Sabia que a seiyuu da Kanata Konoe é a Akari Kitou e 37567365834 entre 10 fãs da franquia agradecem por ter tanto talento na era Nijigasaki? É sério, adoro a Akari, acho que ela tem uma voz linda e é muito talentosa interpretando diferentes personagens, tanto é que ela adapta bem a voz a personalidade ou ao momento da personagem, e foi isso que ela fez com a Kanata, que seguiu suave, mas bem menos Bela Adormecida do que antes. É hora de Idol Butterfly no Anime21!

A Kanata só não parece sofrer de narcolepsia quando está com a Haruka ou foi só impressão minha? De toda forma, sabe do que eu mais gostei na história da personagem? Do perfil onee-san dela, que denotava muito mais responsabilidades do que eu esperava de uma personagem tão associada ao sono. Ela não dormia demais por ser folgada ou preguiçosa, era o contrário, ela dormia demais por fazer muitas coisas. E ela é alguém que faz tudo com um sorriso fofo no rosto.

Tem como não sentir mais simpatia pela Kanata? Depois desse episódio é impossível, ainda mais pela música solo dela, certamente minha favorita até agora. Antes de falar de coisas mais importantes, quanto a relação das irmãs ainda tenho comentários a fazer, mas confesso que não gostei da mãe ausente. Acaba caindo no lugar comum quando se trata o tema da sobrecarga em uma personagem. Será que a mãe das duas é uma idol escolar também? Ou uma idol universitária? De escritório, talvez?

Enfim, a Kasumeme querendo competir com a Haruka foi meio patético, mas ela é assim mesmo, então a gente ignora e considera alivio cômico em um anime que nem costuma precisar, mas nesse episódio talvez tenha precisado um pouquinho mesmo. É mais importante pontuar a impressão de incômodo que a Haruka passou logo ao ver e saber o quão duro a irmã estava dando. O problema que estava para explodir foi pincelado, ainda que eu tenha ressalvas a fazer…

Por que tudo se resolve parando de ser idol escolar? É sério, o drama das duas se construiu de uma forma meio rasa. A decisão da Haruka foi bem egoísta a princípio e eu até entendo a preocupação dela com a irmã, mas acho que a escolha narrativa caiu muito em um lugar comum. Tanto é que bastou a apresentação para mudar a mentalidade da Haruka, sequer precisou de uma conversa séria prévia entre as duas de tão imatura e instável que era a decisão da garota, bobinha até.

Por outro lado, dado a ótima relação que tinham, também não foi estranho que a briga não fosse exatamente o problema entre as duas, mas um problema entre visões de mundo. A Haruka não queria ser idol sobrecarregando a irmã e ela não queria deixar de fazer coisas pela caçula que tanto amava. Era algo tão maleável que no final as duas acabaram compartilhando as tarefas e isso tirou um pouco do peso das costas da Kanata, assim como conferiu mas responsabilidades a caçula.

A Haruka queria o melhor para a irmã, mas não era igual para a Kanata? No fim, acabou que o anime optou pela via mais fácil, os conselhos das amigas abriram os olhos da Kanata sobre como a irmã se sentia e isso a fez ver o que ela poderia fazer para convencê-la de que desistir de ser uma idol não era a melhor saída, o que foi feito. Pontuo que a conversa das garotas foi bem legal, assim como a resposta encontrada foi a melhor para mexer com a Haruka e assim fazê-la abraçar a realidade.

Porque a Haruka percebeu que a irmã queria muito ser idol, mas a Kanata também queria que ela fosse e não acho que teria como a Haruka não ser intransigente em sua decisão. Isso, é claro, foi muito facilitado por mais uma belíssima música com uma letra que encaixou bem com as circunstâncias, mas, principalmente, arrasou em estilo, sonoridade e coreografia; além, obviamente, da ótima direção que costumam ter esses PVs. E falando só do ponto de vista da Haruka foi ótimo também.

A apresentação da Kanata me passou a ideia de que ela é forte, mesmo parecendo frágil por sofrer com o estereótipo de sonolenta. Aliás, não só ela, mas como todo o contexto que a cercava, o qual justificava toda a preocupação e o apreço da irmã. Não tem como não tentar pôr a frente uma irmã que faz um pouco do papel de mãe com um sorriso tão lindo no rosto e tanto carinho para dar. Mesmo assim, a Haruka foi imatura, só que entendo isso como coisa do gênero.

Não estou aliviando aqui, acho bobo e medíocre, mas é que, em todo caso, o mais importante era o desfecho e a forma de se chegar até ele, um desfecho satisfatório para ambas, como foi. O anime se saiu bem nesse sentido, até por justamente não ter dado mais crédito ao problema do que ele merecia, porque era algo que estava na cara que poderia ser resolvido exatamente como foi. Fica o belo aproveitamento da Kanata e a expectativa pelo episódio da Shizuku.

Por fim, achei esse episodio acima da média do anime mais pela personalidade da Kanata e sua música, Butterfly, do que pelo drama das irmãs, apesar de também não ter desgostada da Kanata, é só que mais vale uma onee-san na tela do que duas imoutos secundárias e, agora falando sério, em animes como Love Live! o mais importante é o público gostar das personagens. Acho que os episódios têm feito bem esse papel, principalmente os da Ai, da Rina e agora da fofa e responsável Kanata, muito mais bela que adormecida.

Até a próxima!

Comentários