A Jun era solitária (e na verdade ainda é um pouco) devido a sua timidez e também a obsessão que tem pela escalada, mas se ser solitária a incomoda é certo que tenta aplicar sua régua para todas as pessoas não a ajudaria a mudar. Se por um lado é admirável esse amor que sente, por outro ela é a mais imatura de todas. Se duvidar essa intransigência, essa rigidez, essa imaturidade, só contribuiu para o seu fracasso. É hora de Iwakakeru no Anime21!

A queda da Konomi era previsível e não digo que já estava anunciada desde o episódio anterior, mas com certeza foi nesse. Seria forçado demais ela terminar as semis com perfeição, não só por ser uma novata, mas também pelo desgaste físico e psicológico que qualquer escaladora sentiria. Menos mal que ela fracassou no último instante para parecer minimamente crível e que tal desfecho foi indicado, ainda que sem a profundidade, sem a explicação ideal.

Porque o foco foi passado a Jun e ela, diferente da Konomi, que foi o verdadeiro fracasso ao qual o título se referia. E nem acho que ela seja bem um fracasso completo como se sentiu ao final desse episodio, mas explico o que penso melhor depois. Antes acho bom pontuar o impacto quase inversamente proporcional que ambas as novatas provocaram naquele nível de competição. Enquanto a Konomi se tornou um paredão insuperável a Jun passou vergonha.

Tanto é que ao se comparar a Konomi a Jun já estava derrotada, pois pela queda rápida ficou claro que ela sequer se igualaria a amiga. O resultado dela significou que tem se preparado errado ou a falta talento em comparação a companheira de clube? Não sei, mas é fato que não foi capaz de competir no mesmo nível mesmo levantando a bandeira da escalada ser a sua vida. Isso menospreza o amor e a dedicação que tem com o esporte ou não abalará em nada sua convicção?

Enfim, em meio a isso foi bem legal ver o esforço da Ooba em prol da vitória do time, deixando sua rivalidade com a Konomi de lado e praticamente admitindo a derrota, ainda que apenas momentaneamente. A Konomi se superou e surpreendeu, elevando seu próprio nível e se colocando a frente de qualquer outra novata, tanto é que se tornou um obstáculo psicológico para outras atletas e até mesmo atiçou as senpais, afinal, da Konomi para baixo será vergonha.

Por outro lado, a derrocada psicológica da Jun foi se acentuando de acordo com as quedas que ela foi sofrendo. Em uma situação dessas seu desgaste físico se misturou ao psicológico e não sei se entendi bem, mas o flashback com a colega que faltou apedrejar por se interessar pelo “seu” esporte serviu ao propósito de mostrar onde foi que ela errou? Se sim, foi a maneira severa como ela encara a escalada a culpada pelo seu fracasso retumbante no mata-mata?

Na história com a amiga dela sua intransigência afastou a garota, que me pareceu realmente interessada na escalada, mas necessitava de um incentivo e não de uma cobrança naquele momento absurda. O problema da Jun, que ficou claro no primeiro episódio, é que é idiota a ideia dela de querer que todo mundo encare aquilo que ela gosta com o mesmo comprometimento que ela tem sem a pessoa sequer saber exatamente do que se trata. É algo muito imbecil.

Mesmo assim, mesmo sendo imatura, não acho que a Jun seja um fracasso de escaladora; só precisa ajustar sua mentalidade, talvez rever seus conceitos (provavelmente rever seus conceitos) e não se deixar abalar devido ao amor que sente. Foi pelo peso que a escalada tem na sua vida que ela se perdeu de vez, pois ao mesmo tempo em que seu amor a motiva, também a pressiona. Aliás, ter que se sair tão bem quanto ou até melhor que a Konomi deve ter sido o que a destruiu.

A prévia do próximo episódio indica mais desgraça a vista, agora a vítima será a Saya? Não sei, a única certeza que tenho é de que Iwakakeru segue um bom anime esportivo, mas ao mesmo tempo em que o sucesso da Konomi me pareceu exagerado, o fracasso da Jun também me foi estranho. Como isso vai ser trabalhado na narrativa e, principalmente, no que esse abismo impactará na relação das duas e assim no grupo, é o que de mais interessante devemos ver a seguir.

Até a próxima!

Comentários