Desde o começo do anime a questão sobre se o Rokuro voltaria ou não a ser um exorcista era um não problema. A pergunta correta não era “se” ele iria voltar, mas “quando” e “como”. Sendo um anime curto, o “quando” era provavelmente rápido. Sendo um anime com uma dupla de protagonistas em vias de se tornaram um par romântico, o “como” também era previsível.

Então é um anime previsível! Em seus fundamentos mais básicos, sim. Não é uma história sobre o Rokuro voltar a ser um exorcista. É a história sobre o Rokuro se tornar o maior exorcista que já existiu!

Correção: eu havia escrito o nome do protagonista como “Rokuro”, quando na verdade é “Rokuro”. Já está corrigido no texto inteiro e no título.

Gostei desse enquadramento da Benio

Gostei desse enquadramento da Benio

Desde o começo o Arima está interessado no poder do Rokuro. Eu vou mais longe e aposto que a própria transferência da Benio para o alojamento onde o Rokuro mora teve a mão do Arima puxando as cordas. Ele mandou a Benio para o Rokuro e em seguida convocou todos os exorcistas do Japão para decretar que os dois eram as Estrelas Gêmeas, enquanto para todo mundo o Rokuro era um completo desconhecido. Nesse episódio ele mandou outro exorcista especialmente para que o Rokuro conhecesse: Shimon, um dos Doze Generais Celestiais, e “por acaso” quase da mesma idade que o Rokuro. Por todos os meios, Arima está tentando atiçar a ambição de Rokuro para que ele se torne não apenas um exorcista, mas o mais poderoso dos exorcistas.

Os dois indo juntos enfrentar kegares

Os dois indo juntos enfrentar kegares

Claro que fica faltando uma peça nesse quebra-cabeça. Se a região do Rokuro não estivesse anormalmente sujeita a uma grande quantidade de kegares, e kegares anormalmente poderosos, nada disso teria funcionado. O Rokuro não acabaria lutando junto com a Benio, e não haveria desculpa para enviar o Shimon para que o Rokuro o conhecesse, e mesmo se um motivo aleatório qualquer fosse dado, Rokuro não veria o quão poderoso ele é porque ele não precisaria usar tanto de seu poder. O que significa que o Arima está por trás desse surto de kegares? Eu ainda não vou tão longe, mas não descarto.

A Benio ficou legal com esse uniforme também!

A Benio ficou legal com esse uniforme também!

Apareceu outro sujeito não identificado nesse episódio com comportamento suspeito que parece ser diretamente responsável pelos kegares. O que ele planeja eu não faço a menor ideia. É possível que esteja agindo sob ordens diretas do Arima. É possível até que seja um exorcista graduado e famoso. Mas também pode ser só um terrorista qualquer que o Arima também está dando seu jeito de manipular.

O Rokuro ficou com muita cara de bobo nessa cena

Mas para quê criar um exorcista tão poderoso em primeiro lugar? Veja bem: pode ser que o objetivo do Arima sequer seja o tal Miko, filho das Estrelas Gêmeas, mas o próprio Rokuro. O Rokuro parece ser especial de todo modo, e não só por ser poderoso: sua arma é seu braço transformado, enquanto todos os demais exorcistas que apareceram em ação até agora usavam algum tipo de espada. A Benio usa encantamentos para ficar mais veloz e resistente também, mas esses encantamentos vão em sua roupa, como ficou claro na primeira vez que os invocou no primeiro episódio. O caso do Rokuro parece realmente especial.

Como eu já especulei noutra ocasião, não vejo motivos para se desejar tão profundamente que todos os kegares sejam exterminados. Claro, eles são maus. Claro, eles matam pessoas. Mas tirando a região onde o Rokuro mora, eles parecem suficientemente sob controle. E mesmo na região do Rokuro aos trancos e barrancos eles estão dando um jeito. E pior: parece que o local só está sofrendo esse surto de kegares por ação humana deliberada. Se kegares podem ser criados por seres humanos, de que adiantaria destruir todos? E mesmo se fosse possível e útil destruir todos os kegares, o que todos os exorcistas passariam a fazer com seus poderes que se tornariam inúteis da noite para o dia? Por que o Arima quer que o Rokuro seja tão poderoso, e tão rápido?

Rokuro é estupidamente poderoso (talvez ele não perceba o quanto)

  1. Excelente matéria como sempre Fábio. Este anime até agora, tem sido até interessante, eu pessoalmente não gosto do Arima, acho-o um personagem tresloucado a beirar a estupidez em pessoa, o Rokuro é forte (eu gostaria de ver ele a usar selos para lhe dar mais movimento, mais segurança em vez de ser só o braço ai ninguém lhe faria frente. A Benio até agora tem sido um personagem decente (só acho que ela fala muito devagar e fala muito baixo) ele é forte mas é muito impulsiva, a única coisa que me irrita neste anime junto com o Arima é o familiar da Benio que bicho mais irritante. Talvez no próximo episódio já vejamos o Rokuro com uma roupa de exorcista todo badass.
    Gostei bastante da introdução do novo personagem, ele é bastante forte e eu acho que ele foi lá para dar ânimo e admiração à Benio e ao Rokuro.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá!

      Também acho difícil gostar do Arima, me parece que ele não foi feito para isso, o que aumenta minhas suspeitas!

      A Benio ficou legal com aquele uniforme, quem sabe o Rokuro também fique, né? Hehe

      • Acho que aqueles uniformes deixam toda a gente mais badass, só é pena serem brancos/prateados se fossem pretos ficavam ainda melhores.

  2. Eu por acaso já tinha reparado nisso, mas deve ser do efeito da magia, pois quando eles estão em modo normal a roupa não brilha.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Tem o brilho dos encantamentos sim, mas quando estão usando a qualquer momento tem umas faixas azuis que parecem brilhar.

Comentários