Omniscient Reader é um webtoon escrito por Singshong, adaptado por UMI e ilustrado por Sleepy-C (é do mesmo estúdio do famoso Solo Leveling, mas o ilustrador é outro). A série sai no aplicativo do Line Webtoon com tradução em inglês e neste artigo comentarei os quatro primeiros capítulos (o prólogo e os três primeiros) lançados em conjunto.

Na história acompanhamos Dokja Kim, o fã número um de uma webnovel chamada Three Ways to Survive the Apocalipse, Três Formas de Sobreviver ao Apocalipse (em tradução livre). Ele é o único leitor da história e o único que sabe o que fazer quando o apocalipse ganha vida, igual ao descrito na novel. De que forma Dokja usará esse conhecimento para mudar o curso da história e salvar a humanidade?

Dokja, cujo nome é um trocadilho bem perspicaz, é o típico assalariado (mas aqui coreano) que não tem nada de destacável na aparência ou personalidade, mas é o protagonista da história, o único leitor de uma webnovel muito da suspeita que ele acompanha há uma década, mas no dia do final não o acessa. Isso por si só já seria estranho, mas o contato feito pelo autor e o que acontece a seguir definitivamente jogam o herói comum dentro de sua querida história.

Se o hábito de ler webnovels do protagonista na volta do trabalho, assim como sua timidez e o insucesso na vida profissional, dizem algo sobre ele é que Dokja é uma pessoa introspectiva e medrosa. Ele sofreu bullying na adolescência e obteve apoio emocional justamente na literatura, mas é claro que a história virar realidade denuncia que tudo foi premeditado, talvez como forma de permitir a alguém realmente salvar a humanidade?

Não sabemos, nem mesmo a origem das criaturas fantásticas é revelada, mas a tendência é que com o prosseguimento da narrativa mais detalhes venham à tona e enriqueçam o novo mundo que se sobrepõe ao dos humanos. Uma característica que ficou muito clara para mim é como esse cenário apocalíptico se assemelha ao de um jogo. Os monstros dão tarefas as pessoas e agem violentamente caso sejam questionados ou as ordens sejam descumpridas. Os humanos deixam de ser predadores e viram presas.

Dokja vai notando as semelhanças com a webnovel ao longo da catástrofe, mas deixa espacar a quase óbvia realidade de que ele deve assumir o papel do protagonista da história. Talvez seja o costume de se imaginar como figura secundária na própria vida, então o desconto pode e deve ser dado, mas não é como se fosse difícil de imaginar, ainda mais porque ele leu a história e no geral Omniscient Reader não é dos quadrinho mais crativos, apesar disso ser é bom.

Mas por que é bom? Porque fica fácil para o leitor ter uma ideia de como a série vai seguir, só que ainda assim há espaço para surpresas e variações, afinal, o Dokja é uma presença onisciente na história que se desenrola na frente de seus olhos. Sendo assim, ele pode interferir de maneiras que desviam a narrativa de seu curso original, como também sabe de coisas que o dão uma vantagem irrefutável. Aliás, isso pode ser um problema a depender da escrita, porque ele sempre vai se encontrar um passo a frente, exceto…

Exceto se rolarem imprevistos, como o aparecimento precoce de um personagem secundário importante da webnovel ou a interação de Dokja com a bela e simpática Sanga Yu, certamente a heroína. Como a história evolui gradativamente e lentamente, com apenas o prólogo e três capítulos não dá para ter uma ideia clara de como a trama se desenrolará. Eu acredito que se tiver romance será algo secundário, a apresentação indica ação e aventura, além de várias mudanças de cenário a depender dos perigos.

Ser uma existência onisciente em meio a esse tipo de situação com certeza é um trunfo do herói, mas também pode ser um problema perante o leitor, pois, repito, faz com que as diferenças entre a webnovel e a realidade sejam um desafio para o autor, que deve saber criar e trabalhar esses momentos a fim de criar uma narrativa instigante. Não que cada leitor desse webtoon tenha, assim como o Dokja, lido a webnovel, mas tende a ficar claro quando ele apenas estiver se aproveitando de seu conhecimento prévio e só isso.

Pelo início não dá mesmo para cravar a direção que a história vai tomar, mas se uma coisa fica clara é que há um potencial real de desenvolvimento para o herói e para a trama, até porque para ele perceber que está no lugar do herói e precisa de atitude para sobreviver não é automático. Ele demora um pouco a processar essa loucura toda e mesmo quando faz isso não toma logo as rédeas da situação, apesar de ser a pessoa mais qualificada para isso. Dokja tem um problema de confiança que precisará encarar caso…

Caso queria sobreviver, porque não basta só saber o que vai acontecer se ele não fizer o mínimo como o protagonista da webnovel fez. Aliás, o que está por trás desse apocalipse é mágico e isso deve justificar essa zoeira com o tempo. Talvez o autor da webnovel seja o Dokja de dez anos no futuro tentando alertá-lo sobre como sobreviver a hecatombe, o problema é o paradoxo temporal que isso parece causar, mas, em todo caso, é irrelevante comentar isso agora, é mais produtivo pensar no que a história já nos entregou.

Omniscient Reader tem um belo traço, caracteriza bem o herói e a heroína e sabe trabalhar a tensão do apocalipse alternando-a com momentos de reflexão necessária do protagonista, porque é a partir destes momentos que o leitor conhece o que está igual e o que está diferente em relação a webnovel e quais as ações do Dokja que farão a diferença no desenrolar da trama.

Não tem muito mais o que eu possa escrever sobre esse webtoon, indico que dê uma lida porque tem potencial e informo que o original é na verdade novel (se não me engano iniciou como webnovel também), então há mais de uma opção para consumo. O que vocé faria se o que leu se tornasse realidade? E se assumisse o papel do herói, dancaria conforme a música? Além disso, o Dokja não sabe exatamente como a história termina, então é como se essa última página pudesse e devesse ser escrita por ele.

Até a próxima!

Comentários