Assim que foi anunciada, esperava um grande clichezão dessa temporada de Dungeon. Até agora, sempre havia uma garota para Bell salvar e trazer para seu harém sua Família. Esta temporada giraria em torno de uma garota-monstro e sabemos qual é a fama delas em animes.

Felizmente, acabei me surpreendendo com a trama, uma das mais interessantes do anime como um todo, com questionamentos nunca antes vistos sobre a Dungeon. Aliás, é ótimo que ela volte a ser o centro da história.

Enquanto o segundo ano se afastou da masmorra, aqui ela voltou a ser o foco trazendo uma questão intrigante e que poderia mudar toda a dinâmica do anime apresentada até então. Até o momento, os aventureiros derrotam os monstros, que não possuem nenhum tipo de emoção. Mas e se aparecessem criaturas que falassem e agissem como humanos?

Essa introdução é feita a partir de Wiene, uma vouivre que conquista o público pelo seu carisma e inocência, tornando-se rapidamente a nova garota que Bell decide proteger. Com certeza essa é a personagem com maior destaque na temporada e a que possui as cenas mais dramáticas e emocionantes. E ela faz parte dos Xenos, um grupo de monstros que, assim como ela, possui algum tipo de humanidade.

A princípio, a temporada possui uma dinâmica parecida com o início da anterior, onde temos Bell contra todos de Orario. Mais uma vez o protagonista coloca sua Família em perigo para proteger alguém e, na minha opinião, começa a ficar um pouco incômodo o quanto ele é tão bonzinho.

Aqui há muitos comentários sobre preconceito e a forma como uma raça é tratada de forma inferior por outra, além de julgamentos sobre aquilo que é desconhecido. Quanto mais o anime se aprofundava nessa história e conhecíamos os Xenos, sentia a esperança de que a história realmente pudesse ser um divisor, mas não é exatamente o que acontece.

Entre os vilões, enquanto há alguns subaproveitados, que agem nos bastidores e não aparecem tanto, como Ikelos, um dos destaques é Hazer, que dá bastante trabalho ao nosso protagonista e possui uma das melhores motivações dessa temporada. De certa forma, esse arco serviu para mostrar a índole de muitos personagens, dividindo opiniões sobre qual caminho seguir e o que seria o certo a se fazer.

Definitivamente, essa é uma temporada para expandir o universo de Dungeon e se aprofundar em questões complexas, onde há vários pontos de vista e a sensação de que nem tudo é o que parece. A maneira como humanizam os monstros é incrível e um dos principais méritos.

Claro, nem tudo é perfeito e há alguns tropeços pelo caminho, como a falta de coragem em momentos-chave e a ausência de lutas que poderiam ser ótimas. O lado bom é que o anime não procura enrolar em seu desenvolvimento, indo direto ao assunto, com uma trama muito movimentada e dando o máximo de respostas possível.

Apesar de ainda não estar confirmada oficialmente, é bem provável que a quarta temporada aconteça, já que o anime deixa algumas pontas soltas.

Comentários