Outro ótimo episódio, é um prazer comentar esse tipo de anime, porque não falta o que escrever. Me acompanha?

A Nana matou o Shibusawa para encobrir o assassinato do Nanao e eu não lembro se escrevi isso semana passada, mas ficou claro, né? Não era claro o próximo passo que o Kyouya daria, apesar de ter sido o mais razoável. Eu esperava que ele procurasse o corpo, mas não que se aproximasse da Nana visando analisá-la.

Ao menos não tanto, porque é inegável que ao mesmo tempo em que conseguiu observá-la mais de perto, assim confirmando suas suspeitas ou não, também se expôs. É verdade que a imortalidade dele o dá muita vantagem sobre ela, mas no big picture, e tem algo nas sombras, mesmo ele pode acabar sendo eliminado.

Antes de ir a fundo nisso, o Kyouya fez a mesma dedução da Nana e escancarou a fragilidade da “habilidade” dela, isso é inegável, mas por que não aproveitou sua suspeita sobre a capacidade dela para desmascará-la? Porque ele suspeita de que tem muita coisa errada com quem os botou ali e sabe que ela é uma marionete.

Sendo assim, se ele agisse logo só provocaria o caos e dificultaria descobrir quem provocou o sumiço de sua irmã, porque a Nana não estava lá na época dela, então a ideia de um sistema que joga garotos e garotas na ilha para o abate deve fazer mais sentido para ele com o passar do tempo, o que já está claro para o público.

Aí entra uma discussão sobre os inimigos da humanidade, mas logo chego lá, não queria me separar muito da cronologia do episódio. De tal forma, demonstrar seu lado mais aprazível, mais frágil, foi uma cartada certeira do Kyouka, porque assim ficou bem mais fácil da Nana vacilar, como fez, fosse com atitudes ou caras e bocas.

Essa mudança de abordagem aprofundou mais o personagem, assim como a trama, afinal, os questionamentos sobre o mundo que os cercam ganharam força com a percepção dele das inconsistências no entorno, porque é realmente inconcebível um aluno desaparecer e a direção não fazer nada. É como se essa fosse a intenção dela.

Aliás, cada vez fica mais claro que a ideia de escola isolada em uma ilha sem contato com o mundo exterior só faz sentido se a intenção é exterminar todos. Mas por que fazer isso usando alguém sem talento? Para evitar a revolta dos estudantes ao máximo e evitar traições até um momento em que seja possível se livrar do restante.

Porque não duvido nada que a Nana consiga varrer meia sala se apoiando nessa ideia de um inimigo infiltrado, ou melhor, não duvido nada que ela conseguiria, porque não deve ter essa chance, o Kyouya me parece fodão demais para permitir. Inclusive, não duvido que ela subjugue ou se livre da própria Nana até o final da história.

Enfim, a estratégia dele parecia comportar muitos riscos, só que isso antes de ser revelado que ele é imortal. A habilidade dele o blinda de uma tentativa de assassinato direta da Nana, tornando tudo mais complicado para ela, mas também difícil para ele, pelo menos se sua intenção é salvar vidas, não só saber que fim sua irmã teve.

Afinal, agora a Nana sabe que ele é imortal e pode bolar um plano para tirá-lo da jogada, o que praticamente condenaria o resto de seus colegas, claro, se a Nana der um jeito de ir eliminando eles enquanto mantém um certo controle sobre os ânimos ou deixarem rolar sem se dar conta do perigo que correm, o menos provável.

Seria ousadia demais imaginar um cenário em que o Kyouya se alia a Nana? Por ora, sim, mas se o que é tido como verdade por ela não for mesmo isso, o que garante que seguirá dançando a mesma música? O Kyouya eventualmente deve revelar a verdade aos colegas, quando tiver alguma prova, aí quero ver o que eles farão.

Enfim, a Nana é como a heroína de seu mangá favorito, mas este é um mangá de ação em que os inimigos da humanidade existem mesmo, porque está muito na cara que esses tais monstros não existem porcaria alguma e isso é tudo uma história inventada para controlar os talentosos, jogá-los em um ambiente isolado, matá-los.

É uma manobra de humanos normais para evitar seu próprio extermínio? É o que parece, mas a estimativa que fazem não é cruel demais? Digo, não é uma ideia muito determinista essa de que os talentosos só farão mal ao mundo? Talentless Nana é uma história de superpoderes normal, exceto por como lidam com quem os detêm.

É isso que torna essa história o que ela é, diferente de algumas expressões de maldade da Nana que parecem desnecessárias, ao menos se aparecem pouco após outra. Nesses casos, acho que o público já entendeu bem como ela se sente por dentro. Faz mais sentido esse contraste quando ela para para pensar em alguma coisa.

É um detalhe menor que não chega a ser um defeito, mas nos diz que a intenção é chocar, chamar atenção do público, o que a longo prazo pode significar um sacrifício de conteúdo por forma. Ainda não é o caso, mesmo, mas sugiro que fique atento, porque o anime tem potencial para entregar ainda mais, essa é minha impressão.

Uma coisa não precisa atrapalhar a outra, assim como o Kyouya investigar a Nana não deve atrapalhar em sua busca pela verdade, é o contrário, ela é o elo que pode ligá-lo a questões mais relevantes que “Quem matou Nanao?”. Aliás, a confiança fajuta que dizia sentir na Nana não enganou ninguém, mas a intenção nem era essa.

Agir como se desconfiasse, mas também engolir inconsistências para mostrar que confiava foi confuso, mas era para colocar a Nana em xeque. Se ela fosse com muita sede ao pote para matá-lo iria é se expor, mas se ficasse na dela também estaria se arriscando. A abordagem do Kyouya subiu muito o nível de dificuldade para a Nana.

Pra ele a situação também ficou mais complexa (não teria como ser de outra forma), mas, no final do episódio, ficou claro como quem estava com a vantagem era o Kyouya, muito por sua habilidade, mas também devido a situação. A armadilha se virou contra a Nana, que descobriu o poder do inimigo, mas alimentou suas suspeitas.

Fosse outra habilidade o Kyouya estaria em desvantagem naquele momento, como era a imortalidade ele tirou de letra. Mas até quando será assim? Não acho que isso vai impedir a Nana de seguir com seu plano, para isso ele vai precisar mais que apenas intimidá-la, tanto é que aceita o desafio e dobra a aposta. Estará preparada?

Porque se esse episódio tivesse um placar um 3 a 1 para o Kyouya seria barato de tanto que a Nana foi confrontada e teve que contar com o contexto para não ser pelo menos acusada de alguma coisa. Vamos ver como a trama vai se desenrolar, antes eu achava que nesse anime nada era muito o que parecia, agora eu tenho total certeza.

Até a próxima!

Comentários