Usotsuki Satsuki wa Shi ga Mieru é um mangá de horror sobrenatural escrito por Ryouko e lançado no aplicativo MangaONE (Mob Psycho 100).

Na história acompanhamos Satsuki Minazuki, que seria uma colegial normal não fosse sua capacidade de ver a morte das pessoas, o que revela a seus colegas de classe e por isso atrai a antipatia deles, levando-a a se isolar socialmente, mas talvez esse se prove o menor de seus problemas.

A habilidade da heroína desse mangá é bem interessante porque é bem específica, seus olhos conseguem enxergar a cena da morte das pessoas 24 horas antes dela ocorrer, mas o detalhe é que, como o piloto mostra, essa morte é evitável, depende dos esforços da Satsuki.

Mas antes de falar disso, quero salientar a base social que o mangá expôs em seu primeiro capítulo. Satsuki é isolada devido a maneira abrupta como comunica a morte das pessoas, nada garante que seria melhor recebida com outras palavras, mas sua inabilidade social é evidente.

É claro que ela poderia ficar calada, mas a culpa a corroeria (é o que vale para a maioria das pessoas, né?), então há essa perspectiva de evolução na heroína, na forma como ela se comunica com as pessoas, apesar disso ser dificultado até pelo apelido de mentirosa que tem entre os colegas.

E talvez ela não mude tanto a forma de comunicar o que vê, mas imagino que a ocorrência de mais situações similares a do piloto tragam uma ou outra pessoa para o seu lado, acreditando que há alguma verdade nas coisas que ela diz. Além disso, qual é a origem dessa habilidade dela?

Não estou inspirado para especulações, então queria fazer um elogio ao traço do mangá, que é simples, mas entregou belas páginas duplas e as cenas mais gore, de membros decapitados para ser mais específico, também ficaram bem bacanas, passando uma ideia de morbidade destoante.

Destoante daquele cenário colegial no qual ninguém nunca poderia imaginar que uma aluna morreria ao colocar a cabeça e parte do braço para fora da janela para pegar uma folha, naquilo que seria uma fatalidade daquelas, mas foi evitada pela heroína e abriu um leque de possibilidades.

Porque, por exemplo, a narração dá a entender que a Satsuki mexeu com as engrenagens do destino e isso deve provocar um efeito borboleta. Ao mesmo tempo, penso que se a habilidade dela a dá a oportunidade de mudar os fatos, talvez esse não devesse ser o verdadeiro destino?

Não sei, dependerá da vontade do mangaká, o ponto é que a mescla entre elementos de horror com esse pano de fundo colegial acabou sendo boa muito por como a situação se desenrolou e as aparentes consequências que esse acontecimento terá. Mas aí se esconde um problema…

Se ela foi apelidada de mentirosa é porque já comunicou a outras pessoas que elas iriam morrer, mas se isso já ocorreu, como só no piloto ela foi capaz de mudar o destino? Isso significa que antes ela deixou as pessoas morrerem? Mas se as pessoas morreram, como ela não ficou marcada?

Se em um certo ambiente alguém aparece dizendo que uma pessoa vai morrer e pouco depois essa pessoa morre qualquer um acharia estranho e partiria para questionamentos, talvez até mesmo acusações, não é mesmo? Se isso não rolou e ela é tratada apenas como mentirosa, então…

Então não vejo como isso não possa ser um furo de roteiro. Não estraga o piloto, mas seria bom que alguma readequação fosse feita nos próximos capítulos, apesar de eu achar que não importa o que o autor faça, nada vai mudar o estranhamentos que essas circunstâncias causam.

Por fim, o mal-entendido com a colega deixa Satsuki em uma zona segura (apesar de socialmente perigosa, agora a taxam de suicida) quando o assunto é a revelação de sua habilidade; mas o que é esse poder, quais as implicações dele e as consequências de seu uso ainda são misteriosas.

E é justamente esse clima de mistério aliado a um traço competente e uma pegada até cômica em alguns momentos que me fazem enxergar potencial nesse mangá. Há o grande erro que citei e acho que o piloto ainda mostrou pouco, mas foi o suficiente para chamar minha atenção.

Até a próxima!

Comentários