Por mais protagonismo que esse embate final pudesse ter, eu já estava achando que não seria fácil para a raid dos aprendizes, mas confesso que o Ereinus me surpreendeu ainda mais, se valendo de uma estratégia que vai além do uso de poder bruto – diferente dos vários chefões que já passaram por Log Horizon. Como Minori, Akatsuki e CIA podem revidar tamanha pressão?

Esse episódio teve uma dinâmica bem legal com os pequenos, porque estendeu a evolução que essa experiência poderia dar a todos, sem exceção, porém isso não foi apenas na questão das incursões em si, e sim fortalecendo seus espíritos e pincelando problemas que eles vem arrastando a um certo tempo e que também precisam de solução.

A Minori segurou a bomba que foi jogada em seu colo com muita eficácia e fico feliz de ver como essa menina saiu do 0 ao 100 de forma tão consistente e agradável. Eu ainda tenho as minhas ressalvas com ela por conta do seu lado “shoujo”, mas no geral é uma personagem que subiu muito no meu conceito por todo o seu esforço legítimo em se tornar uma aventureira poderosa.

Penso que para quem não tinha conhecimento e teve pouco tempo para aprender, ela mostrou inteligência o suficiente para coordenar corretamente as informações que obteve através do Shiroe e da Rieze. Como nada é perfeito, ela ainda precisa dominar suas preocupações internas e expressar aquilo que pensa mais tranquilamente, mas por hora acho que o Touya cobre bem essa falha da moça.

Falando nele, o samurai teve um certo destaque quando precisou tomar as rédeas da situação e acho isso muito bom, porque na teoria é o seu nome que consta como líder do grupo da Log Horizon, então mesmo que sua irmã exerça um papel importante, é necessário que ele também aprenda aos poucos como liderar seus aliados – principalmente quando ele é a principal força de ataque.

Isuzu, Rudy e Serara também mostraram seu potencial em batalha nas demais frentes, no que eu gostaria de ver como eles se desenvolvem no futuro depois dessa incursão. Penso que como a sacerdotisa já vai concluindo o seu processo de formação, é importante que os outros se espelhem no sucesso dela para almejarem mais também.

O anime também fez umas jogadas legais ao mostrar como a comunicação e o bom relacionamento entre os aprendizes é fundamental para que eles consigam se sair bem, já que um sabe a extensão das habilidades do outro e com isso conseguem saber como agir e o que usar.

Ao meu ver a forma como a amizade é explorada aqui, acaba atingindo um patamar maior que a conveniência da força desse sentimento em sua forma mais “brega”, o que é bom de ver principalmente se tratando de um mundo no qual a sorte não é bem o elemento mais útil – o fato de muitos serem derrotados enquanto lutam por aí, ilustra bem isso.

Ainda no tema da amizade, uma das minhas dúvidas no episódio foi o que aconteceu exatamente com a Leila e a Litka, porque quando usaram as escamas mágicas que receberam da Tetora, fiquei tentando entender se elas recuperaram o que haviam perdido, ou se apenas roubaram a clériga na cara dura – o que não condiz com duas supostas heroínas e seria uma “puta falta de sacanagem”.

Bom, seja qual for o caso, ao menos elas se arrependeram, foram perdoadas e pensaram no bem coletivo com essa manobra inesperada e digamos que um tanto engraçada.

O Ereinus como eu disse antes, me espantou novamente, mas nesse caso por ele utilizar seus poderes incomuns para conter o avanço da raid. Eu estava ciente de seus debuffs no nivelamento e ataque de todos, contudo não imaginei que ele pudesse ter na manga uma magia capaz de destruir memórias, o que deixa óbvio o seu título de gênio do desespero.

Ao tirar de seus oponentes as lembranças preciosas das pessoas que amam e admiram, ele simplesmente remove junto todo e qualquer espírito de luta que tenham. Com isso ele abriu uma vantagem imensa, não exatamente porque seu poder era incrível e capaz de neutralizar todos, mas por ter feito isso com pessoas inexperientes em dungeons e mentalmente inocentes para caírem fácil na sua armadilha.

Vide o fato da Akatsuki ter resistido a seu terror psicológico, para mim fica visível que uma mente forte “caga” qualquer influência dessa habilidade. Acredito que o fato de ela ser uma adulta madura contribui muito, já que por natureza ela enxerga a vida de um outro modo, enquanto os jovens são imaturos e suscetíveis a esse tipo de pressão.

Obviamente que ter mexido com um laço poderoso como o dela deve ter mexido uns pauzinhos na cabeça dela, no entanto realmente a maturidade deve ter pesado mais na balança.

Dentre algumas das memórias quebradas, me intrigou a da Isuzu, pois como apareceu o Rudy, veio a mente a seguinte pergunta: qual o sentimento exato que essa moça sente por ele? Ela está sempre tão despreocupada, alcoviteira e piadista, que é difícil ler seu pensamento, especialmente com relação ao mago, que por sua vez é mais espontâneo e sincero.

O último episódio indica que esses pontos sentimentais em aberto devem se resolver e não só para o lado do Rudy e da Isuzu, mas também esse ciclo da Minori com o Shiroe deve encontrar uma resolução.

Será que as duas finalmente vão cair em si quanto aos seus sentimentos mistos? Sinceramente eu espero que sim, especialmente a segunda, porque seria um desperdício deixar que essa confusão jogue fora todo o desenvolvimento que ela construiu nessa temporada.

Só digo que o Ereinus que se prepare, porque enquanto as duas mulheres mais importantes dessa raid estiverem de pé, ele não ganha nem por decreto. Agradeço a quem leu e nos vemos no próximo artigo!

 

 

 

Comentários