Outro episódio onde o foco foi total na diversão. E novamente focado em outro grande alívio cômico dessa temporada. Dessa vez o nosso que querido Joe.

Esse foi um episódio de descanso, tranquilidade e sossego. Não se deve levar esse tipo de episódio tão a sério. Contudo há muitas coisas neles para serem analisadas. Algumas de positivas e outras nem tanto. A primeira delas é que temos uma pequena exploração de mundo, visto que nos é mostrado uma nova face do digimundo. Em especial daquele continente tão violento, e que ainda assim possui um lugar para se relaxar e fazer proveito de uma boa refeição.

A parte negativa é que isso não é de fato uma boa exploração de mundo. Apenas mostrar um lugar desconhecido não basta. Já é algo que tem certo valor, mas também não devemos dizer que é aquilo que não é. Um exemplo de como ele falha é que nenhum daqueles digimons estranhou que diversos humanos aparecerem por lá! Eles deveriam ter ficado muito surpresos, ou ao menos curiosos. Perceba como isso mata uma boa interação com o mundo e nos dá em troca uma interação quase sem valor e que pouco colabora para a ambientação.

Pelo menos nós tivemos uma interação realmente interessante dos personagens com os digimons que lá estavam. Foi de fato divertido a interação do Joe com o Potamon. É muito bom ver os personagens interagirem com as criaturas daquele mundo. O ponto negativo está no motivo pelo qual essa amizade foi formada. Os problemas são dois, o fato de ser algo idiota e o fato de atrapalhar aquilo que o anime buscou transmitir.

De fato foi algo “bobo”, “idiota” e sem dúvidas “infantil” mas é bom diferenciar essas coisas. Digimon é um anime que tem como foco o público infantil. Mas ser infantil não significa ser idiota, são coisas diferentes. E por ser idiota não há como levar a sério o que esse episódio nos mostrou. Na verdade, acho que até mesmo uma criança que tenha se divertido ainda acharia algo bobo. E aliás, será que realmente é um problema ser algo completamente sem noção e idiota? Sim, e também não.

Não é um problema, principalmente quando visa ser cômico. A crítica então consistiria em se é ou não engraçado, uma conclusão subjetiva por natureza. Porém, o ponto é que o anime tenta tirar um drama dessa amizade e assim fortalece-la com toda essa baboseira. Daí o problema é outro, já não estamos falando mais de comédia e sim de algo sério. E foi aqui onde o anime falhou em transmitir sentimentos e construiu um vínculo autêntico entre os personagens.

O que esse episódio fez então de realmente certo? Apenas tirar o pé do acelerador, coisa muito importante para o ruma da obra. Nos dois últimos pontos analisados a cada elogio tecido logo em seguida apresentei um contra ponto. Você acertou, aqui não é exceção. É de fato desacelerar de vez em quando, mas os últimos episódios já estavam fazendo isso.

Eles poderiam ter feito essa parada, ela seria bem interessante pelos mesmos motivos que aqui foi. Mas era possível fazer isso nos cinco primeiros minutos de um episódio qualquer. E então depois disso seguir com a jornada. É bom que existam episódios focados apenas em ser descontraídos e episódios focados apenas na ação. Mas também existem episódios que são capazes de fazer os dois ao mesmo tempo, e encontrar esse equilíbrio é o que o anime erra vez após vez.

Enfim, embora a crítica tenha sido dura não foi um episódio detestável. Digimon é o tipo de história que é necessário se esforçar muito para fazer algo ruim. É o tipo de história agradável e simples, assim como esse episódio foi agradável e simples. O ponto é que Digimon não é apenas agradável e simples, assim como esse episódio poderia ser mais do que apenas isso.

Enfim, é bem possível que o anime volte ao nível que estava quando retornar para a história principal. Até lá, só nos resta esperar. Até mais.

Comentários