O sonho da Emma sempre foi ser uma idol escolar, apesar de morar na Suíça e falar italiano, tanto é que partiu para fazer o colegial no Japão, deixando para trás sua família e as ovelhas para a qual cantava, além de ter aprendido japonês, o mais importante para realizar esse sonho, e feito amizade com uma cabeça dura. Let’s go to Idol Drama!

A amizade dela com a Karin começou no primeiro encontro das duas, assim que ela chegou a escola, lembrando que elas são terceiranistas, então faz tempo que são amigas, o que se não atenua algum ponto questionável do plot desse episódio, dá certa noção de profundidade ao que as envolve.

Deixando de lado a introdução que mais serviu para mostrar como as garotas fizeram amizade e como a Karin sorria, o que vem a seguir no clube foi a ideia dos PVs. A gente descobriu que a Rina é quem estava fazendo toda a edição das apresentações antes mesmo de entrar no clube e que agora era a vez da Emma brilhar. Espero que o visto dela não expire…

Mas o que pegou mesmo foi a amizade da idol e da modelo, só que antes de falar disso, não tinha como eu não ter notado a Kasumeme falando um meme, o que não entendi se era mesmo a melhor tradução ou foi só uma adaptação zoeira. Acredito no segundo caso, além de ser a Kasumi que estamos falando, o meme ambulante da temporada.

Por outro lado, a fã mais sortuda da franquia é a wota/produtora Yuu, que é constantemente elogiada por ter começado ontem nesse universo, mas já manjar de diversos assuntos relacionados as idols, além de motivar as garotas. A existência da Yuu certamente foi um acerto dessa geração, não canso de repetir isso, até pelo tanto de meme que ela gerou.

Agora falando de coisa importante, em Nijigasaki vemos os pros e contras do arrastamento de um plot. Se por um lado demorar a estabelecer o clube oficialmente explora demais o drama, por outro resolver logo o problema faz com que esse drama tenha que vir das personagens e isso foi algo que vimos nesse episódio, mas foi bom o suficiente? Mais ou menos.

Enfim. foi realmente fofo ver a Emma fazendo cosplay e tudo mais, só que a verdadeira utilidade narrativa daquilo era acentuar esse distanciamento entre as amigas por conta do clube. Aliás, por conta da aversão que a Karin vinha demonstrando a ideia de se envolver mais com o mundo idol, coisa que deixava ambas desconfortáveis.

A resposta dura da Karin aos convites da amiga deixavam a entender que havia algo de errado, isso era óbvio, mas o quão coerente é ser justamente ela querer ser uma idol? Ela dizer que não é uma coisa que combina com ela, que não sabe se é capaz de fazer, até faz sentido, mas não é meio bobo ela fazer tanto doce quando quer é ser uma delas?

Por outro lado, se pensarmos que manter a imagem inabalável de modelo sexy dela era se manter em sua zona de conforto, mas virar uma idol e adentrar um território desconhecido não, aí acho que dá para comprar a ideia. Ainda me parece bobo, provavelmente mais pela maneira que a Emma descobre, mas dá para entender os temores da Karin.

A Emma matou gravação para ir em um encontro e se confessou para a amiga. Falando assim Love Live! parece um shoujo ai e não é, mas a gente sabe que a intenção é justamente se aproveitar dessa ambiguidade para divertir o público, e afastar ao máximo a figura masculina das garotas, então junto da bela trilha sonora devo admitir que gostei do trecho. Porém…

Admito que ele não foi nada de impressionante, diria até que a intenção não era essa e sim encher linguiça até a hora da apresentação, já no finalzinho do episódio. Ainda assim, é inegável que para a proposta segue divertindo, enquanto anime de idols. Entretanto, confesso não sentir a mesma conexão entre as personagens que o drama espichado costuma provocar.

O clube e a escola não correrem perigo torna o ambiente todo muito confortável para as garotas e isso tira parte da graça. Sendo assim, as interações entre as personagens deveriam ser mais exigidas, mas não acho que estejam sendo. Todos os dramas são muito simples e rapidamente resolvidos, tenho sentido uma lacuna disso que não senti no Sunshine!! mesmo.

Talvez não seja um problema de roteiro, mas de direcionamento mesmo, talvez uma mão mais pesada na comédia e, repito, adversidades maiores, que causassem conflitos mais intensos e aproximassem mais as garotas depois, tornassem o anime de um outro nível de envolvimento emocional para mim. Não estou achando péssimo nem nada, mas aquém certamente.

Aquém das minhas expectativas, claro. Todavia, não posso negar que as boas ideias que venho elogiando desde o artigo de primeiras impressões tornam a mecânica menos previsível e até mais interessante, além de ter música nova todo episódio. Não dá para negar que isso é legal, apesar de que a falta de músicas em grupo não é. Será que não daria para conciliar?

Por fim, ao menos o episódio passa uma mensagem bacana que, ainda que não valha para tudo, vale para o desejo de ser uma idol escolar (claro, se você for uma colegial japonesa), mas não vale se você quiser ser engenheiro(a), já que para isso tem que se formar. Sobre a próxima “vítima”, será a Rina, ela se entregou. Devo esperar mais do próximo episódio? Não.

Até a próxima!

Comentários