O distraído, preguiçoso e incompetente Itália volta a protagonizar mais uma temporada de Hetalia. Claro, o Alemanha até tenta colocá-lo no lugar e o Japão é um exemplo a ser seguido de seriedade e dedicação. Mas o Itália, ah, o Itália, ele continua o mesmo idiota de sempre.

Está confuso? Achou estranho? Bem, a ideia de transformar países em pessoas e dar a eles personalidades e características próprias pode até ser bem estranha, mas de forma alguma deixa de ser bem interessante. E se ficou curioso, saiba que eu irei explicar direitinho o que é Hetalia e o que você precisa saber para entender o anime.

Algo um tanto quanto complicado é tentar explicar o que é Hetalia. Não é nada difícil de entender, apenas estranho o suficiente para não poder ser explicado com descaso. Basicamente o anime pega países, num contexto histórico, sobretudo da segunda guerra mundial, e os transforma em pessoas. Eles serem países da segunda guerra mundial pode te fazer imaginar algo sério e talvez até com discussões morais, mas esse não é o caso.

Hetalia é uma comédia, então se o anime faz alguma crítica é no sentido de ironizar aqueles países. E esse fato justifica e torna até interessante que o trio principal de personagens sejam a Itália, Alemanha e Japão. Já que se você não faltou as suas aulas de história saberá que nós estamos falando do eixo.

O trio de fato é o núcleo principal, em especial a Alemanha e a Itália. Mas esta última é que de fato é o nosso protagonista, por isso mesmo o título da série se chama “Hetalia” que é a união de hetare (incompetente) e Itália.

Quem não tem interesse por história talvez não compreenda os motivos para a Itália ser tão ridicularizada, e isso mostra dois pontos a serem comentados. O primeiro deles é sobre as generalizações e o segundo é sobre o panorama que serve de inspiração para o anime.

Se você não entende os motivos para a Itália ser retratada como um inútil provavelmente você compreenderia o motivo dele adorar macarrão e massas no geral. E falando sobre gostos culinários, também não iria estranhar que os EUA adorassem hambúrgueres. Isto pois nós estamos falando de estereótipos, todo o anime se baseia neles. Mas não apenas neles, também se trata de história.

Da união dessas duas coisas surge o anime, isto é, fatores culturais mais ou menos conhecidos pelo público geral e questões históricas em geral, mas sobretudo ocorridas entre os períodos da primeira e da segunda guerra mundial. Agora coloque muita comédia nessa sopa e misture tudo muito bem. Parabéns, você tem Hetalia.

Tá, você já entendeu que os países são baseados em estereótipos e que a partir deles o anime faz a sua comédia, mas ainda quer saber aonde entra as questões históricas. Então, ela tá lá no meio e misturada nessa sopa. E junto com os estereótipos dá o gosto (a graça) dessa comédia.

Tanto que se você conhecer as referências históricas a sua experiência com Hetalia será muito mais proveitosa do que se não as reconhecesse. Então me permita aqui dar uma rápida aula de história sobre a atuação da Itália na segunda guerra mundial. Eu prometo que será breve, confia.

Vamos lá. Quem olha para Benito Mussolini, seus discursos poderosos cheio de gesticulações que inspiraram Hitler e o seu regime totalitário que inspirou a Alemanha Nazista, até pensa que este país foi um membro muito importante para o eixo.

Óbvio que o foi, com certeza a Itália ajudou muito e de diversas formas. Contudo, quando olhamos para as batalhas e as conquistas, mais parece que a Itália atrapalhou a Alemanha do que a ajudou.

O nível é tanto, que a Itália nem mesmo foi capaz de derrotar a Grécia que mal tinha um exército treinado. Os gregos nem tinham armas, receberam estas principalmente do Reino Unido.

E ainda assim a Itália não apenas não conseguiu derrotar a pequena Grécia como estes foram capazes de faze-los recuar para onde iniciaram os ataques e ameaçaram conquistar o seu pequeno território na Albânia, local onde as tropas italianas se encontravam. O que Mussolini fez? Ligou para papai Hitler e pediu arrego ao exército alemão.

A Alemanha foi obrigada a interromper os seus planos da Operação Barbarossa, que visava invadir a URSS, descer até a Grécia (que fica ao Sul da Europa) e até mesmo de tomar a Iugoslávia que ficava no meio do caminho para chegar até lá. E fez isso em pouco tempo.

Logo chegou em socorro da pobre Itália e rapidamente capturou a Grécia. Aqueles que levaram os italianos ao desespero agora na ilha de Creta contemplavam milhares de paraquedistas alemães caindo sobre as suas cabeças. Tudo isso feito com uma mão nas costas.

Poderia falar também sobre o fracasso que foi a campanha no Norte da África. A Alemanha teve que enviar sua força expedicionária até lá, a chamada Afrika Korps, comandada pelo marechal de campo Erwin Rommel também conhecido como “A Raposa do Deserto”.

Enfim, o resumo da história é: não conte com a Itália para uma guerra. Sem falar de sua fama de não confiável adquirida na primeira guerra mundial após trair a tríplice aliança. Então sim, a história da Itália nas duas guerras é por si mesma uma grande piada.

Ufa! Acho que já deu para entender a ideia. O ponto é, toda essa ideia está cristalizada na personalidade do Itália o que mostra que ainda que esse anime tenha uma comédia muito boba ele ainda possuí camadas a serem exploradas e que são sim de difícil compreensão. Já que necessita de conhecimento específico.

Porém, Hetalia tem muitos episódios e alguns episódios farão mais ou menos uso de referências históricas. Alguns são didáticos e já outros apenas repetições de piadas e situações. Se bem que eu nem posso falar muito sobre Hetalia, porque eu mesmo vi poucos episódios da primeira temporada e nem sei se verei essa.

Gosto de Hetalia apenas por gostar de história, mas mesmo para alguém como eu Hetalia apenas é um anime de referências para se distrair, nada mais que isso. Talvez você ache engraçado, mesmo entendendo a maioria das referências eu não consigo achar.

Seja como for, se você ficou curioso pela ideia maluca é uma boa oportunidade para você conhecer a série. E se está se perguntando o porquê de não estar falando do episódio, eu respondo: ele de forma alguma foi uma introdução adequada. Mesmo eu que já havia visto alguns episódios do anime não entendi qual era a intenção do episódio.

Quem sabe a ideia dessa série nem seja ser tanto sobre história, já que esse tipo de referência quase não foi visto nesse episódio, mas seja como for esse texto ainda serve como uma porta de entrada para entender sobre o que Hetalia fala e qual é o seu foco.

Enfim, é um anime curto e quem sabe você possa se divertir com ele. Até mais.

Comentários