O jeito ninja de ser dos russos é bem simples, propaganda positiva acima de tudo, nosso país acima de todos os outros. Mas sabe o que é mais “engraçado” em Tsuki to Laika? Como devido a certos detalhes às vezes eles parecem “bonzinhos”. Enfim, vamos falar desse penúltimo episódio?

Dessa vez quem foi ao espaço foi o Lev Leps, o Yuri Gagárin do anime, e se você me disser que se emocionou com essa ida ao espaço dele eu só posso dizer que me emocionei também. Acho que o Yuri teria ficado orgulhoso e espero que O Lev não o copie em tudo depois de ir ao espaço.

Mas antes, o que o Mikhail diz ao Lev, como se também estivesse tentando se convencer daquilo, eu não engoli. Me parece bem mais palpável a ideia dele ter sido escolhido por representar a classe popular, cof cof propaganda, além de demonstrar seu amor pelo espaço desde pequeno.

Talvez no último episódio expliquem isso. Em todo caso, se a ideia era cair no clichê do “foi por você ser assim”, então conseguiram. Quanto a mentira da Irina, algo bem mais relevante, ele não poderia ter feito nada além do que já deveria ter pensado em fazer, que era homenageá-la.

Ele sabe que a Irina não mentiu para ele por mal, apenas para tranquilizá-lo. O que me pega é ele não ter se tocado, mas convenhamos, no meio da turbulência em que se encontrava sou capaz de dar um desconto. O que não dou muito a caracterização de “paizão” do chefe dele.

Apesar de achar uma forma razoável de induzir o Lev a fazer o que o governo quer, a questão é que não parece ser esse o caso, pelo menos não do chefe. Aliás, se a Irina não for “descartada”, se ela não for morta, isso meio que foi adiantado pela caracterização mais “branda” dos russos.

Sobre o lançamento, tudo transcorreu bem nos mínimos detalhes (para a realidade deles) e então o Lev homenageou a Irina ao usar as mesmas palavras que ela usou para descrever sua experiência ao estar no espaço. Exceto pela lua, isso ela ainda deve dizer a ele no episódio final. Hype?

Foi uma linda homenagem, ainda mais pela reação dela ao saber que ele se encontrava no espaço e o peso de suas palavras. Além disso, a caracterização de como ela se sentia em contato com a luz do sol, até a forma diferente como via o mundo, deixou a cena toda mais intensa.

Seu choro foi o resultado do quanto segurou a dor de ter seu feito encoberto, algo que é mais fácil de deixar para lá no dia a dia, mas não tem como não vir à tona quando alguém ou algo lembra dele de forma tão pungente, como o Lev fez em sua mensagem codificada para a moça.

O resto do episódio já foi o que esperávamos, a preocupação do Lev com a Irina, a secretária o pressionando para se dar conta de seu papel de herói nacional, a preparação de um discurso para uma cerimônia de propaganda do governo, etc. Faltou só a gente vê-lo descansando mesmo.

Quem não teve tempo para descansar foi a Irina, pois será descartada e, ainda que a prévia tenha dado a entender que o plano da Anya deve ser em alguma medida bem-sucedido, não sabemos o quanto será isso, e nem se ela realmente será morta. Quem sabe vira uma estrela das artes?

O episódio arrastou consigo esse suspense, algo quase necessário a fim de não diminuir o interesse dos telespectadores antes do episódio final, mas não sei o quanto ele faz sentido ou não. Vai depender de como o “descarte” dela for tratado. Espero eu que com drama, mas um final feliz.

Até a próxima!

E Feliz Natal! 🎅

P.S.: Sim, o dia do voo espacial do Lev foi o mesmo dia em que o Yuri Gagárin se tornou o primeiro ser humano a conquistar o espaço. A cadela Laika, que se sacrificou pela sua conquista, dá nome a cidade secreta, quanto a Irina, bem, seu equivalente fica para a nossa imaginação sonhar.

Comentários