Esse episódio foi sensacional em praticamente todos os aspectos, facilmente um merecedor das cinco estrelas. A Nana se mostra cada vez mais sagaz a fim de sobreviver enquanto mata os colegas, praticamente o propósito de sua existência. É hora de Talentless Nana no Anime21!

O Tsunekichi tem uma personalidade horrível, para dizer o mínimo, porque ao mesmo tempo em que não se mostrou um completo idiota, também não foi dos mais espertos, além de, é claro, ter tentado estuprar a Nana após chantageá-la. A morte dele não me incomodou em nada, ele sequer tinha um objetivo razoável, claro, além de sobreviver.

Só que ele não contava com a astúcia da Nana, que talvez tenha se feito de sonsa até o último instante para fazê-lo baixar um pouco mais a guarda e ao mesmo tempo em que ela dormir no mesmo quarto que ele foi uma medida de prevenção, também se tornou uma desvantagem para ele, afinal, a Nana viu as fotos em primeira mão, além de ter saído no meio da noite.

Se ela não tivesse tido tempo para preparar o cenário ideal para si dificilmente teria conseguido matá-lo. Todas essas faltas de atenção do Tsunekichi se devem as características de seu poder, mas claro que não foi só isso, a foto que a Nana preparou para enganá-lo foi fator decisivo para a morte dele e o mais legal foi uma justificativa para ela existir ter sido dada mesmo com ela desconhecendo as particularidades do poder dele.

Tudo isso foi muito bem escrito. Inclusive, há algo que em outro cenário talvez chamasse de falha de roteiro, mas, pensando bem, trabalha é a favor da trama. Todos os envolvidos, tanto o Tsunekichi, como o Kyouya e a Nana, cometeram erros. Alguns menores, alguns maiores, mas todos decisivos para o fracasso em seus respectivos planos.

O Tsunekichi baixou a guarda demais, se deixando cair na armadilha da Nana sem qualquer possibilidade de saída dela. O Kyouya não investigou o quarto como deveria (ainda que a justificativa para isso também tenha sido boa), ficando incapacitado de meter a mão nas provas devido a narrativa da vilã. Já a própria Nana não vasculhou o corpo, além de ter sofrido com questionamentos em vários pontos.

No fim, é compreensível que adolescentes cometam erros sob tensão, além de também terem que lidar com o intelecto e o instinto uns dos outros, então acaba que essas falhas humanizam esses personagens, por mais que a Nana tenha sido realmente incrível em seu plano e tenha mostrado uma absurda capacidade de adaptação as adversidades, e o Kyouya tenha raciocinado tudo direitinho, faltando apenas as provas.

Quanto a conveniência das fotos, repito o que já disse em outro artigo, é justamente por isso que os poderes especiais são importantes, para dar essas saídas fáceis ao roteiro, as quais são cobertas tanto pelas limitações das habilidades, quanto o que de sobrenatural conseguem prover. Nem vou falar da Michiru ter encontrado a foto certa e ter saído em disparada. Isso cai na conta da “sorte”, até vilões precisam de sorte, né?

Em todo caso, o plano da Nana foi sensacional, mas, claro, as circunstâncias a ajudaram muito. Contudo, é aí que o roteiro se sobressai, porque as circunstâncias não só a favoreceram, como também a prejudicaram, afinal, enquanto a desculpa dela para não mostrar as fotos ao Kyouya a salvou de um cenário desastroso, a foto mais comprometedora a envolvendo a jogou de cabeça em uma situação para lá de ameaçadora.

Menos mal que foi a Michiru a encontrar a foto, não duvido nada que ela aceite alguma desculpa da Nana para ao menos adiar uma conversa sobre o assunto e dar tampo de preparação a vilã. Contudo, esse tempo não vai durar para sempre, se ela pedir ele mesmo, e uma hora o Kyouya deve se envolver. A fim de evitar isso ela vai precisar pensar em alguma coisa, o que significa que a Michiru está condenada? Provavelmente.

Além do cliffahnger insano que fechou esse excelente episódio com chave de ouro, não poderia deixar de elogiar os “embates” entre a vilã e o “herói”. Mesmo com as mãos amarradas pelas mentiras da Nana, ainda assim o Kyouya conseguiu pressioná-la ao ponto de se aproximar da verdade e deixá-la sob alerta. A Nana se saiu bem no final, mas até quando isso vai durar? Se o Kyouya jogar sujo ele pode encurralá-la…

Mas ele ainda está sendo bonzinho demais. Por outro lado, entendo que aja assim, pois mesmo que consiga alguma prova contra a Nana, nada garante que as coisas correrão como ele quer, que ele realmente a terá nas mãos. Ele ainda precisa entender melhor o que está acontecendo a sua volta, além de descartar possibilidades; mesmo uma quase sem nenhuma credibilidade, a de ser culpa dos inimigos da humanidade.

Aliás, o Tsunekichi mesmo reforça a teoria de que eles sequer existem quando fala que nunca fotografou um deles. Eu imagino que as fotos o envolvam de alguma forma, o que justificaria ele ter conseguido o suficiente para chantagear a Nana, mas se os inimigos da humanidade nunca se envolveram com ele, então não invalida a teoria de que realmente existam.

O ponto é, eles não estão agindo na escola e qualquer desenrolar em que apareçam fazendo isso pode ser forçado a depender da forma como foi feito. Eu não duvido que existam e isso seja revelado eventualmente, a única coisa que não concebo é serem o que é dito sobre eles, monstros que querem acabar com a humanidade. A Nana mesma não trata os talentosos como monstros? Será que os inimigos da humanidade não são eles?

Isso também justificaria uma contagem tão alta de mortes mesmo para talentosos com habilidades que não parecem ter potencial para matar tanto. Deixando isso de lado por ora, o episódio foi sensacional, cheio de reviravoltas, sacadas muito boas e consistência narrativa; mas claro, se aproveitando das conveniências de roteiro plantadas na trama propositalmente, para facilitar o serviço.

O cliffhanger foi delicioso e elevou ainda mais o nível de exigência intelectual da Nana. E não só intelectual, visto que ela vai precisar ter muita presença de espírito se quiser se livrar da Michiru sem alarmar ainda mais o Kyouya. o que acredito ser impossível. As mortes em torno dela se acumulam, não tem como ela tirar o Kyouya do seu encalço, no máximo adiar um confronto direito até o final do anime.

Até lá devemos ver mais reviravoltas como as desse episódio, assim como cliffhangers dos bons iguais os dos dois últimos. Acaba sendo difícil não curtir a Nana mesmo que seja uma serial killer, como também não dá para não curtir o Kyouya e sua capacidade de digladiar em pé de igualdade com a vilã. Vamos ver como esses jovens geniais lidarão com as consequências dessas fotos mortais que predizem o futuro.

Aliás, sobre o poder do Tsunekichi, ele não ter morrido como na primeira foto que mostra a Nana não significa que a habilidade dele não preveja um futuro irremediável, só que elas são apenas o flash de um momento, uma cena estática, a qual pode ser comprometedora (tipo a da Nana empurrando o Nanao do penhasco), como também pode apenas indicar um cenário com desfecho ainda em aberto.

No final das contas, não ficamos sabendo se a habilidade dele prevê um futuro imutável ou não, mas, diferente da teoria que explanei no episódio anterior, pode ser o caso sim, Tsunekichi apenas dava spoilers do que iria acontecer e foi incapaz de mudar qualquer que fosse o desfecho das situações. Ele morreu, a Nana saiu viva e agora ela precisa quebrar a cabeça para não ser desmascarada e seguir matando os colegas de internato.

Até a próxima!

Comentários