Love Live! Sunshine!! – ep 6 – Vamos salvar a escola! (De novo)
No artigo anterior eu falei muito sobre identidade não só das personagens mas da própria série, e no episódio desta semana a produção do anime acrescentou mais um elemento da série antecessora, trata-se do tema “impedir a escola de ser fechada” que foi utilizado muito bem na série anterior. A reutilização de elementos ou temáticas da sua antecessora passa a impressão de falta de ousadia e demonstra todo o cuidado da produção do anime em manter um padrão que funcionou anteriormente, essa preocupação em evitar uma possível descaracterização de Love Live! Sunshine!! está levando a uma proximidade com o anime anterior, o que pode ser perigoso, pois pode tirar a identidade e a essência da série atual.
Sobre o episódio em questão o grande destaque foi a reciclagem da temática “salvar a escola”, entretanto em Love Live! Sunshine!! esse tema foi introduzido de forma diferente e as reações das personagens foram distintas em comparação a série anterior, curiosamente a Chika, que é a protagonista da série ficou muito feliz ao saber que sua escola seria fechada pois assim ela e seu grupo de school idols poderiam seguir os mesmos passos das μ’s.
Para poder impedir que a escola seja fechada (na verdade a escola vai ser combinada com um outro colégio de uma cidade próxima e maior) as Aqours decidem fazer um vídeo promocional para poder atrair novos alunos, estratégia usadas pelas μ’s nas temporadas anteriores. Videos promocionais em animes do gênero idols são comuns, por exemplo, as Nagarekawa Girls do anime Locodol também fizeram um vídeo promocional, e tanto em Love Live! Sunshine!! quanto em Locodol as personagens encontraram dificuldades para fazer um vídeo mostrando suas cidades, coincidentemente nesses dois animes os cenários são parecidos pois os grupos de idols dessas séries moram em cidades do interior do Japão.
Mais uma coisa em comum entre os animes Love Live! Sunshine!! e Locodol foi a resposta para o problema que foi perceber que os moradores são o que há de melhor em uma pacata cidade do interior, em ambos os animes as personagens perceberam isso depois de inúmeras tentativas fracassadas, no caso especifico de Love live! Sunshine!! após terem recebido duras criticas da diretora Mari devido a um vídeo ruim, as meninas tentam encontrar uma resposta sozinhas, algo que eu achei interessante, pois as Aqours tinham consciência de que se achassem a solução para o vídeo elas amadureceriam como school idols.
Por fim, é importante lembrar que houve inserções da Mari conversando com Kanan e também dialogando com Dia, em um flashback exibido no episódio indica que essas três personagens já formaram um grupo de school idols mas que acabou não dando certo por algum motivo que deve ser explicado em breve. Outra coisa importante que aconteceu foi o número musical no fim, a música estava agradável, o cenário bonito mas a animação em CG das meninas nas partes de coreografia destoava um pouco com o 2D.