Uma das coisas que mais gosto dessa partida da Nekoma é como ela consegue rapidamente e com grande eficiência apresentar uma equipe muito peculiar que é a Sarukawa. Equipe que com um bom plano em mente, tenha ele ou não certa complexidade, se limita a jogar com grande simplicidade. Até lembra um certo time que ainda continua vivo na competição. Será que a lendária batalha do lixão vai acontecer? Só falta a Karasuno responder.

Eu gosto desse treinador da Sarukawa, ele tem uma visão estratégica porém bastante corajosa e intensa. Seu time joga com a mente mas também com garra. E justamente esse equilíbrio entre estratégia e a dedicação, de certa forma, é o responsável pelo crescimento do Kenma como jogador. E não apenas jogador, mas também como pessoa eu diria. Pelo menos “Haikyuu!!” nunca tentou diferenciar uma coisa da outra.

Além do Kenma o time inteiro da Nekoma se revela nesse jogo em seu lema “conecte”. Os lemas são e serão muito importantes para termos uma compreensão da forma dos times se comportarem e – acreditem – até dos jogadores entenderem a própria vida. Os lemas logo de cara criam certa identidade, com um grande valor coletivo de fato, mas também com valor individual. Seja concordando, discordando ou refletindo, essas ideias influenciam vários personagens de diversas formas. É bom ficar de olho nesses lemas.

Mas falando sobre o jogo agora, eu realmente gostei dele. Devo confessar que não é um estilo de jogo que me agrade. Foi um jogo bastante cabeça, unido com aquele velho estilo Nekoma de não chamar atenção, ficar na defensiva e desgastar seu oponente pouco a pouco. Só que nesse caso eles é que estavam se desgastando mais. Esse estilo de jogo até é interessante pelo fato de ser totalmente oposto ao estilo ofensivo da Karasuno. Mas não é um estilo de jogo que eu goste.

A parte das estratégias eu até acho interessante, mas não é como se apenas a Nekoma as usasse. Além disso esse nunca foi o forte do anime, suas táticas são sempre bastante simples e no entanto muito funcionais. Não há como reclamar delas, mas nada para se exaltar também.

A parte estratégica e expositiva foi muito importante para o episódio, mas seu valor é secundário.  Até porque a grande glória das partidas de “Haikyuu!!” são os desenvolvimentos psicológicos. E esse episódio não foi exceção. Foi um excelente desenvolvimento que também culminou numa cena simples (ao melhor estilo Nekoma) e marcante.

E no final o Kenma meio que aprendeu o que é ter garra, meio que não, meio que ele já tinha, meio que isso e meio que aquilo. Na verdade quem faz a confusão não é o autor, mas o próprio Kenma em sua cabeça. E acredito que essa seja justamente a ideia, o próprio personagem descobrir a si mesmo dentro de quadra. Se confundir, se contradizer, saber e não saber, isso tudo faz parte do esporte, isso tudo faz parte da vida.

De resto não há nada para dizer que não venha logo à mente; a animação estava boa; teve vários bons momentos de comédia; foi muito importante para o torneio; é interessantíssimo ver a partida de outra equipe tendo tanta atenção. Enfim, é elogiável de várias perspectivas diferentes.

Foram bons episódios, mas agora é hora de voltar para a partida da Karasuno. E até lá, até mais.

Comentários