Como se não bastasse todas as referências de obras da Marvel até agora em The Reflection, não pude encontrar nada mais explícito que a mansão dos X-Men. Esse novo elemento foi muito importante pra trama, pois podemos entender melhor quais são os lados dessa história e descobrir que eles não são tão maniqueistas assim.

O último episódio havia acabado exatamente no momento em que Eleanor encontra todos os outros refletidos na mansão, ou como o anime vem chamando: Refs (em japonês, Rifu). Lá encontramos uma grande variedade de poderes, que vão do mais útil ao mais inútil, e tem até gente que não sabe que tem essas habilidades. Esses últimos costumam ser os mais poderosos.

Acho legal a forma como o anime sempre procura mostrar o momento em que as pessoas ganharam poderes, e como isso ajuda a explicar a personalidade deles. O professor Xavier da vez é um homem que ficou cego depois de ser exposto à luz, e agora só consegue ver refletidos. Ele basicamente tem o Cérebro dos X-Mem como habilidade, e isso facilita na hora de encontrar novos mutantes, digo, refletidos.

Percebemos que ele não é tão adorado assim pelas pessoas da mansão, até porque ele sequestra elas. O mais interessante disso tudo foi a relação dele com a mulher, que também virou uma refletida, mas afetada pela fumaça. Isso confirma a teoria de que as pessoas afetadas por essa fumaça acabam tendo alguma deformação no corpo, como o homem elétrico, claramente inspirado em Electro, vilão do Homem Aranha.

Vy, a mulher com armadura de ferro é uma nova candidata ao cargo de Homem de Ferro neste anime, visto que ela lembrou Pepper Potts quando usa a armadura de Tony Stark. Tanto Vy quanto seu marido devem entrar para a equipe de heróis que estamos acompanhando, e isso pode desencadear uma grande guerra iminente.

De um lado temos os refletidos afetados pela luz, que antes estavam abrigados e agora sumiram. Do outro temos os refletidos pela fumaça, que também estão recrutando pessoas como eles. Os dois vivem à margem da sociedade e são hostilizados pelos humanos, que não aceitam conviver com eles. Por outro lado, os dois grupos também não entram em um consenso, mesmo que tenham objetivos semelhantes.

Eu diria que em algum momento os dois devem se entender para enfrentar os humanos, ou quem sabe uma ameaça maior. Lembrando que ainda não sabemos o que acontece com alguém que é afetado pela fumaça e pela luz. Eu diria que ele fica poderoso o suficiente para se descontrolar.

Não existe lado certo ou lado errado, apenas pessoas que pensam diferente e pessoas que não aceitam o diferente. O anime é uma referência não só aos X-Men, com Magneto e Professor Xavier, mas a nossa própria sociedade. Hoje em dia é quase obrigatório que tenhamos que escolher um lado e atacar o outro, sem falar em toda analogia que podemos fazer com os diversos tipos de preconceito existentes.

EXCELSIOR!

Comentários