Achei que já podia mudar o nome do anime, é o terceiro episódio seguido focado no Sherlock Holmes. Pelo menos foi o que pensei, mas as coisas mudaram até o final. O maior criminoso e o maior detetive se encontram cara a cara. E acredite, eles tem tudo para serem grandes amigos.

O Holmes estava amaldiçoado pela sua memória daquela proposta tão atraente. Matar teria mudado completamente o rumo de suas investigações. Quem sabe até já tivesse a resolvido por completo. Mas ele desperdiçou sua chance de ouro, e as semanas que se seguiram não trouxeram nenhum tipo de progresso para a investigação. Como consequência a raiva decorrente do seu fracasso o consumiu até mesmo em seus sonhos.

Em contrapartida ele recebeu uma inesperada fama que levou até ele diversos casos e mistérios. Contudo, nenhum foi capaz de se comparar em genialidade ao caso que começou isso tudo. A busca por progressos o levou a uma tentativa desesperada. Algo pouco racional para alguém tão centrado na racionalidade. Óbvio que o resultado foi uma falha, uma falha completa. Como consequência ele acabou até mesmo brigado com seu melhor (e verdade seja dita, único) amigo.

Sorte sua que a viagem foi muito mais interessante do que ele poderia imaginar. E essa sorte toda tem nome; William James Moriarty. O encontro entre eles me surpreendeu, além de repentino ambos foram muito diretos um com o outro. Foi um encontro bem inesperado e muito interessante. E ninguém ficou mais feliz com ele do que o próprio Sherlock, ele era sorriso de orelha a orelha.

Os diálogos deles me agradaram bastante, cheio de desafios e armadilhas por parte do Sherlock e repleto de tranquilidade e ainda mais desafios da parte do Moriarty. Desafios esses que podem muito bem ter sido levados à sério pelo Sherlock. O detetive mostrou conhecer muitas coisas sobre o professor, prova de suas investigações. É questionável até que ponto ele investigou e até que ponto crê em sua hipótese. Mas é fato que ele desconfia. E aposto que depois desses episódios vai desconfiar ainda mais.

Mas por enquanto eles estão bem amiguinhos. Ao ponto até do detetive dar o carinhoso apelido de “Liam” para o professor. Juntos eles tentarão resolver um misterioso assassinato que aconteceu logo abaixo dos seus narizes. Quem conseguirá resolver antes? Só sei que será uma boa competição. E uma competição injusta desde que um deles seja o mandante do crime. É impossível não imaginar que tenha o dedo do Moriarty nisso tudo. Mas é bem possível que esse não seja o caso.

Ainda mais quando vemos que o Watson parece estar envolvido nisso tudo. O pobre coitado sabe-se lá como acabou ferido, sua sorte é que não precisa procurar por um médico. Sem brincadeiras agora, sua sorte é que o melhor detetive de toda Inglaterra está naquele mesmo vagão. Com certeza ele conseguirá resolver esse caso, mas o curioso vai ser de fato a interação dele com o Moriaty e qual a relação desse assassinato com toda a trama do anime.

A animação desse episódio teve os seus momentos, e o mesmo é valido para a direção. Gosto particularmente da paleta de cores de algumas cenas, por sinal o anime acerta muito bem nessas escolhas. E o anime acerta isso desde sempre, com certeza é um dos pontos positivos dessa adaptação.

Não tem muito além disso para se comentar na verdade. Esse primeiro episódio foi mais uma introdução de algo que se encerrara apenas no episódio que vem. E junto com essa resolução o próprio anime encontrará o seu fim. Esperemos por uma boa conclusão, pois o anime merece. Seus últimos episódios vem numa crescente, que tem tudo para se encerrar da melhor forma no episódio que vem. Aguardemos por isso. Até mais.

Comentários