Depois do Hiro e da Ruri se tornarem amigos, aqui eles novamente se reencontram numa situação bastante inusitada. No que se provou um tipo de história bem diferente apenas por ter esses dois personagens em ação.

E sobre isso tenho a sensação que o tipo de histórias que o anime quer contar, isto é, histórias de terror capazes de serem divertidas e intrigantes de se acompanhar, deve funcionar muito melhor com o trio completo do que com apenas dois deles como vimos nesse episódio.

Mas não há dúvidas de que dois é bem melhor do que apenas um. Então mesmo que essa não seja a formação ideal, ainda é evidente que tivemos um progresso relevante aqui.

Pois de fato a dupla de protagonistas funcionou bem em conjunto. E não apenas coletivamente, mas também em relação à própria estrutura narrativa. Por exemplo, uma das coisas que me chamou a atenção aqui foi o Hiro que em certo momento refletiu sobre o caso, orquestrou um plano, e então executando a sua ideia. Sobre ser uma pessoa de ação já imaginava, mas de também ser (ou poder ser) o estrategista do grupo foi uma grande surpresa.

E o plano dele funcionou bem, tendo grande êxito contra o Pumpkinmon. Que aliás, gostei bastante dele nesse episódio. Visualmente o achei bem interessante, assim como toda a sua parte conceitual. Sem falar que todos os seus atos e diálogos foram bastante interessantes e até instigantes.

Tanto a parte mais “assustadora” com o Pumpkinmon sequestrando várias pessoas e aparentemente tentando transformá-las em algo semelhante a ele, quanto na quebra dessa figura de vilão em alguém inocente. No final, ele apenas agia daquela forma pelo desespero da solidão e por não perceber o quão errado eram as suas ações.

E note que nem estou destacando isso como algo incrível, apenas digo que foi bem feito e que funcionou. Não apenas narrativamente, mas na questão da animação, da direção e até na trilha-sonora. Em todos esses sentidos esse episódio funcionou muito bem.

No fim, esse episódio foi bem interessante e divertido de se ver, além de muito informativo em diversos sentidos. Já esclareci que o episódio funcionou enquanto estrutura narrativa, mas o que eu realmente destaco nesse episódio são as informações que ele aqui acrescentou.

O Angoramon nos revelou algumas coisas sobre o digimundo, explicando coisas até sobre o que seria o digimundo e como ele teria surgido. Além de também deixar bem claro como estes são dois mundos completamente diferentes, mas que ainda assim possuem certa conexão.

A questão sobre o pai do Hiro e o que ele faz no digimundo permaneceu em aberta, assim como a questão do porquê do Gammamon (e somente ele, até onde eles sabem) ser capaz de evoluir e depois retornar para a sua forma original. Nem um e nem outro foi respondido, mas o que parece bem possível é que estas duas coisas estejam extremamente conectadas.

O pai do Hiro deve ser alguém muito importante e essa capacidade especial de evolução deve ser uma invenção do próprio. Outros pontos importantes para serem destacados são a questão dos digimons de ficarem invisíveis e a capacidade de trazerem o mundo digital para a nossa realidade.

No primeiro caso não parece algo tão importante a princípio, já que a maioria das pessoas daquele mundo nem mesmo estranharam aquelas criaturas, o que se justifica no fato delas estarem sempre em grande contato com hologramas hiper-realistas.

Agora, o que destaco de fato é o segundo ponto. É a capacidade do Hiro de trazer o digimundo para a nossa realidade, algo que, sejamos sinceros, não passa de uma grande ferramenta de roteiro para extrapolar em diversas cenas de ação onde as consequências das batalhas teriam impactos negativos no mundo e seriam capazes de ferir gravemente as pessoas próximas.

O que ainda que seja uma ferramenta preguiçosa de roteiro, o que não nego que seja a princípio, na verdade é algo bastante útil e que talvez se mostre futuramente como algo extremamente necessário.

O que vai importar de fato é se essa ferramenta de roteiro será bem utilizada ou não, porque é isso que vai justificar a sua existência. Mas ainda é muito cedo para saber, isso é algo que somente os próximos episódios dirão. Até mais.

Comentários