Enquanto assistia esse episódio, principalmente quando começa a fuga do Kou, não pude evitar a sensação de que já havia assistido aquilo antes. Essa sensação estranha de que já vimos ou experimentamos algo com que nunca tivemos contato antes é chamada pelo termo em francês déjà vu, que se traduz literalmente como “já visto”. Bom, quem cunhou o termo só gostava de francês, não foi exatamente criativo, né?

O nome do Kou aliás é bem “criativo” também. Segue a linha de nomes fáceis e com “K” de mocinhos adolescentes do anime, depois de Kei e Kai (que é apelido do Kaito). Se você precisava de uma lembrança-resumo da história do Kei até uns episódios atrás, o Kou fez isso em um episódio apenas.

Kou foge junto com o ajin que desafiou o Satou

Kou foge junto com o ajin que desafiou o Satou

Ai que preguiça essa episódio me deu! Tá, vou comparar as histórias de Kei e Kou, porque é o que de melhor tenho para fazer. O Kei não sabia que era um ajin, enquanto o Kou sempre soube (sobre as suas respectivas famílias, permanece um mistério se sabiam ou não). O Kei sempre foi frio (e meio distraído), enquanto o Kou parece ser bem mais intenso (tem até medo de altura, enquanto o Kei não tem muito problema em testar se machucar e se matar de diferentes formas para descobrir seu potencial). O Kei, por conta de seu comportamento distraído, morreu atropelado e foi descoberto. O Kou compareceu à manifestação do Satou e foi muito cuidadoso, escondendo o rosto a maior parte do tempo; depois, na reunião no dia seguinte, ele mostrou sua cara para os demais ajins. Aí começou o infortúnio dos dois.

O cenário nessa ambulância parece desenhado, não modelado. E não especialmente bem desenhado

O Kei começou a ser perseguido pela polícia, pelo governo, pela imprensa, por todo mundo. O Satou também soube dele, claro, mas sabia que com esse circo todo precisaria de uma boa estratégia para se aproximar do Kei. O Kou se apresentou por vontade próprio ao Satou, e começou a ser perseguido por ele quando se recusou a ajudá-lo em seu plano terrorista, e o Tosaki usou os meios de que dispunha para descobrir sua identidade e rastreá-lo, chegando muito perto de capturá-lo. A história dos dois só deve começar a mudar de forma significativa a partir daqui, porque o Kou parece que vai procurar o Kei, enquanto o Kei não tinha a quem recorrer (tentou recorrer ao Satou quando esse se apresentou a ele, mas isso só lhe trouxe ainda mais infortúnio). O que é curioso, porque a história então vai ficar diferente quando eles passarem a trilhar o mesmo caminho! Juntos!

Bom, vale a pena algumas palavras sobre o Satou também. Depois de ter dito que ele quase me convenceu mesmo eu sabendo que ele estava mentindo no episódio anterior, e considerando seu histórico de mentiras, eu não vejo razão para acreditar em nenhuma palavra do que ele diz. Ah sim, tenho certeza que ele vai matar pessoas. Mas seu objetivo é mesmo construir um Estado Ajin? Duvido. Não faz sentido geopolítico e ele é inteligente para saber disso. Também não acredito que ele só queira encurralar o governo para conseguir negociar. Então o que ele quer? Ele já disse que gosta de matar pessoas. Talvez seja só isso mesmo.

Agora ele tem um pequeno grupo de ajins trabalhando com ele. Não é grande coisa, principalmente porque duvido que qualquer um deles tenha muito treinamento em artes de assassinato humanas ou ajins. O gordo pelo menos é muito bom com computadores (gordos sempre são) e criou um site para a causa. Ele também é otaku por armas e identificou defeitos e uso incorreto na arma do Tanaka só de olhar para ela. Enfim: o gordo é só um cérebro externo para o Satou, já que seria muito retardado o anime dizer que ele é absolutamente bom em absolutamente tudo.

Quem confia no Satou?

Quem confia no Satou?

Os ajins que discordaram do Satou, com exceção do Kou, que conseguiu fugir, foram aprisionados. E não em celas: em latões mesmo. Curioso como ele trata seus “irmãos” ajins quando não concordam com ele – veja bem, nem disseram que iriam impedi-lo, apenas discordaram dele. Se ele estava preocupado com o vazamento da informação, poderia prendê-los, mas em condições dignas. Não tentou sondar cuidadosamente a opinião de nenhum deles, como fez com o Kei, contou seu plano logo de uma vez. Será que ele pretende decapitá-los? Apenas um deles se insurgiu contra, dizendo abertamente que iria impedi-lo – e foi ele quem conseguiu salvar o Kou. Mais do que isso: ele fez a pergunta certa e parece ter abalado o Tanaka. Se o governo maltrata eles e a população não acredita porque tem medo, atos de terrorismo não vão justificar o medo da população e reforçar e institucionalizar as restrições governamentais e talvez até os maus-tratos?

Tanaka parece abalado pela verdade que acaba de ouvir

Tanaka parece abalado pela verdade que acaba de ouvir

Comentários