Shiganshina é o local onde tudo começou, nada mais justo que retornar para lá mais uma vez. E nada mais justo do que outra vez Marley atacá-la, e nada mais justo porque Paradis os atacou a pouco tempo. Outra vez, revanche, vingança, retorno ao início. Até parece que tudo está prestes a explodir. Talvez sim, talvez não, mas não saberemos tão cedo pois é aqui que a primeira parte da temporada final de Shingeki no Kyojin se encerra.

Eu gostaria de vir aqui e elogiar esse episódio, também de dizer o quanto ele me deixou animado para a próxima temporada. Eu gostaria mesmo. Na verdade eu estou animado para a próxima temporada, mas de forma alguma por aquilo que esse episódio mostrou. E o principal defeito dele se apresenta logo em seu início.

Depois do Zeke se explodir e levar o Levi junto com ele ficou a tenção no ar, ainda que esperemos pela sobrevivência de ambos saber como ela se dará é a grande pergunta. Então quando o Zeke está prestes a morrer, repentinamente, do nada, um titã aleatório brota de sabe-se lá onde e coloca o Zeke em seu estômago. Eu sei, deve ter alguma explicação para tudo isso. E meu problema não é com isso.

De fato o Isayama (autor de Shingeki) tem o mau hábito de apresentar coisas das mais repentinas e desconexas primeiro para então apenas explica-las depois. Mas ainda que isso seja algo a ser pontuado, e de forma alguma é um problema por aquilo que é mas sim pela forma como ele o faz, eu acredito que via de regra as explicações são bastante coerentes e satisfatórias. Não deixa de ser um problema de todo, mas o ponto é que não é o problema que aqui busco discutir.

O maior problema do Isayama é outro: a conveniência. Se um personagem está prestes a estourar os próprios miolos com um rifle então a criança que ele deseja proteger dará um soco na exata parede do local onde o personagem se encontra, justo no momento mais oportuno possível. E esse episódio todo foi um show de conveniência.

E sim, eu estou falando principalmente da cena final. Eu sei, ela criou toda uma atmosfera épica para uma batalha que ainda ocorrerá. Mas não muda o fato do plano da Pieck e do Porco ser completamente sem sentido.

Não vejo uma explicação para ele saber o exato lugar e o exato momento de atacar o Eren, e mesmo que fosse capaz de ver não muda o fato do autor não tê-lo apresentado. Tudo ocorreu daquela maneira porque convinha ao autor que fosse feito daquela maneira e apenas por isso. Conveniência pura em forma de roteiro.

Então depois de uma cena tão detestável como aquela eu confesso que não consegui de forma alguma me animar com a cena final. Tem outra conveniência que eu gostaria de discutir, essa em parte verdadeira e em parte apenas aparente. A Pieck teve a oportunidade de ouro de matar o Eren, porém não o fez devido à natureza de sua missão.

Eu entendo, essa é uma justificativa bastante forte e coerente. Porém, ainda que ela tenha ordens para não matar o Eren, o que impossibilita que ela simplesmente descumpra essa ordem? Tenho certeza que ela conseguiria justificar sua falha com uma mentira, e mesmo se não fosse o seu sacrifício (que poderia ir da perda de seu posto até o de sua vida) seria algo ao menos a ser cogitado.

Seja como for, aqui nem destaco o fato de ser um defeito ou não. O que quero destacar é que de fato a Pieck teve a oportunidade de matar o Eren e salvar toda a humanidade e não o fez. Tinha a oportunidade e todos os motivos para o fazer também. E pela forma como o seu plano ridículo do telhado falhou é bem possível que essa sua decisão custe muito caro.

Contudo isso é algo que apenas saberemos na segunda parte dessa temporada final, que já foi anunciada e que tem tudo para ser ainda melhor. Ficou mais do que claro como o pouco tempo de produção atrapalhou essa primeira parte do anime, então quem sabe a próxima não possa nos mostrar uma produção digna desse arco final.

Muitos atiraram pedras no MAPPA, muitas críticas bastante justas eu admito, porém poucos estúdios em tão pouco tempo e trabalhando em tantos outros animes ao mesmo tempo seria capaz de nos mostrar uma temporada tão boa como essa. Eu estou falando da animação é claro, porém de fato esta temporada foi igualmente boa em história. E sem piadas sobre a Historia, por favor.

Falando sério agora, ainda que tenha focado nos defeitos há diversas coisas que deixei de fora e que bem poderiam ser comentadas. A Yelena na minha opinião foi o grande nome desse episódio, eu gosto muito do estilo da personagem.

A forma como ela fala, a forma como ela se porta, os seus ideais e os seus fortes sentimentos. Tudo a torna uma personagem muito sedutora e cativante, sem dúvidas uma grande vilã. Na verdade, errado. Não existem mais vilões em Shingeki, e isto foi uma das coisas mais interessantes dessa temporada.

Que infelizmente acaba por aqui. Assim como este texto, até mais.

Comentários