Finalmente todas as dúvidas sobre o passado foram respondidas com um extenso flashback sobre Migiwa e Reoko. É uma tragédia comum: uma amizade destruída por desejos egoístas, ainda que bem intencionados. Se alguém ainda achava que a Reoko era uma vilã a essa altura da história, certamente deve ter revisto sua opinião.

Ou não. Ela é um caso de vilã do tipo heroína caída que enlouqueceu e é capaz de jogar no lixo até mesmo seus ideais se for em nome de sua vingança pessoal. De todo modo, mais do que nunca, eu sinto pena dela. Compaixão mesmo.

Restou ainda um bocado de dúvidas sobre a política mundial, o Guy, a Kaoruko, a origem dos burankis e da Ilha do Tesouro, e outras coisas menores. Tudo isso fica para a segunda temporada que ainda não tem data para sair, mas eu aposto que virá em julho. Essa boa primeira temporada foi o treinamento de ferro de Azuma e seus companheiros, cortesia do time Reoko, que roubou a cena em quase todas as ocasiões em que apareceu.

Reoko olha de forma sinceramente carinhosa para Migiwa

Reoko olha de forma sinceramente carinhosa para Migiwa

Migiwa e Reoko eram jovens e amigas próximas. Próximas por ambas possuírem o coração de um buranki? Provavelmente foi por isso que se aproximaram, mas elas gostavam uma da outra e se importavam de forma genuína. Entra em cena o único truque mal explicado do anime: de repente a Reoko descobriu que tinha pouco tempo restante de vida. Na legenda que eu vi eram 3 dias, mas acho que isso não faz sentido, deve estar errado. Como alguém completamente saudável descobre que vai morrer em três dias? Mesmo os tipos mais agressivos de câncer levam cerca de um mês para matar pelo que eu sei. Enfim, esse foi só um truquezinho de enredo pra facilitar as coisas. Fossem 3 dias ou 3 anos, o fato é que era um tempo curto demais, inaceitável demais para uma garota de 16 anos, que está apenas entrando na fase mais incrível de sua juventude.

Migiwa também não aceitou e pesquisou loucamente sobre o Entei, o buranki da Reoko, e descobriu que ele era intimamente vinculado à imortalidade. Ela descobriu que destruindo o coração de Entei, ele tomaria para si seu portador como seu novo coração. Reoko não enlouqueceu quando “atacou” a cidade, nem dava para chamar aquilo de ataque até onde foi mostrado. Ela estava com seu buranki no meio da cidade e pretendia revelar alguma verdade secreta sobre os burankis para o mundo que provavelmente ela teve acesso graças ao privilégio de possuir o coração de um. Esse segredo permanece secreto, mas parece que na mente de Reoko os burankis são malignos, e nisso Migiwa discordava dela já desde aquela época.

A mãe de Azuma aproveitou a ocasião para destruir o coração do Entei e “salvar” a vida de sua querida amiga tornando-a eternamente presa ao buranki, que não permite que ela morra; e também prendeu a Reoko por razões que não entendi direito, mas segundo ela foi para proteger a própria. Anos depois, ela se casou, partiu para a Ilha do Tesouro e libertou a Reoko com a missão de ser a única caçadora de burankis do mundo. Isso já era ruim o bastante, mas ela viu coisa muito pior. No meio do caos gerado pela desativação de todos os burankis, o governo japonês passou a perseguir e matar todos os usuários de bubuki. Enfurecida, Reoko matou todo o alto escalão do governo e estabeleceu um primeiro-ministro fantoche, efetivamente dando um golpe de estado. Não imagino que outros países do mundo tenham se saído muito melhores.

Uma coisa chamada “Demokratia” emergiu (ou sempre existiu, não sei) e parece que o Guy é o líder disso. Parece ser uma organização grande, transnacional, provavelmente deve controlar vários países já que possuem acesso inclusive a armamento nuclear. Foram eles que atacaram a Ilha do Tesouro, e agora o papel do Souya nessa história ficou confuso para mim. Talvez ele tenha sido enganado e usado pela Demokratia também? Talvez tenham dito a ele que apenas pretendiam pegar uns corações pra reativar alguns burankis no mundo? É possível. Definitivamente, nesse episódio, ele lutou contra aqueles que tentaram derrubar a ilha. E, me parece, morreu.

Como parecem ter morrido também os outros dois membros do time da Reoko que ainda estavam vivos (o Matobai havia morrido no episódio anterior). Morreram tentando impedir a queda da ilha. A Migiwa também parece ter morrido da mesma forma. A Reoko estava tão ensandecida que não deu atenção para nada disso, e mesmo após a aparente morte da mãe do Azuma continuou lutando contra o Oubu, que tentava evitar que a ilha caísse e destruísse o mundo. Não conseguiu evitar a queda, mas conseguiu evitar a destruição: a ilha afundou pacificamente no oceano. A Reoko foi capturada com seu Entei. Azuma e seus companheiros sobreviveram, mas nem sinal do Oubu – talvez tenha ido para o fundo do oceano também? O final do episódio e da temporada confirma que a Kaoruko está ao lado do Guy. Terá ela descoberto a mesma “verdade” que a Reoko havia descoberto e que a fez querer destruir todos os burankis? Não que eu acredite que o Guy queira destruir todos os burankis, mas é possível que ela acredite que é capaz de usá-lo.

Enfim, eu não esperava nada desse anime quando comecei a assisti-lo. Aliás, nem pretendia assistir, só o assisti porque foi um dos primeiros a estrear e eu não tinha mais o que ver. Por outro acaso do destino acabei escrevendo sobre ele – havia chegado o sábado e não tinha mais nenhum anime que eu tivesse intenção de escrever ou que pudesse escrever (ou eu já estava escrevendo, ou era um tema que não gosto de escrever, como comédia, ou era anime cujo episódio tinha saído naquele mesmo dia e eu não gosto de escrever sobre um episódio no mesmo dia do lançamento ou no dia seguinte, enfim). Todos esses acasos me trouxeram aqui, e eu gostei bastante do que eu assisti. Não digo que seja um anime excelente, um candidato a clássico nem nada do tipo, mas ele é muito bom. Talvez em alguns anos eu nem lembre dele direito mais, mas valeu a pena o tempo que passei assistindo e escrevendo sobre Bubuki Buranki. E que venha a segunda temporada! Salva logo a Reoko, Azuma!

O time Azuma acaba assim, varrido para uma praia qualquer

O time Azuma acaba assim, varrido para uma praia qualquer

Comentários