Se tem algo que venho dizendo e repetindo, é como esses últimos episódios são claramente excepcionais. A história que o anime queria narrar já acabou, os créditos finais já desceram e o capítulo final já foi lido. O que nos resta aqui é uma grande cena pós-créditos, um epílogo muito bem idealizado. E a prova disso (ou, mais uma delas) foi esse episódio sessenta e um.

O episódio começa com a tentativa do Eldoradimon de escalar uma montanha íngreme que ele é claramente incapaz de subir. Bem, só porque algo parece inútil não significa que não podemos tentar, não é mesmo? Se o Eldoradimon acredita que sim então o TK eleva essa crença a um nível estratosférico. Confesso que esse foi o primeiro momento em que o anime me desapontou, nele e nas vezes que se repetiu.

O momento a que me refiro, obviamente, se trata do TK “auxiliando” o Eldoradimon em sua escalada. O que de ajuda aquilo não ajudava em nada. Tão pouco as tentativas subsequentes, mesmo com a ajuda de outros digimons, se mostram tentativas vazias e sem sentido. Ainda assim há algo para ser destacado, que é justamente o fato deles tentarem mesmo sabendo que a chance de conseguirem era zero.

Ou melhor, por não acharem isso. Já que mesmo que tudo parecia indicar que aquele se tratava de um objetivo inalcançável, alguma outra coisa começou a crescer em seus corações e a dizer que aquilo era possível. Talvez alguém diga que esse tipo de coisa é “irracional”, mas se assim é então o próprio episódio provou que até mesmo o “irracional” pode virar realidade.

Contudo, nem por isso essa cena deixa de ser um grande exagero. Claramente aquelas tentativas eram inúteis. Isso é mais do que óbvio. E mesmo depois que suas tentativas contagiaram os outros digimons que estavam apenas olhando ainda assim pouco fariam. Ou melhor, nada fariam.

O único capaz de ajudar de alguma forma era o Gravimon. Ele cuja presença e ações vistas nesse episódio devem ser destacadas. O anime o apresenta como uma personagem enigmático, deixando-nos em dúvidas sobre suas intenções. Seria ele um vilão? Essa era uma grande possibilidade.

Porém, no final das contas ele não apenas foi um personagem fundamental para que o Eldoradimon conseguisse retornar para a sua terra, como também foi um personagem bastante profundo. Destaco o diálogo dele com o TK, onde vimos grande sinceridade de ambos os lados.

Além de sermos apresentados para as dores de todos aqueles digimons, fomos também relembrados do passado do pequeno TK. Que demonstrou grande maturidade, pois mesmo sabendo que nunca mais voltará para aquela época que tanto ama, ainda se recusa a esquece-la e virar as costas para as doces memórias que carrega consigo. Ainda que isso, obviamente, seja doloroso para ele.

Mas retornemos ao diálogo, porque além de sua importância para os personagens ele também nos revela a grande mensagem que esse episódio quer passar. Mensagem essa muito fácil de se identificar. Pois todos nós temos alguma época que gostaríamos de revisitar, ou literalmente um lugar que gostaríamos de voltar.

Em suma, algo do passado que agora se encontra inalcançável. Ou será que não? É uma mensagem que não apenas nos ajuda a aceitar o presente, o que curiosamente só acontece após aceitarmos o passado primeiro. Como também se ainda temos um “lugar para voltar” que acreditemos que esse retorno é possível. Talvez de fato seja.

E por fim temos uma grande cena do retorno do Eldoradimon para a sua terra natal. Cena essa magnífica para dizer o mínimo. E isso sem precisar de uma cena épica de ação, ou de um grande vilão para enfrentar os escolhidos. Não, não tivemos nem um e nem outro.

Novamente o anime soube escapar de seus padrões e criar um episódio bastante especial. De longe um dos mais simples, mas justamente pela sua simplicidade é que foi capaz de comunicar sua bela mensagem com tanta eficácia.

E nem preciso dizer que o retorno para um lugar querido tem um outro significado maior. É impossível ouvir isso sem se lembrar que o anime está chegando ao seu fim. Aquele mundo não é o mundo ao qual eles pertencem. Eles têm uma casa para retornar e está cada vez mais próximo o momento desse retorno. Então vamos aproveitar esses últimos episódios antes disso acontecer. Até mais.

Comentários