Strike Witches é uma franquia bem popular cuja temporada mais recente veio agora no final do ano anterior. Agora, para começar o ano ainda aproveitando as aventuras do Esquadrão 501, World Witches Take Off! (World Witches Hasshin Shimasu) surge para mostrar o lado mais absurdo e divertido desse time de guerreiras nada convencionais.

Antes de mais nada, gostaria de deixar registrado que essa não é a primeira temporada com esse formato curto e mais voltado para a comédia pastelona, ao contrário, essa é a segunda empreitada da franquia, sendo uma espécie de continuação do anime Strike Witches: 501st JOINT FIGHTER WING Take Off! – exibido em 2019 na temporada de abril.

A maior diferença e acredito que talvez a que agrade muitos que são fãs desse pessoal, seja o fato de que essa continuação abrange não só o esquadrão 501, originário de Strike Witches, como o 502, derivado do spin-off Brave Witches.

Para uma obra que foca na simples e pura comédia, sem a intenção de destrinchar um desenvolvimento das personagens e da própria história – que aqui basicamente não existe -, essa decisão funciona.

Abranger um maior elenco é bom, justamente porque as piadas criadas em torno da química entre as equipes ou mesmo as macaquices individuais de cada uma, vai ganhar muito mais fôlego e possibilidades, para que no meio do caminho o anime não fique em “uma nota só”.

No geral eu gosto dessa estreia, porque ela mostra que é possível criar uma única esquete cômica eficiente em apenas 10 minutos e com poucos elementos, isso caso quem esteja por trás dela saiba como usar o foco da piada.

Yoshika é a figura que podemos marcar como a protagonista maior do grupo e diferente da saga original onde ela é importante, mas não tão acima das demais, aqui ela se destaca, mas por outro simples motivo: ela é aparentemente a menos prejudicada mentalmente.

Para quem viu o curta anterior, todas as garotas são bem desalinhadas e as características que já se conhecem no original, aqui são elevados a milésima potência, o que contribui muito para o fator comédia que se propõe. Nesse aqui isso se mantém, porém fica mais visível que a Yoshika realmente se diferencia das demais servindo como o eixo do deboche.

Achei super divertido como toda a problemática do episódio se revolvia em torno da protagonista ser entitulada uma guerreira defensora da terra, quando na verdade nada mais era que uma empregada doméstica. Seus poderes de cura deviam ser utilizados para ajudar em combate, e assim era, mas no combate a sujeira, desordem e a má alimentação.

Não que o anime tenha a intenção de fazer qualquer crítica ou coisa do tipo – isso é visível -, mas gostei quando na esquete se faz uma referência sobre o que a mídia projeta, e o que as pessoas de fato querem ver acerca de alguém importante, porque é uma situação real e que casou bem com a temática da heróina não trágica, vendida como a sofrida da história.

Nesse primeiro momento apareceram poucas das meninas, mas as quatro que apareceram fizeram muito bem o seu papel e carregaram nas costas o episódio, sem nenhuma ficar ofuscada pela outra. A Hartmann em especial consegue ser especialmente engraçada apenas por sua presença preguiçosa, relaxada e cínica ser um motivo de riso natural.

No geral eu acho que essa série das Witches – assim como a outra – se mostra competente em usar as personagens de forma igualitária em prol da comédia, cada uma com suas peculiaridades em cena.

Falando nelas, para quem estiver preocupado de não sacar as piadas ou entender quem são as Witches e sua missão, tem um pós credito que dá pequenas explicações sobre as moças e é muito útil nessa função de iluminar quem não viu as outras obras e pegou essa agora sem conhecer tudo.

Ao meu ver o que pode ou não, sabotar a experiência de cada um com essa obra, talvez seja a animação. Ela é bem econômica, simplória e estática, para o mal estar de muitos que prezam apenas pelo visual, porém penso que são justamente esses elementos que tornam o anime divertido, porque eles enfatizam a bagaceira que acontece ali e ponto.

Se gostam de um anime que não te enrola no tempo, aposta em tiradas rápidas, boas e que se aproveitam da essência dos personagens, esse é um dos títulos da temporada – assim como Bungou Stray Dogs Wan! -, mas como a comédia é pessoal, tirem suas próprias conclusões.

Essa coitada sofre e não é pouco!

Agradeço a quem leu e até o próximo artigo!

Comentários