Não foi por acaso que usei esse título. Pois não somente ele se encaixa perfeitamente para se referir ao conflito vivenciado pelo Tanaka no terceiro episódio, como também é perfeito para exprimir a relação e diferença desses dois episódios. Porque olha, tem muita diferença entre um e outro.

Acho que é melhor já iniciar falando daquele que, infelizmente, é o ponto mais chamativo desse segundo episódio. A qualidade da animação, ou melhor dizendo, a falta de qualidade. Nem falo das cenas de pobreza estética ou de simplicidade beirando o amadorismo, mas do episódio como um todo. Não há nada de positivo por parte da animação para ser destacado aqui.

É realmente muito triste o quanto esse episódio é problemático. Ele ainda conseguiu estragar muitos do que seriam pontos positivos, os virando de cabeça para baixo e os transfigurando em cenas ruins ou esquecíveis. E aqui nem é mais um problema de animação apenas. Mas sim de adaptação, falha essa presente em diversas cenas e no conjunto como um todo.

Como a representação dos ataques rápidos dos irmãos Miya. O que deveria ser algo incrível parece ser só mais um movimento qualquer. E mais triste do que isso foi o Tsukishima defendendo esse ataque rápido. Ele, que tanto observava aquele movimento teve a chance de defende-lo. Era para ser uma grande cena. Não foi.

Isso porque o ataque dos adversários parecia uma jogada normal, sem nada de muito chamativo. E a cena da defesa foi desinteressante, e novamente, a animação não ajudou. Também faltou foco no texto e no contexto da cena. Ou seja, uma coleção de problemas.

E para acabar ainda tivemos a cena do Yamaguchi que também foi completamente banal. As partes cortadas acabaram com a emoção da cena. E novamente com o seu contexto. Na realidade esse episódio adaptou muita coisa e ainda assim foi estranhamente monótono. E a direção fraca coroou o fracasso da adaptação.

E falando um pouco sobre isso. Uma adaptação não consiste na simples transposição de uma mídia para outra. Há diversas diferenças para serem ajustadas. O anime tem determinada quantidade de episódios para adaptar ao longo da temporada, episódios esses que devem ter uma coerência em si mesmos além de sua coerência com o todo. Isso tudo e ainda manter a qualidade.

O terceiro episódio por exemplo focou totalmente no Tanaka e isso só foi possível devido ao fato de toda as partes da partida anterior ao episódio já terem sido adaptadas anteriormente. E não estou usando isso como defesa do anime, apenas estou detalhando a sua falha. O anime não soube fazer uma boa adaptação, simples assim.

Agora falando sobre o terceiro episódio, acho que podemos dividi-lo em três pontos. O passado, o presente e a conclusão onde ambos se conectam. Importante perceber como o anime consegue misturar as duas linhas temporais as tornando uma só narrativa harmônica. Que por fim deu à luz uma bela conclusão.

No passado logo de cara a cena com a Shimizu é muito emblemática. Ele vê uma garota tão esbelta e primorosa que mais parece um vislumbre em meio a um sonho do que uma jovem de carne e osso. E então ele pensa consigo “eu quero que essa garota seja minha”. E ele vai lá e diz isso para ela, sem nem pensar duas vezes. Simples assim. Então sim, é obvio que o Tanaka é uma pessoa muito sincera. E ele não diria abertamente o oposto daquilo que pensa ou acha, não sem um bom motivo.

Da mesma forma que ele se irritou ao ver o desrespeito com a Karasuno. Ele queria ir lá e extravasar aquilo que sentia. Mas aí novamente uma outra grande cena, não apenas para ele mas agora uma das cenas que mais conversam com todo o anime. O Daichi, e sendo mais preciso, todos os terceiranistas demonstram ter algo muito claro em mente. “Você só precisa vencer”, essa é a ideia. É bastante simples mas não é nada fácil.

Toda essa maturidade influenciou o Tanaka, o que nos faz olhar novamente para o presente com outros olhos. Nos pensamentos nós conseguimos sentir todo o pessimismo do Tanaka, assim como em suas expressões. Mas ao mesmo tempo o que vemos em quadra é ele mais disposto do que nunca. Uma prova do quanto ele amadureceu.

Sim, ele se sente frustrado, mas tudo que ele precisa fazer é vencer não é mesmo? Simples, mas nada fácil. Seu mal desempenho na partida o transformou no principal alvo. De quebra o anime destaca um defensor do time adversário. Um oponente muito grande para o Tanaka, que mais do que ninguém tem consciência de suas próprias limitações.

Erros, erros e ainda mais erros. A cada falha nós sentimos na pele a frustração assim como a plateia. É como se ele estivesse cercado por areia movediça, e após cada um de seus movimentos desesperados ele se afundasse mais e mais. Sem dúvidas não é fácil. Mas é simples, ele só precisa mostrar do que é capaz. E ele consegue. É uma cena muito linda e extremamente bem construída. Além de realmente motivadora.

E além disso a cena estava muito bem animada, assim como o episódio inteiro na verdade. Elogiados também devem ser a direção e o roteiro. Nem parece que os dois episódios foram adaptados pelo mesmo estúdio e dirigidos pela mesma pessoa. E sim, eu não irei entrar nesse problema. Fato é que esse anime está sob a responsabilidade dessa equipe, mesmo quando não são eles que erram ou acertam o que é feito ainda é sua responsabilidade. Ponto.

Ocorre que o episódio passado estava péssimo e esse último estava excelente. Espero que o anime mantenha a qualidade desse último, ou pelo menos que se distancie do anterior. Mas enfim, até mais.

Comentários