Enfim tivemos as respostas que tanto queríamos. Sobre a sociedade, Doutor FranXX, urrossauros, 02, as crianças e um pouco mais sobre a APE. Algumas dessas informações já estavam quase respondidas de certa forma, mas uma confirmação sempre é bem-vinda. No fim, resta saber qual será a resolução da questão entre Hiro e companhia com a APE.

Nesse episódio seguimos o Doutor FranXX, que até então não passava de um maldito velho tarado que só ferrava a paçoca. Descobrimos que ele era um cientista que fazia experiências e pesquisava tabus, como clonagem humana, que iam contra os princípios da ética. E ao aliar os interesses da APE aos dele, tivemos o início do fim da humanidade. A APE ainda é uma incógnita e acredito que não vão se aprofundar nessa questão (ou talvez seja importante para a história fazer isso). Fato é que eles revolucionaram o mundo e no fim tiveram um resultado interessante que provavelmente foi premeditado, ganhando o controle da humanidade. É interessante pensar sobre os objetivos deles para chegar em tal posto, afinal, nem humanos eles parecem mais ser.

Prometer a imortalidade também foi uma jogada interessante por vários pontos. Claro, sacrifícios foram feitos no meio do processo até achar a solução final, o que é completamente normal. E com isso, poderíamos dizer que a Mãe Terra castigou, né? Sim, se os urrossauros não fossem de fato uma civilização antiga (ao menos é o que sabemos independente de ser verdade ou não). E com tudo isso em mente podemos focar na questão da 02 e os parasitas. O custo da imortalidade foi a reprodução e sinceramente eu achei isso bem interessante. Por outro lado isso basicamente justifica a criação de clones humanos que, além de descartáveis, eram a defesa da humanidade que havia comprado isso no pacote.

Mas não só isso, a criação da 02 era um grande trunfo conquistado a preço de sangue, mortes e dor (que são irrelevantes, inclusive). Agora, enfim sabemos que ela é um clone da Princesa Urrossauro e isso nos leva às questões sobre a última fala do doutor FranXX sobre sua existência. E não só isso pois a essa altura do campeonato, estaria o Doutor FranXX insatisfeito com a APE e a 02 seria sua grande cartada final como vingança e/ou redenção? Acredito que haja sim arrependimentos naquele velho e amargurado homem e um certo protecionismo em relação àquelas crianças pode significar isso. No fim, Hiro tomou uma decisão que apesar de não ser aquilo que eu esperava e gostaria, está de bom tamanho. Logicamente, foi ingênuo ao revelar tais sentimentos para aqueles seres e isso pode custar caro num futuro próximo. Fato é que aquela conversa toda foi extremamente importante para abrir os olhos de quem ainda acreditava naquele conto de fadas (Zorome) e mostrar quem são os reais inimigos que eles precisavam derrotar.

Foi um episódio explicativo que nos trouxe valiosas informações. A queda do conto de fadas e seu rompimento foram essenciais para que enfim todos eles entendessem que era hora de dar um basta e buscar a tão sonhada liberdade. Sinceramente, estou extremamente ansioso para ver os pássaros voarem de suas gaiolas para finalmente conhecer o mundo que, um dia, foi belo.

  1. Faz tempo que não vejo tanta falta de imaginação na história de um anime. Esse episódio teve tanta cena copiada de Evangelion que chegou a dar vergonha. A coisa foi tão escrota que o Dr Franxx virou uma cópia piorada do Ikari Gendo. Não que o anime tivesse mostrado alguma originalidade antes, mas nesse episódio a coisa foi feia. E pra piorar teve mais explicações tiradas do cu. De onde veio a ideia de relacionar imortalidade com magma? Teve outras sandices, mas essa foi a que mais me chamou atenção. Se é pra ficar copiando coisas que deram certo em outros animes sem se preocupar em em unir os pontos e tentar fazer o mínimo sentido, então seria melhor não explicar nada e ficar só no desenvolvimento da relação entre os personagens.

Comentários