A “confissão” da Ayumu mexeu com a Yuu, mas não só com ela, a relação das duas ficou abalada e não teria como ser muito diferente. Quem nunca passou por isso, né?

Menos mal que a maneira como lidaram com a situação não criou um estardalhaço desnecessário, permitindo um acerto entre as duas sem que respingasse no clube. É hora de Idol Friendship no Anime21!

Sunshine é o primo pobre de Nijigasaki e as garotas do segundo botarem na praça um festival com outras escolas, e em vários locais, confirma minha tese. Não é uma reclamação aqui, mas boa parte da minha insatisfação com a falta de conflito com certeza se deve isso.

As idols têm muita estrutura e, sendo assim, a única saída era mesmo o drama individual, o qual cansei de comentar no artigo passado, mas se resolveu bem nesse, sem pressa, com a cadência e objetividade necessárias.

Mas antes de falar de coisa séria, só eu que me diverti demais vendo a Kasumeme sendo trollada perdendo as companheiras de treino uma a uma? Acho ótimo como ela é o alívio cômico, mas agrega mais que isso a trama. Tem espírito competitivo, é alegre, espontânea e muito determinada.

Em um anime que as outras personagens não agregam muito a comicidade da trama ela acaba desempenhando um papel relevante. Nesse episódio foi importante para relaxar antes do drama, não que este tenha sido pesado nem nada assim.

Mas não foi pesado não por não ter profundidade e sim porque as coisas ocorreram gradativamente, isso desde o primeiro contato das duas após a cena no quarto, passando pela tentativa de reconciliação até o distanciamento para enfim se acertarem.

Quanto ao problema, se tem uma coisa que estava clara pelo menos desde o último episódio é que a Ayumu não queria dividir a Yuu com nada e nem ninguém e estava sentindo que estava a perdendo. Era um ruído de comuicação e a tentativa da Yuu de resolver a situação denunciava isso.

Porque o que faltava era a Yuu passar confiança para a Ayumu de que os temores dela não se tornariam realidade, apesar de que foi até melhor elas não terem se resolvido logo, pois faltaria aquilo que vai além do diálogo, uma ação suficiente para provar a intenção.

Coisa que ela só faz mais tarde, mas já chego lá, antes elogio o hiato entre esse momento e a reta final do episódio, foi o tipo de tempo e clima estranho necessário para dar tempo da Yuu fazer o que fez pela Ayumu e para a Ayumu tomar coragem de resolver a situação.

A Ayumu só estava sendo egoísta e por isso demorou tanto a agir? Um pouco, mas eu acho que o trecho em que ela pensa na questão antes da Yuu correr atrás dela mostra que tinha consciência de que seus horizontes estavam se expandindo e, inevitavelmente, as coisas mudariam.

Mas essa mudança não necessariamente significaria um afastamento, o problema era transformar esse sentimento, esse desejo de seguir sempre juntas, em algo papável, mais do que palavras. Aliás, tenho gostado muito de menos papo e mais atitude nesses momentos chave.

E para dar esse empurrãozinho nada melhor que a Setsuna, que havia se aproximado da Yuu pela preparação do festival, mas também pelo apoio que a manager havia dado antes a presidente, e, portanto, era natural que prestasse mais atenção na amiga e notasse suas alterações de humor.

Além disso, pouco tempo antes ela havia conversado com a Ayumu e também notou algo de errado nela, assim fazendo o link e ofertando parte da sua experiência a própria Ayumu, mas em outro momento, nesse episódio, e na hora certa, quando as saudades a impulsionavam a ação.

Seu conselho simples, mas cheio de experiência, foi pontual, afinal, no começo do anime a Setsuna era quem fugia do que vinha no pacote da expansão de seus horizontes por meio da realização de algo que ama. Não à toa os japas sempre falam de responsabilidade em sua histórias, né?

A partir do momento em que a Ayumu decide se tornar uma idol, mesmo que fosse só para a Yuu, se ela mostra para o mundo não tem como mais ser apenas para a amiga, também é para suas fãs e por todas essas pessoas ela precisa dar uma satisfação, encontra ânimo, voltar aos trilhos.

É o que ocorre quando a Ayumu começa a compreender que esse caminho não tem mais volta, que essas novas experiências que ela está vivendo trazem consigo novas responsabilidades e inseguranças, mas que ela precisa superá-las senão não conseguirá ser fofa nem para sua adorada Yuu.

Dando uma palinha sobre a produção técnica, a trilha sonora do anime é toda ótima, mas a do trecho em que a Ayumu sai correndo atrás da Yuu, que preparava o palco para ela, foi soberba, além, é claro, da ideia do palco em si ser usada para reconectá-las ter sido ótima. Sério, foi excelente!

Porque essa ideia de que ela tem “sentimentos que nunca mudam” pela Ayumu é muto bem passada quando a Yuu faz coisas pensando na amiga, mostrando que segredos não são necessariamente algo ruim, mas existem até porque há valor em revelar certas coisas a alguém especial.

Tanto é que a Yuu revela seu sonho para a Ayumu após a bela apresentação de sua nova música (privilégio de líder haha), dando a entender a amiga que tocar não mudaria o que ela sente e que ela só não havia explicado tudo ainda porque queria ter certeza e ah, havia sido interrompida…

A Ayumu estava sendo egoísta ao querer a Yuu só para si e não dar ouvidos ao desejo da amiga, um pouco diferente do que pensava. Felizmente, ela caiu em si a tempo de entender a mudança nela, na Yuu e na relação das duas; e que essa mudança não precisaria acabar as afastando.

Porque no fim das contas é algo que só depende delas quererem, de encontrarem forma de manter o laço forte mesmo tendo menos tempo uma para a outra ou interesses difusos. Sendo que os interesses nem são difusos assim. Uma é idol, a outra quer compor para o cube de idols, certeza!

Com o problema resolvido as amigas se reconciliam e a cena pós-créditos vem em boa hora para nos lembrar um pouco da jornada delas até aqui, que culminará no festival e seguirá em uma óbvia segunda temporada. Não deve dar tempo de ter música da Yuu, mas terá na s2? Aposto nisso.

Por fim, gostei bastante da delicadeza para trabalhar o drama nesse episódio. Não teve tanta profundidade, mas houve apego aos detalhes. tanto é que a flor dada a Ayumu pela Yuu foi um momento simbólico muito bonito que mereceu demais ser a capa deste artigo e preencher o título.

Nunca mude seus sentimentos por Love Live! (exceto se forem de ódio hahahahaha).

Até a próxima!

As varias versões da idol Ayumu

P.S.: Feliz Natal! 🎅

Comentários