Passada sua terceira temporada, eis que Bungou Stray Dogs traz a luz a sua versão “Wan”, que é a comédia nonsense pura, e uma oportunidade de vermos como seria a vida desse pessoal doido da Agência de Detetives e a Mafia do Porto, caso fossem mais amigos e levemente diferentes do seu usual.

O anime já começou me surpreendendo porque eu não esperava que ele fosse ter meia duração, quando eu já tinha me preparado psicologicamente para apenas 3, ou quiçá 4 minutos. Se dividindo em poucas esquetes, a ideia desse “meio curta” é basicamente debochar de seu elenco elevando as piadas com suas manias e peculiaridades ao extremo – e eu já adianto que funcionou super bem.

Admito que gostei bastante da esquete com os protagonistas em sua versão canina, porque nessa parte me lembrei do enredo de Oda Cinnamon Nobunaga – que achei muito legal -, além de toda a situação envolvendo as limitações deles enquanto não humanos, ser simplesmente hilária e criativa. Espero ver mais dos cãezinhos por aqui, até porque o nome Wan também sugere isso, então quero confiar que eles aproveitarão mais desse elemento.

As demais focaram nos vícios e nas personalidades bizarras de cada grupo, no que eu ri horrores com o jeito exageradamente despreocupado do Dazai e a paixão cega da Higuchi. Acredito que no geral o tempo empregado aqui foi no ponto, não esgarçando muito do potencial de cada situação cômica, nem passando rápido demais para nos deixar com o gosto de quero mais.

Para quem não curte muito o estilo chibi, eu recomendo que mesmo assim tente dar uma chance a esse anime, porque ele entende a doidice de seus personagens e o seu formato, não desperdiçando isso com um curta onde nada acontece. Somado a isso, o estilo mais cartunesco do design casa muito bem com a proposta, de modo que você não só acha tudo fofo, como compra o estilo de comédia mais expressivo da obra.

Outra coisa bacana é que durante o encerramento ainda tem um rápido pós credito para fechar, então não pulem, porque em um anime divertido como esse é um crime deixar qualquer cena se perder.

Falando em encerramento, eu achei a musica bem gostosinha de ouvir e até estranha para o que é Bungou Stray Dogs Wan, porque acho que ela tem um estilo mais delicadinho, romântico – e aqui é uma comédia farofa -, mas é aquela coisa, é boa então está ótimo.

Nos quesitos técnicos eu não podia esperar mais do Bones, juntamente com o Nomad. As cores vibrantes, os designs bonitinhos e os cenários propositalmente simplórios, são próprios para a ideia vendida. Também achei legal que os dubladores do original estão nesse spin off e tentaram dar um tom a mais para a adaptação, justamente para enfatizar esse tom mais cômico e ao mesmo tempo manter a identidade dos personagens que já conhecemos.

Concluo esse artigo dizendo que Bungou Stray Dogs Wan! é uma indicação forte nessa temporada – ainda mais por ser curto -, e embora seja importante que se conheça a obra base para aproveitar melhor as piadas, penso que nada se perde e até quem não conhece, vai conseguir pegar as sacadas do autor, então, se joguem.

Agradeço a quem leu e até o próximo artigo!

Comentários