Gosto mais de histórias contadas sob o ponto de vista dos replicantes que dos Blade Runners, apesar de que mesmo o filme que deu início a franquia não deixa de ser uma história dessas. E essa é a história da Elle, uma replicante que concretizou a primeira parte da sua vingança.

Achei engraçado quando a Elle perguntou ao J o que era um Blade Runner, mas foi ainda mais interessante (ainda que um tanto quanto óbvio) quando a Davis revelou que ele era um desses agentes, e não só isso, o melhor deles. Desativar tantos replicantes amoleceu o coração do J?

Ao que tudo indica sim. Quanto a Davis, se pensarmos justamente no história do J se torna ainda mais compreensível que ela não tenha insistido em sua busca no apartamento dele, afinal, o quão estranho seria um grande Blade Runner dessa estirpe acobertar uma replicante assassina?

Mas é justamente isso que está acontecendo e mal posso esperar para entender melhor a história do personagem. Por que ele está dando todo esse suporte a heroína? Espero que o anime conte essa história, ainda que seja de forma sucinta. Tem tempo, pelo menos mais seis episódios.

Tempo esse que deve ser aproveitado para investir em um núcleo que havia aparecido apenas em flashes ate aqui, o núcleo dos Wallace, que controlam o legado da corporação Tyrell, que são os replicantes. Aliás, o Niander Wallace Jr. do anime também aparece em Blade Runner 2049.

Não tinha parado para me atentar sobre isso antes, mas Black Lotus se passa dez anos após Blackout e dezessete anos antes de 2049, o segundo filme da franquia. Então sim, essa animação faz parte da linha do tempo oficial, o problema é o quanto ela agrega a esta, mas isso vai mudar?

Eu acho que sim, pois agora o novo alvo da Elle será os Wallace, e como vemos o Niander Jr. no filme, ele não vai morrer, então de duas uma: ou ele mata a Elle e esconde sua existência ou ela sobrevive, mas não consegue dar cabo de sua vingança. Será que vem final trágico por aí?

Além disso, com o fim do primeiro estágio dessa vingança em apenas sete episódios, fica claro que o próximo passo é investir em um plot mais profundo, que aproveitará personagens mais relevantes que podem tornar a trama mais complexa, o que não era bem o caso dos caçadores.

Ainda assim, é óbvio que esse desfecho precisava ser bem trabalhado e acho que escolheram a melhor forma de fazê-lo. Era óbvio que a Elle iria atrás do Dr. M e que, sabendo das mortes dos outros, só havia uma coisa que ele poderia fazer, preparar uma armadilha a fim de encurralá-la.

Ele deu mole para um revide da moça e por tabela seu assassinato, mas não vejo muito como o velho se protegeria melhor, não quando tinha o óbvio desejo de, como as outras vítimas, encobrir seu envolvimento em um experimento tão questionável como foi a caça às bonecas.

Esse episódio se sobressaiu pelo que foi agregado de informação acerca da personagem, cujas memórias não foram todas fabricadas, tornando a figura masculina de suas lembranças a provável chave para desvendar o mistério de sua capacidade de se rebelar contra os humanos.

Aí eu fico me perguntando se o Niander Jr. não é a figura misteriosa com a qual ela teve contato e que a tornou um espécime raro de pesquisa a fim de aprimorar o desenvolvimento de replicantes cada vez mais humanos, seres que obedecem mais aos próprios instintos que uns aos outros.

Nesse cenário o tiro do Wallace Jr. não teria saído pela culatra, coisa que não vejo acontecendo. Não lembro muito do filme 2049, mas de uma coisa eu sei, o desenvolvimento dos replicantes se sofisticou, e cada vez mais a Elle parece ser a chave para isso. Ela é o próximo estágio.

Por fim, a heroína segue sua jornada de vingança claramente se sentindo incompleta, direcionando a corporação Wallace seu descontentamento. Nisso esse episódio foi bem proveitoso, pois nos entregou uma situação divisora de águas para a vingança dela e assim o próprio anime.

Com essa mistura de boas cenas de ação, uma armadilha que teve o efeito contrário (mas foi bem bolada), a definição do verdadeiro vilão (para a heroína, nem tanto para a gente) e ótima trilha sonora; tivemos o melhor episódio do anime até aqui. Vamos ver onde essa vingança vai parar.

Até a próxima!

Comentários