E finalmente “Mahouka Koukou no Rettousei” retornou. Ainda que eu esteja realmente animado com o anime eu confesso não lembrar de muita coisa da temporada anterior. Até porque não bastando todo o tempo de espera (foram seis longos anos) ainda era uma espera sem muitas esperanças.

Eu achei que seria um daqueles animes que nunca teriam continuação. Faria sentido o anime cair no esquecimento, mas isso não aconteceu. O anime conseguiu “sobreviver” a sua temporada e a prova disso é o grande número de pessoas que estão assistindo sua continuação. Sim, passou muito tempo mas aqui estamos de volta.

Mas no meu caso faz pouco tempo que vi o anime, talvez uns dois anos no máximo. E mesmo assim já é o suficiente para lembrar de quase nada. Destaco os personagens secundários que nem mesmo lembrava da existência de diversos deles. Assim como a própria história que também não lembro de quase nada.

E olha que eu gostei do anime. De fato Mahouka não é um anime memorável, isso deve ser dito. Mas também não é um anime esquecível, e a prova disso está na expectativa para essa temporada. Sim, isso pode parecer meio contraditório a princípio, mas logo mais esclarecerei esse ponto. Agora vamos ao episódio.

Ainda que os irmãos Shiba sejam os protagonistas do anime este episódio foi protagonizado pela aspirante a waifu da temporada Angelina Kudou Shields, ou apenas Lina para os íntimos. O anime foi certeiro em apresenta-la, inclusive em algumas cenas que poderiam ser falhas. Claro que as escolhas farão a história progredir rapidamente.

Mas não apenas isso, as interações da personagem também foram eficientes para expor sua personalidade e evidencia-la. O anime criou uma brecha para ligar os dois núcleos e construiu uma nova e importante personagem com grande eficácia, inclusive em cenas aparentemente inapropriadas. Ainda que tenha sacrificado a naturalidade para fazer isso.

E bom notar como o episódio expandiu a dimensão até então abordada pela história. O anime não apenas estava fechado ao Japão, como estava fechado principalmente àquela pequena escola.

Na última temporada vimos outras escolas e soubemos sobre as armas governamentais, agora a história parece nos mostrar o panorama completo.

O que significa que narrativamente essa temporada tem tudo para ser completamente diferente da anterior. Se será diferente para melhor ou para pior somente o anime dirá.

Lina melhor espiã…

Mas eu realmente acho que a obra irá se sair bem. Mahouka é um anime muito fácil de criticar, e de fazer isso utilizando-se de críticas justas e evidentes. De fato o anime tem muitos problemas, é uma obra muito frágil e pouco defensável. Mahouka é como um bonito castelo, feito de vidro e com nada dentro.

Há quem elogie sua beleza, ainda que ela não seja muito encantadora. Há quem critique o fato de ser vazio por dentro. E há um terceiro que tentará quebrá-lo e que conseguirá com facilidade. Mahouka cede rapidamente aos golpes e seus cacos se espalham pelo chão. Cada um tira algo de diferente dessas experiências. Não julgo nenhum deles, pois eu mesmo sou os três ao mesmo tempo.

Contudo, por toda essa fragilidade é um anime que acaba sendo subestimado. E não estou dizendo que a obra é muito boa, uma obra prima da animação japonesa. Não. Apenas que todos seus defeitos evidentes impedem que muitas pessoas percebam suas diversas qualidades.

Mahouka é um anime que carece de originalidade, porém não é totalmente “genérico”. O anime tem uma narrativa muito própria, trabalha bem seus personagens (anda que de maneira superficial) e parece ter sempre sua trama sob controle. Algumas de suas estupidezes não são forçadas, estão lá para algum motivo. Ainda que sim, continuem sendo defeitos.

Mas agora vamos falar de música. Já que logo no final do episódio encerramos com aquilo que é na realidade a abertura do anime, “Howling” da ASCA. Que é uma beleza muito além da musical. E o mesmo para sua música, pois além de ser uma boa canção ela combinou bastante com Mahouka. Outra coisa que combinou bastante foi a animação, porque sim o estúdio não é mais o mesmo da temporada anterior.

O anime trocou o grandioso Madhouse pelo tímido 8bit. De fato um estúdio pouco expressivo, mas que vem fazendo bons trabalhos na parte técnica. E não somente este episódio provou isso, como o filme de Mahouka foi feito pelo mesmo estúdio. E falando no filme ele foi dirigido por Risako Yoshida, pessoa que não fez muitas coisas, mas que retorna após um bom trabalho com o filme do anime que agora dirigirá. E se antes não fez um mal trabalho acho que aqui também se saíra bem.

Então se gostou da temporada anterior pode ter confiança pois o anime tem tudo para continuar sendo ainda mais “Mahouka” do que nunca. E ser igualmente divertido desde que saiba manter os pés no chão e não tentar fazer mais do que é capaz.

Mas é isso. Até mais.

Comentários