O caso misterioso desse episódio foi um tanto quanto peculiar, ainda que no mau sentido. Foi apenas sobre ventanias fortes capazes de cortar objetos. É, isso não é de forma alguma assustador ou mesmo interessante. Porém, a relação entre os personagens e toda a questão dramática desse episódio compensou o resto.

Nós tivemos nesse episódio um drama muito simples, mas nem por isso interessante de sua maneira. Na verdade, tivemos dois dramas. Ainda que esses dois afirmem uma mesma e única coisa, mas logo chegaremos nesse ponto.

O que vimos a princípio foi certo distanciamento entre a Ruli e o Angoramon. Ele mantinha segredos dela, já a garota por sua vez, numa tentativa clara de retaliação e de demonstrar a sua insatisfação, se distanciou dele cada vez mais ao longo desse episódio.

Sim, foi sem dúvidas um drama bem bobo. No final das contas esse “segredo” nada mais era do que uma “reunião secreta” (que não tinha nem mesmo motivos reais para ser secreta) com outros grupos de digimons que também se encontram no mundo real. Era algo banal, mas foi o suficiente para criar uma intriga entre ambos.

E esse é justamente o ponto, pois ainda que seja bobo, mesmo o bobo não é insignificante de forma alguma. Todo mundo tem uma coleção de experiências sobre discussões e brigas sobre coisas completamente banais e muitas vezes até idiotas.

Além do mais, é necessário lembrar que Digimon é um anime para o público infantil. Então se vemos esse tipo de intrigas bobas acontecerem no mundo adulto, quem dera então entre as crianças e jovens. Outra coisa boba que o anime apresenta é também sobre o Reppamon.

Todo o drama dele tentando lutar contra a própria cauda não se pode ser descrito por outra palavra senão “ridículo”. Aquelas cenas são ridículas, e dessa vez não há desculpas para o quão idiota isso tudo foi.

Contudo, ainda assim a resolução do drama dele, isto é, a resposta que o anime dá para o problema do Reppamon, isto sim contribuiu para a mensagem do episódio e por esse motivo é algo que funciona.

Nele vemos duas criaturas que compartilham um mesmo corpo, cada uma com os seus próprios desejos e vontades, que por vezes não são apenas diferentes, mas antagônicas. Aqui o anime coloca o problema do egoísmo ao mesmo tempo que exalta a busca pela harmonia nas relações humanas.

É preciso fazer concessões, discutir, barganhar, enfim, é preciso negociar com sinceridade. De fato, somente o fato de se permitir uma negociação franca já é por si mesmo um abandono de uma postura egoísta nas relações humanas.

Ou seja, ainda que o episódio trate sobre algo “bobo”, a vida é cheia dessas coisas bobas que muitas vezes preferimos jogar para debaixo do tapete. Então sim, é uma mensagem bem interessante, ainda mais para o público infanto-juvenil.

Agora, voltando para o anime de fato, gostaria de destacar a ação do episódio. Gostei bastante da animação daqui, que teve os seus bons momentos. Também gostei do retorno do KausGammamon, em especial de ver o Hiro “pilotando” ele. Foi bem interessante.

Além disso, a coreografia da batalha também merece um grande destaque, a sequência de batalha como um todo foi muito bem idealizada.

Por fim, a relação da Ruli com o Angoramon foi não apenas resolvida, como de fato elevada para um novo nível de confiança mútua. Gosto da relação que eles têm e aqui o anime provou que eles ainda podem crescer muito juntos. Espero ver mais disso no futuro. Até mais.

Comentários