Uma coisa que sempre desconfiei era sobre os ditos “animes para criança”. Sempre tão tachados como bobos e por não trazerem um conteúdo sério e relevante. Se muitas vezes são assim, e certamente há o espaço para serem assim, de forma alguma precisam ser assim. Na verdade, talvez justamente por ter esse público alvo é que deveriam dizer algo de importante.

E não raro olhando para as mensagens que essas obras expressam me pergunto quantos adultos, os que tanto se orgulham de ver suas “coisas sérias”, já as tenham esquecido. E esse episódio mostrou que uma coisa pode ser “infantil”, mas ainda assim impactante e admirável.

Nele, nós retomamos a jornada em direção a FAGA, e justo quando os escolhidos se aproximam do local algo se coloca em seus caminhos. Interessante notar como apenas os digimons notam que há algo naquele local de diferente, que há algo de perturbador lá.

Apenas eles com exceção da Hikari, é claro. E isso é bem interessante, pois ela sempre foi alguém diferente dos outros escolhidos, até mesmo do TK. Ela sempre teve uma sensibilidade para com o mundo digital superior a qualquer outro escolhido.

Aliás, a personagem teve cenas bem interessantes nesse episódio. E em momentos muito especiais também. Como quando ao sentir que o Tai estava em grande perigo ela o auxilia com sua luz. Ou no final, que enquanto um silencioso desespero se espalha pelos escolhidos nenhum olhar abatido era comparável ao dela.

Mas daí já estou pulando uma grande cena de ação. Que infelizmente teve uma animação bem precária. Mas não sei dizer, talvez por esse fato ou talvez não, isso tornou esta cena ainda mais incrível na minha opinião.

Quero dizer, se o anime pecou em sua animação ao menos ele ostentou uma direção excelente auxiliada por uma trilha sonora que beira a perfeição. Que aliás, é capaz de competir até com a clássica do anime antigo.

Estes dois elementos somados fizerem dessa cena incrível, mesmo com as limitações da animação. E ver esse esforço descomunal por parte de quem tornou esse episódio tão maravilho, isso por si mesmo é uma das coisas que me fazem achar o episódio tão maravilhoso. E ainda fazer desse um dos melhores, senão o melhor que já tivemos.

O inimigo também foi muito bem escolhido, e até a sua aparição foi previamente preparada. Isso que nem é uma aparição qualquer se lembramos que o Mugendramon é um vilão do anime antigo também. Aqui ele foi um inimigo bem interessante e curioso.

E digo curioso porque em grande parte da batalha o que nós víamos eram os seus ataques se dirigirem ao continente nuvem e não aos escolhidos. A primeira pergunta não é nem sobre o porquê que dele atacar o continente, mas o porquê daquele continente estar lá.

Sem dúvidas esse episódio teve muitas coisas curiosas, mas o seu grande acerto é tão maior que eu mal me importei com elas. Os momentos da batalha após o Tai ter se sacrificado para os seus amigos seguirem em frente foram épicos.

Incluindo o próprio momento desse sacrifício. Mas gostei em especial quando o Tai pede ao Yamato para que ele lidere os seus companheiros a partir de agora.

Esse é um momento muito importante pois o Tai se impõe como líder do grupo. Até agora o Tai teve sim os seus momentos de liderança, mas sempre muito sutis, nada tão grande como o desse episódio.

E logo no momento mais oportuno, justo quando eles passavam por grandes dificuldades é que ele tomou para si essa posição e agiu como um verdadeiro líder agiria.

E novamente, a cena mostra que além de ele ter consciência de sua posição de liderança, ele mostra que não é líder para si mas para os outros. Quando a sua posição de líder pede que ele abdique da própria liderança ele o faz sem nem pensar duas vezes.

E esse também foi um momento interessante para o Yamato, pois a sua confiança no Tai se baseia acima de tudo em sua amizade. Ele faz a vontade de seu amigo pela amizade que eles têm e por saber que aquilo é melhor para os seus outros companheiros.

E então chegamos no momento final do episódio, onde mesmo após ser derrotado pelo WarGreymon ele ainda consegue se explodir e levar o Tai junto com ele. Esse é um momento muito tenso, e para os escolhidos é até desesperador. Sem dúvidas um final completamente inesperado. Estou curioso para ver o que virá daqui em diante.

Claro, o Tai deve ter evitado aquela explosão de alguma forma mas se ele não for reinserido no grupo de imediato (e ele passar a liderança ao Yamato indica isso) então eles terão que conviver com essa ausência e quem sabe até com a dúvida de um possível retorno. Ou seja, é uma oportunidade de ouro para o crescimento deles como grupo. Algo que acrescentaria e muito ao anime.

Por fim, gostaria de lembrar sobre a aparição do Leomon e do seu grupo nesse episódio. Há tempos venho falando sobre a construção do mundo e como suas conexões com aqueles que nele vivem são importantes para este fim.

E nesse episódio nós vimos alguns desses personagens que eles conheceram em sua jornada, o que nos faz pensar no quão importantes eles podem ser nessa reta final da história.

Aliás, dessa belíssima história que nos está sendo contada. Esse foi um episódio maravilho, mais um dessa bela sequência de grandes episódios. É isso, até mais.

Comentários