Bom dia!

Acho que a moral de Dorei-ku é que as pessoas se deixam corromper muito fácil quando têm poder. O que é uma moral já velha mas sempre atual, porque dolorosamente verdadeira. Mas dar escravos para alguém para provar esse ponto não é nada engenhoso.

Quero dizer, não é como se existisse escravidão benevolente para começo de conversa.

Sentiu falta de ver mulheres sofrer? Esse episódio de Dorei-ku veio ao seu resgate! E pelas mãos de ninguém menos do que o protagonista do anime, Yuuga! Muito embora ele não tenha protagonizado muita coisa nos últimos episódios, ele continua sendo o protagonista, certo?

O primeiro mau sinal foi a magreza da Ayaka, que a Eia notou. Mas naquele momento eu ainda imaginei que fosse só porque a própria garota estava deprimida desde que perdeu o Seiya, afinal. Ao final do episódio eu já não tinha mais tanta certeza. Mas não podemos dizer que Yuuga não a está alimentando, né? Não sei o valor nutritivo de garfos e facas, mas ela comeu dois inteirinhos. Se forem de aço inox, tem bastante ferro. Pena que é insolúvel. Não sei porque ela não foi levada imediatamente para o hospital, tenho certeza que no mundo real alguém que comesse aquela quantidade de metais farpados e afiados teria várias escoriações e até perfurações por todo o sistema digestivo, por mais cuidadosa que a pessoa fosse. Isso é fatal se não for tratado rapidamente – pode ser fatal mesmo se tratado rapidamente. Sangramentos e infecções abdominais não são coisa bonita, especialmente em uma pessoa com o sistema imunológico possivelmente enfraquecido por causa da desnutrição.

A Ayaka se meteu numa fria. Há!

Coitada da Ayaka, é de longe o maior saco de pancadas do anime. Quero dizer, claro, tem um site inteiro com fotos (e vídeos?) de torturas que a Julia sofreu, e a Shiori apanhou feio do Zenichi, mas a Ayaka sofreu em mais episódios e isso foi mostrado “ao vivo” mais vezes também. Ela foi espancada pelo Zenichi (isso não apareceu, mas sabe-se que é o motivo dela ter perdido a visão do olho direito). Foi enganada e traída pelo Seiya sem motivo nenhum, especificamente porque ele não gostava dela, muito embora a vida relativamente boa dele se devesse a ela (que se prostituía só para ter dinheiro para o Seiya), e depois ainda levou um soco dele (ok, ela o estuprou, mas foi imediatamente depois da já mencionada traição). E agora foi torturada em um banho gelado pelo Yuuga e depois forçada a comer metais perfurantes.

Isso é estúpido em mais níveis do que eu imaginei que fosse possível

Acho que aquela tal “regra” de que não se pode ordenar que um escravo faça algo que o matará era só mais uma mentirinha de Dorei-ku, né? Mas bom, para não dizer que só a Ayaka apanhou, a Eia também tomou um empurrão que a derrubou no chão. Do Yuuga, é lógico. E depois ele a enganou e a chantageou. É difícil ser mulher nesse anime! Em todo caso, eu achava que ela fosse inteligente. O anime disse isso, não disse? O Yuuga se sentiu atraído por ela por causa disso. Não sei dizer se ela pareceu inteligente nesse episódio. Tenho certeza que agredir alguém para salvar outra pessoa não seria considerado um crime, e no entanto ela tenta apenas apelar para a razão do Yuuga. Aliás, nem isso, ela só tenta dar ordens a ele mesmo. Bom plano, certeza que alguém visivelmente enlouquecido iria fazer o que ela manda.

E depois disso ela ainda foi ao auxílio dele – e era uma armadilha, claro

Sobre o resto do episódio, hmm. Quase achei legal o Zero quase conseguir resistir. Mas ele não conseguiu. E o Taiju virou mesmo escravo do Ryuuou, embora para todos os efeitos a Julia tenha perdido a disputa com ele. Me lembro claramente da aposta ser a Julia libertar a Shiori do Zenichi, mas a Julia não fez isso (nem o Chuuou, eu poderia ser um desconto se pelo menos tivesse sido o Chuuou). E o Zero escapar retomaria a ideia de que os SCMs ampliam o senso de obrigação com uma reviravolta: o Zero resiste a qualquer obrigação. Ele é um recluso, afinal. Não que esse senso de obrigação ainda faça a essa altura, mas seria legal. Talvez. Provavelmente não.

Acho que talvez quem sabe seria legal se o Zero escapasse. Ou não. Provavelmente não

E quem é o tal do muito louco lá que roubou o Zenichi? Talvez seja a Rushie (por quê??). Talvez seja aquele cara anônimo que ganhou uma escrava no primeiro episódio. Talvez eu não me importe de verdade. Por que estou assistindo e escrevendo sobre esse anime?

  1. Este episódio 5 de Dorei-ku, só pode ser descrito como execrável e detestável.
    Eu já sabia que o Yuuga não era muito normal, mas neste episódio eu tive a confirmação das minhas suspeitas. A corrupção pelo excesso de poder, não é algo novo na história humana, mas Dorei-ku fez questão de tornar essa situação já por si delicada, numa coisa estúpida e estranha. O Yuuga neste episódio,mudou de personalidade de forma abrupta e sem grande explicação.
    O Yuuga desde da primeira vez que viu a Eiya, ele ficou focado nela, mas nunca pensei que esse foco, o fizesse tornar num ser nojento, asqueroso, manipulador e sádico. Aquilo que o Yuuga fez com a Ayaka, nem ao pior inimigo se faz, ele foi um grande filho de uma meretriz, quando obrigou a Ayaka a ficar no banho gelado e comer metal, tudo para forçar a Eiya a ficar do lado dele. Já nem falo, da magreza que a Ayaka vinha mostrando (como referiste no artigo), o Yuuga quer mais escravos, mas se ele trata os mesmos, ao nível de bosta, todo o escravo que ele possua ou possuirá, irá querer se ver livre dele.
    Achei tão falso, imoral e esquizofrénico, a demonstração das motivações do Yuuga, que eu por momentos, não sabia se ria ou se achava aquele discurso anormal.
    Espero que no seu devido momento, a Eiya, traia o Yuuga e o faça sofrer, como um filho de uma meretriz que ele é.
    Já estava a estranhar, o anime não mostrar mais mal tratos às personagens femininas e desta vez a vítima, foi mais uma vez a Ayaka. Aqui à o costume de se dizer,que quem tem muita sorte, nasceu com o cu virado para a Lua, já a Ayaka com todo o azar que tem, deve ter nascido com o cu virado directamente para o inferno. É com estas coisas, que começo a pensar, que tirando o cão, o resto dos personagens do anime é tudo um bando de psicopatas ou doentes extremamente débeis da cabeça. A Eiya que continue a seguir a conversa do Yuuga e acabará no fundo do poço, isso eu tenho certeza.
    Antes de terminar, o Zero que foi capturado pelo Ryuuou, ele pode ser a excepção à regra, na questão da invulnerabilidade do dispositivo de controlo, por momentos o Zero conseguiu burlar as ordens do dispositivo e isso abre uma brecha, para futuras fugas de escravos.
    Acho que o Yuuga tem a mente tão ao mais perversa que a mente do temido Ryuuou.
    Como sempre,mais um excelente artigo, de Dorei-ku Fábio.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      E eu aqui agora tento que me forçar a assistir o sexto episódio disso… eu já escrevi sobre animes ruins, mas eu ainda me divertia. Dorei-ku é outro nível.

      Como você bem coloca, ser corrompido pelo poder é um tema mais do que batido já. E isso não significa que seja ruim: não é ruim porque é verdade, porque é sempre atual, porque acontece mesmo o tempo todo, está acontecendo exatamente agora com alguém em algum lugar do mundo.

      Mas a gente não sabe se o Yuuga sempre foi um escroque ou se foi corrompido. Porque não sabemos nada sobre ele antes de entrar nesse barco furado. As pistas que temos não são boas: ele tomou dinheiro emprestado com alguém e está fugindo da pessoa. Ele namorou a amiga da Eia e a rejeitou, alegando que a havia trocado por um homem – o que era uma mentira. Pelo pouco que se sabe, ele nunca foi flor que se cheire. Será que piorou? Não sei. Só quero dar um soco na cara dele forte o bastante para fazer-lhe engolir o SCM.

      E isso se repete com todas as demais pessoas horríveis desse anime. Todas sempre foram horríveis. Algumas a gente tem certeza, para outras há indícios. Então não é uma história sobre corrupção, mas sim sobre como o mundo é cheio de pessoas horríveis?

      Olha, eu acho que existem mesmo muitas pessoas horríveis. Tantas que acredito que a nossa abordagem pessoal, bem como regras e políticas públicas, devem sempre levar em conta que do outro lado é razoavelmente provável que haja uma pessoa horrível, à espreita para se aproveitar de nós ou do sistema. Mesmo assim, elas são minoria. Eu realmente acredito que as pessoas boas são a maioria no mundo. Sou inocente? Talvez. Mas não é Dorei-ku que vai me convencer do contrário.

      Eu queria dizer que espero algo do Zero, mas com tantos personagens é difícil esperar qualquer coisa de qualquer um. Só espero que a Ayaka pare de sofrer e que o cachorro acabe logo com todo mundo.

      Obrigado pela visita e pelo comentário =)

Discussão