Se tem uma coisa que essa segunda parte do anime está fazendo aos montes é apresentar novos personagens. E bons personagens, o que é ainda melhor. E o dessa vez não tinha como ser exceção.

Logo de início o anime cita e logo depois foca no Whiteley, um personagem muito importante para esse episódio e talvez em episódios futuros. Mas interessante notar nessa cena inicial é sobre a popularidade do Moriarty, ou melhor dizendo, do lorde do crime.

É importante que o anime nos mostre como as pessoas o enxergam e quais juízos fazem de sua pessoa. E interessante é notar que eram pessoas de classe baixa, mas que ainda assim o viam como uma má influência.

Isso é importante pois mostra que uma coisa que o Moriarty não possui, ou pelo menos ainda não possuí, é o apoio da classe que ele teoricamente defende. Falando nisso, essa questão de como as pessoas o enxergam foi de certo modo explorado pelo anime.

Pois o Whiteley aqui prefere prejudicar a sua imagem pública do que tentar ganhar os créditos por uma coisa que fez para terceiros. Para ele a sua imagem pouco importa, apenas o que é realmente importante. Como lutar por algo sublime igual a igualdade ou por uma coisa muito mais simples, porém, nem por isso menos belo, como o sorriso no rosto de uma criança.

Esse é o Whiteley, sem dúvidas um homem admirável. Aliás, eu disse que o anime trabalhou aquele ponto não apenas por causo dele, mas pelo Moriarty também. Se tem alguma coisa de nobre no Moriarty então é a sinceridade com que ele deseja e busca os seus objetivos. Ainda que duvide que ele gostaria de ouvir essa palavra “nobre” mesmo em um elogio.

Falando sério agora, o episódio deixou bem claro a sinceridade dele para bom o seu objetivo e sua causa. Várias cenas esclarecem isso, tanto que até naquela cena inicial há respingos disso. Pois para o Moriarty não importa se ele é desprezado por todos, na verdade como ele deixou claro em episódios anteriores isso é exatamente o que ele quer.

O Whiteley é um personagem bem interessante e com um potencial gigantesco. Estou meio pessimista quanto ao seu futuro, já que ele tem logo o Milverton como seu inimigo. Ainda não sei como o Milverton será aqui, se será mal ou humanizado, se será alguém desprezível ou se terá alguma virtude.

Mas o anime tem o vício de tratar a maioria de seus “vilões” quase como psicopatas. E disse maioria apenas porque em muitos deles é seguro dizer que são literalmente psicopatas. Justo por esses fatos acho que o Milverton tem tudo para ser um vilão extremamente odiável.

Só que até agora o anime não nos surpreendeu em nenhum momento com alguma consequência real. Exato, até agora. Surgiu uma oportunidade do anime fazer algo inesperado ao mesmo tempo que torna um vilão odiável. Não é necessário matar o Whiteley para fazer isso, mas seja como for estou levantando as várias possibilidades sobre o futuro do personagem.

Se comecei com um futuro sombrio, então admito a possibilidade de um feliz onde o personagem consegue os seus objetivos e auxilia o Moriarty em seu plano. São possibilidades, histórias são feitas de possibilidades e boas histórias são as que fazem as melhores escolhas. Até mais.

Comentários