Um Blade Runner chegou a cidade, mas surpreendentemente não foi caçar a Elle, para a gente ver como a garota é sortuda e que a tentativa de acobertar a caça as bonecas trabalha é contra os vilões se formos pensar que ela facilitou o caminho para a retomada da vingança da heroína.

Antes de mais nada, a Elle não é meio afoita, quase que inversamente proporcional ao seu anime? Porque eu sei que esse episódio apresentou o contexto da perseguição a ela, mas precisava mesmo demorar tanto para imprimir umas fotos? A coisa não poderia ter sido mais dinâmica?

Digo que deveria, afinal, nas cenas de ação o anime melhora, sem isso os diálogos comuns e a trilha sonora uniforme me fazem até ficar com sono em alguns trechos. Além disso, não se vê nenhuma tentativa de se aprofundar na questão da humanidade dos Replicantes, apesar de que…

A melhor cena foi a do Joseph dizendo que a Elle não tem alma, mas me pergunto, qual a comprovação de que ele tem? Eu imagino que nenhuma e que isso parte do conceito de “natural” e “artificial” que permeia a existência dos Replicantes. Que é errôneo? Não exatamente.

É fato que os humanos são naturais, pois eles não controlam todos os aspectos de seus nascimentos, e que os Replicantes são artificiais, pois seres humanos os criam e “programam” como bem entendem. Mas será que a Elle conseguir machucar humanos não é um sinal de “evolução”?

O limite desse controle não confere um caráter natural, espontâneo, até aleatório a existência dos Replicantes? A Corporação Wallace pode achar que é um paraíso em que humanos brincam de criadores (segundo a teoria do criacionismo), mas se não controlam todo o processo, então…

Tirando isso, tem algo relevante a observar sobre esse episódio? Muito pouco. O chefe de polícia tentou encobrir seus malfeitos, mas correndo mais riscos teria mais chances de alcançar seu objetivo? Eu acho que sim, afinal, assim ele poderia praticamente obrigar o Blade Runner a perseguir a Elle.

Quanto a policial, ela está na dela, só observando a investigação da qual foi afastada, já o Doc Badger e o J não devem sofrer maiores represálias, então o que sobra? A trama de vingança, que deve voltar à tona no próximo episódio e, espero eu, provendo novas e boas cenas de ação.

Mas além disso, o que há no anime? O que o J falou para a Elle. Alguma discussão relevante além dessa (que nem foi muito uma discussão)? Não. É por isso que Black Lotus tem sido um anime um tanto quanto difícil de lidar, ele parece estar constantemente aquém de seu potencial.

Por fim, apesar das minhas reclamações, não achei o episódio de todo ruim, é que essa lentidão e pouco ou nenhuma exploração de outras perspectivas chateiam mesmo. Parece um desperdício de um universo bem mais profundo do que o anime tem sido até aqui.

Até a próxima!

Comentários