a necessidade dos três embates com a Elena, só não engulo chegar ao terceiro e ainda haverem segredos entre os dois.

Ao menos a declaração de amor indireta da Clair foi uma fofura e destacou bem o aprofundamento da relação dos dois, perceptível já nas ações de ambos desde o início do episódio. Um quer proteger o outro, se importa com o outro, quer ver o outro bem.

A Clair gosta muito do Shuichi, assim como a Elena, a diferença entre as duas é que a Clair quer lutar ao lado dele, não quer deixá-lo para sempre em uma posição secundária naquilo que o diz respeito, enquanto a Elena age como uma mãe, sem querer que ele corra o menor risco. Você prefere que tipo de amor? Essa eu nem preciso responder…

Foi lindo ver a heroína dizendo que o herói preencheu seu vazio ao entrar nele e, independentemente de aprofundarem ainda mais essa relação, acho que o anime fez um bom trabalho em mostrar a complexidade e sensibilidade do que eles têm.

Sendo assim, super compro o que a Clair disse e sua declaraçâo de amor deu uma certa compensada na quase que manutenção do status quo no que diz respeito as memórias do protagonista. O desfecho foi decepcionante, mas não a ponto de estragar o anime.

Foi um final aquém, mas não foi de todo ruim. O anime teve problemas, mas também não foi de todo ruim. É o tipo de anime fácil de esquecer já na temporada seguinte, mas não é o tipo de anime que não tem nada a dizer. Foi bom enquanto durou, mas também foi falho e é assim em muitas coisas na vida…

Até a próxima!

Comentários