As jornadas pessoais de Angelo e Nero chegaram ao fim. Embora tenham caminhado lado a lado boa parte dos últimos 91 dias, seus caminhos e objetivos eram diferentes. Ou não eram? E o final ainda por cima foi ambíguo!

Ou não foi? Confesso que ao terminar de assistir o episódio final eu me senti inquieto, insatisfeito mesmo. Como assim? O que tinha acabado de acontecer? Mesmo assim eu tinha a sensação de que tinha assistido algo incrível. Ser incrível e deixar insatisfeito ao mesmo tempo?

Precisei refletir bastante tempo e até mesmo ler algumas outras análises por aí – de gente que gostou a gente que achou uma grande porcaria. Se eu não tivesse contado as cinco estrelas já denunciariam que estou entre os que gostaram, mas ao invés de dizer porque eu gostei, o que acho inútil a essa altura com o anime já terminado, utilizo esse artigo final para descrever o que eu entendi de 91 Days.

Ler o artigo →

Com muito atraso finalmente publico esse artigo. Já assisti o anime até o final, mas para um acompanhamento episódio a episódio achei que seria um desleixo escrever um artigo só sobre quatro episódios considerando que esses dois compuseram um arco separado. E também não seria justo com o Corteo. Ele merece esse artigo.

O artigo sobre os episódios derradeiros sairá amanhã, e haverá ainda mais 91 Days essa semana, fique de olho!

Ler o artigo →

Corteo está preocupadíssimo que talvez Angelo tenha olhado tempo demais para o abismo. E quem pode culpá-lo? Do meu ponto de vista privilegiado, como espectador, a impressão que eu tenho é que Angelo segue firme e forte em seu plano de vingança, com pouco ou nenhum traço de humanidade ou sentimento restante.

Mas o Corteo? Ele não está em vários lugares ao mesmo tempo. Ele não está sempre vendo os olhares do Angelo. Ele não teve a oportunidade de estar o tempo todo ao lado dele e calmo e distante o suficiente para analisar seu modo de operação. O que Corteo vê é o resultado das ações de Angelo. Quando escutou através da porta o amigo de infância dizer ao Nero que eles agora eram irmãos, o que Corteo ouviu foi uma celebração:

Oh! Meio-dia da minha vida!
Hora solene!
Oh! jardim de verão!
Felicidade inquieta, de pé na ansiedade e à espera;
Espero meus amigos, pronto noite e dia,
Onde estão, meus amigos?
Venham!
É tempo, é hora!

Ler o artigo →

Olá! Sou um novo redator aqui Retorno depois de um bom tempo fora – dessa vez de verdade, prometo! São tantas coisas que contribuíram para me afastar, enfim, agosto não foi um bom mês (e só não comemoro que esteja acabando porque em setembro virão contas para pagar, fim de temporada, guia da próxima … se pensar demais desisto), mas nada disso vem ao caso. Eu voltei 🙂

E meu retorno não poderia ser senão com um artigo de 91 Days. Esses dois episódios foram sensacionais. Eu cheguei a ler aqui e ali, por cima, algumas reclamações sobre os rumos do anime e fiquei preocupado, mas depois que assisti aos episódios fiquei curioso é para saber como podem ter achado que o anime piorou.

Enfim, se importa em, como de costume, me acompanhar em mais esse artigo?

Ler o artigo →

Faz tempo que ninguém morre né? Quero dizer, no episódio passado morreu o Golias e mais um carroceiro aleatório e um policial corrupto que ele matou. Mas quem liga para eles? Faz tempo que ninguém importante morre. Faz tempo que não morre pelo menos alguém que seja habitante da cidade de Lawless. 91 Days parece estar usando esses episódios para posicionar suas várias peças antes de começar a carnificina. O triturador de carne veio desmontado e precisam montar, algo assim. Porque eu ainda acredito que muita gente vai morrer.

Ou talvez isso seja pensamento positivo. Ou uma forma de intimação mental: esse anime não vai acabar bem se não morrer no mínimo quase todo mundo, então 91 Days, estou achando você muito legal, por favor não me deixe na mão e mate todo mundo. É parecido com quando você sai com uma pessoa legal, de quem você está afim, está tudo dando certo mas ainda falta ser mais do que só uma noite legal que você poderia ter com qualquer um de seus amigos ou amigas, entende? 91 Days, estou apaixonado por você e queria saber de você se gostaria de dar o próximo passo junto comigo…

Ler o artigo →

Nero não parece ser o tipo de pessoa que queimaria Roma (ou CDs). Nero é divertido, bem humorado, se preocupa com os seus, é rápido para confiar nas pessoas, é inteligente e gosta de criancinhas. Ele não parece o tipo de pessoa que mataria criancinhas. E no entanto matou. Eu sei que ele matou, você sabe que ele matou, o Angelo sabe que ele matou. E o próprio Nero não parece estar exatamente ok com isso.

Ele fez porque tinha que fazer. E depois de fazer, entregou-se mais à família. Daí não parou mais. Adultos, crianças, acredito que o que tivesse que passar pela mão dele ele fazia. Não sei se ele chegou a matar mais crianças, mas ele dá a entender que mataria se precisasse, mesmo não gostando. E o Angelo com isso?

Ler o artigo →

O mundo da máfia em Lawless é bastante complexo. Provavelmente existem grandes empresas familiares no mundo real com teias de poder mais simples que a das famílias mafiosas de 91 Days. As famílias Orco e Vanetti estão à beira da guerra, e a família Galassia supostamente “não quer” isso. Aliás, se entendi direito, os Galassia não são de Lawless, certo? No episódio 2 foi dito que são de Chicago. A grande e poderosa Chicago, deve ser assim uma espécie de capital mafiosa do país, é compreensível que duas famílias que se odeiam estejam dispostas a ir tão longe apenas para agradá-la. E como todo mundo quer sua parte, é claro que não poderia ter faltado o agente da lei corrupto nesse episódio, que na prática foi o responsável por toda a crise que pode ter sido o estopim para mudar para sempre o mapa da máfia em Lawless.

No meio desse tornado, lutando contra poderes muito maiores que o dele, Angelo foi arrastado à reboque nesse episódio e sua vingança não saiu do lugar. No final das contas parece que a sorte lhe sorriu e ficou em uma posição bastante vantajosa para continuar. Será?

Ler o artigo →

Que o título do anime teria relação com a duração da história dentro do universo, isso era previsível. O que eu não esperava é que houvesse uma razão objetiva para isso. Quero dizer, a vingança poderia apenas, por acaso, calhar de demorar 91 dias. Mas o que vai acontecer em 91 dias é outra coisa e aponta para um final grandioso para o anime: é quando ficará pronto o teatro que a família Vanetti está construindo.

E nesse episódio fiquei um pouco confuso com a localização geográfica de Lawless, já que Chicago é citada, mas isso é inconsequente para a história. Angelo (chamarei-o em meus artigos de Angelo, seu nome de batismo, ao invés de Avilo, seu disfarce) mostrou que é sim tão inteligente e frio quanto já havia ficado implícito no primeiro episódio mas mostrou também que é inexperiente e nesse sentido, inocente. Quero dizer, você assistiu os créditos e sabe do que estou falando, não sabe? Senão assistiu, pare de pular créditos. Que mania feia a sua! Vá lá, assista, e depois venha ler esse artigo!

Caro leitor, aqui sou eu, Fábio Mexicano Godoy, e nessa temporada irei cobrir 91 Days!

Ler o artigo →

Meu segundo artigo de primeiras impressões, com mais três animes! Um anime de máfia ambientado em cenário semelhante aos EUA durante a Lei Seca, uma fantasia em cenário semelhante à Europa do final do século 19, e um sei lá com lolis e mechas. Incluindo o meu artigo e os da Tamao-chan e do Iwan, essas foram todas as primeiras impressões até agora:

Além desses, a Tamao-chan escreveu também um artigo sobre ReLIFE, o anime da temporada que foi lançado inteiro de uma vez só. Sem mais enrolação, continue lendo para saber o que achei de 91 Days, Alderamin on the Sky e Regalia: The Three Sacred Stars!

Ler o artigo →