[sc:review nota=3]

Esse episódio conseguiu se livrar por pouco de ser bom. Não vou dizer que seria bom para o meu gosto, mas seria, vá lá, interessante, competente, razoável, embora ainda fosse Monster Musume. Desesperado com essa perspectiva o problema foi resolvido da forma mais forçada possível: simplesmente acabou a parte boa do episódio e começou outra, ruim como os piores episódios desse anime até agora. Essa passou perto! Continuem com o trabalho duro, garotas monstro!

No meu artigo sobre o episódio 8 de Shimoneta comentei como é difícil um anime competir no gênero comédia em uma temporada que tem Prison School e Himouto! Umaru-chan. Dois tipos diferentes de comédia, dois animes que têm demonstrado maestria em seus respectivos reinos. Outros animes da temporada só podem sonhar ser tão bons assim. Jitsu wa Watashi wa é um harém tão bom (ou tão ruim) quanto Monster Musume, mas seus personagens pelo menos são bem mais cativantes (exceto a menina jornalista, ela é apenas chata e sem noção mesmo), e sendo mais comédia do que harém ele fica em uma espécie de segunda divisão das comédias da temporada. Joukamachi no Dandelion tem personagens demais e uma premissa muito sem sentido, é o tipo de anime que só faz sentido como comédia mas na maioria das vezes ele fracassa em me fazer rir. Nos últimos episódios ele tem retratado mais os relacionamentos entre os irmãos e apostou mais no drama, o que o fez melhorar bastante. Enquanto isso Shimoneta no episódio 8 perdeu o foco e, como comédia, empalidece diante dos gigantes da temporada (o episódio 9 voltou a ter foco e melhorou, aguardem o artigo ainda essa semana). E Monster Musume é um harém ruim, com personagens rasas (e quase todas feias) e sem graça. Daí ele dedica metade de um episódio a uma comédia boba do protagonista doente de cama? Por favor, até Monster Musume é melhor do que isso.

E não precisa ir longe para provar que Monster Musume é melhor. Teve o episódio da Suu, que eu ainda acho o melhor até agora, mas esse próprio oitavo episódio teve uma primeira metade interessante. Não muito bem executada, mas interessante. Cerea a Centaura se recusava a enxergar com desconfiança a obviamente suspeita Rachnera, porque ela achava que fazer isso seria ceder aos seus preconceitos. No final a Rachnera fez o que se espera dela (e de quase todas as outras garotas lá) e atacou o protagonista. Cerea o salvou e fugiu pela cidade, desconsolada por seu preconceito ter se mostrado pelo menos parcialmente justificável. No final os dois são atacados por um bando de maloqueiros que desprezam monstros em geral mas queriam muito sentir os peitos da Cerea, que permaneceu imóvel porque as leis a impedem de ferir humanos. Noutras ocasiões o protagonsita a teria salvo, mas dessa vez eram muitos maloqueiros e ele foi restringido. Entra Rachnera em cena, salva os dois, e Cerea coloca seu coração para fora: agradece pela ajuda e se desculpa, não por ter duvidado dela, mas por ter escondido que sempre duvidou dela.

Preconceito é assunto sério, e lembro que em um dos artigos um leitor apontou que era um tema abordado em Monster Musume. Eu continuo não achando um harém com monstros o local adequado para abordar um tema desses, mas é lógico que uma abordagem bem feita do tema não é ruim em lugar nenhum. Mas o primeiro problema é que não foi exatamente uma boa abordagem. Foi difícil entender o que estava realmente acontecendo até a Cerea fugir e começar a contar tudo o que se passava na cabeça dela. O clima durante quase todo o tempo antes disso e depois da Rachnera salvá-los foi de comédia típica de haréns (ou típica dos piores haréns). E como já disse, o pior estava reservado para depois: o episódio era duplo e a segunda metade foi horrível. Para quem vem gostando de Monster Musume, imagino que tenha sido um episódio pelo menos razoável, senão muito bom. Eu sou como a Cerea (mas meus peitos são um pouco menores) e estava cheio de preconceitos antes de assistir o anime e depois que o conheci melhor apenas confirmei meus preconceitos. Ou seja: não gosto de Monster Musume e faço questão de deixar isso claro. É honestidade com você que está me lendo agora. De todo modo dei uma nota de episódio mediano pelo esforço da primeira metade ainda que ele tenha sido desperdiçado na segunda.

Não é a coisa mais engraçada que você assistiu essa semana?

Não é a coisa mais engraçada que você assistiu essa semana?

Comentários