Felizmente, a volta da Jun se deu de forma prática e, na real, já era esperada, afinal, não era ela a especialista em escalada de velocidade capaz de treinar a protagonista? Não nos enganemos, tudo gira em torno da Konomi, de fazê-la ter condições de realizar o objetivo, vencer o grande campeonato que se aproxima.

Aliás, se der tempo de chegar nele, porque faltam dois episódios e o cliffhanger da velocista loira não me parece ajudar em nada na questão logística, pelo contrario, apesar da protagonista ainda precisar melhorar mesmo. É hora de Iwakakeru no Anime21!

O treinamento de velocidade da Konomi foi bem legal, didático sem ser chato, interessante pela exposição das diversas melhorias que ele deveria alcançar em seu treinamento direcionado. Não tenho nada a reclamar da ideia da Jun ajudar a Konomi, só alertar para a “função” dela.

Isso não significa que a personagem será ignorada, que não terá realização alguma, mas que com certeza não é ela quem deve ter a maior glória. Porém, reclamo da ideia do acampamento de treino das novatas talentosas. Na verdade, a acho boa, mas a extensão dela preocupa para o fim do anime.

Mas chego nisso mais a frente, antes é legal pontuar a empolgação da Konomi com a rivalidade que se construiu em torno dela e que, mesmo com isso, a garota também demonstrou fraquezas. Mais a frente ela chora, fica um pouco perdida e não sabe o que fazer até ser aconselhada.

É um tipo de construção convencional, eu sei, mas que me agradou, porque a Konomi ainda não havia demonstrado tamanha fragilidade. Mas isso ocorrer agora, faltando pouquíssimo tempo para o final do anime, preocupa. Será que vai dar tempo de resolver tudo em apenas dois episódios?

Enfim, na segunda metade a Konomi tenta usar seu talento para a análise a fim de copiar as técnicas das outras escaladoras e incorporá-las para ser mais rápida.

Essa não é uma má ideia, mas desde que o velho tarado deu esse conselho fiquei ressabiado, pois ela é quase autodidata, era difícil imaginar a heroína apenas se aproveitando dos acertos de outras.

A ideia de tentar fazer isso e fracassar até foi boa, mas, repito, o tempo que ela tomou complica muito as cosias para termos um bom clímax. Aliás, sei que depende de técnica, mas por que ela é uma tartaruga?

O que acontece no final denota que não há uma explicação além, o que deve acontecer é a Konomi copiar a forma de escalar da loirinha e só aí conseguir melhorar seu tempo, o que considero uma saída pobre. Menos mal se ela apenas se inspirar e adaptar o que a nova personagem fez a como ela já escala.

Acabei bagunçando um pouco as coisas, mas antes de voltar ao final devo pontuar que pelo menos da parte dramática do episódio eu gostei. Tenha sido com a rival no banho ou a Jun no quarto, a Konomi demonstrou fragilidade e foi aconselhada não por pessoas com mais sabedoria que ela, mas por quem a respeitava como rival e poderia falar com propriedade sobre o que ela estava passando.

Se duvidar, todo o arco de personagem da Jun foi pensado para ser essa almofada para a Konomi. Não duvido, mas o importante é que, apesar do repeteco na dinâmica entre rivais (o que aconteceu entre as heroínas e suas rivais foi conceitualmente igual), foi bom ver o aconselhamento e a sinceridade das pessoas em torno da protagonista.

Principalmente a Jun, uma personagem mais importante que as outras duas. Entretanto, infelizmente preciso voltar a bater nessa tecla, havia mesmo tempo para gastar com essa tentativa e erro com drama?

Agora trago uma informação que preocupa, o mangá original tem apenas 4 volumes e foi adaptado até o episódio 8, do 9 em diante estão adaptando o segundo mangá que tem 4 volumes, mas não sei se ainda está em andamento ou foi finalizado. Parece que ainda faltam três volumes a serem adaptados e menos episódios que isso. Devemos nos preocupar? De duas uma, ou o final será original ou adaptará menos.

Talvez esse arco acabe no volume 2 do segundo mangá, é possível, mas, ainda assim, não parece que estão correndo contra o tempo sem ter muita consciência disso? Ou pior, tem consciência, mas não vão dar um fechamento decente ao anime. Com sorte finalizando em um OVA ou algo assim.

Como o planejamento deve ter sido feito antes mesmo da primeira cena animada imagino que ou a direção dá um show e faz algo para tudo acabar satisfatoriamente ou teremos um final decepcionante. Uma nova rival surgir do nada me faz temer muito pelo segundo caso.

Para a Konomi resolver seu problema com a velocidade metade de um episódio deve rodar, se duvidar um todo, e, por mais que velocidade seja a qualidade que ela precisa para vencer a Cool Kurusu, dar tanto tempo para isso inevitavelmente vai tirar tempo do torneio.

O que rolou até o episódio 8 não foi bem legal apesar do final rushado? Vai ser uma pena se não tivermos um desenvolvimento parecido, se não houver tempo para gerar qualquer tensão acerca do desempenho das personagens, além do aproveitamento das inúmeras rivalidades cruzadas.

Por fim, gostei desse episódio esquecendo que ele é o antepenúltimo, lembrando, me preocupa a administração do tempo da produção, o que pode ceifar do clímax em prol do desenvolvimento, quando o ideal é haver um equilíbrio entre os dois.

Mesmo um final rushado e/ou ruim não jogaria fora os méritos do anime, mas com certeza seria o maior demérito dele. Inclusive, se o desenvolvimento das dificuldades da Konomi (simbolizado na sua busca por maior velocidade) fosse mais dinâmico, seria mais aceitável um desfecho de menor qualidade, não é mesmo?

Até a próxima!

Comentários