Bom dia!

Que virada inesperada dos fatos, hein? Eu não esperava isso do Yuri. Mas, se eu for ser honesto, a verdade é que eu não esperava nada do Yuri. Não no sentido metafórico de esperar pouco, mas no sentido literal de não saber o que esperar. Um pouco mais de Yuri antes não teria feito mal.

Qual é o tal “sonho” da Yukiko? Assinar um contrato com os militares? Ela fala como se sua tecnologia fosse mudar o mundo, mas a verdade é que está só vendendo um braço biomecânico para o exército. Quero dizer, isso até pode mudar mesmo o mundo, né? Da mesma forma como a bomba atômica o mudou, se entende o que eu quero dizer. O problema é que há tantas outras aplicações possíveis para uma tecnologia como essa – é só dar uma olhada no Aragaki e seu ginásio de veteranos mutilados para ter uma ideia. Talvez a Yukiko sonhe que com esse dinheiro ela vai poder ampliar o escopo do seu produto e aí fazer sua tecnologia chegar para a população civil, mas agora já estou especulando sobre algo que sequer é o foco do anime e em seu penúltimo episódio. Inútil.

Qualquer que seja tal sonho, o contrato assinado já o pôs em andamento e o Yuri não deve mais ser necessário, apesar do que foi dito sobre sua vitória coroar o acordo e coisa e tal. Duvido que haja uma cláusula como “Caso o Yuri seja derrotado no Megalonia ou não lute usando seu gear, esse contrato é nulo”. Se os militares realmente quisessem condicionar o acordo a isso, bastaria aguardar alguns dias pela luta final e pronto. Ainda assim dá para imaginar algumas coisas, né? Se o Yuri vencer sem seu gear, será isso sinal de que ele é que era forte para começo de conversa e o equipamento está sendo superestimado? Mas para mim a pergunta mais importante é: o Yuri com seus braços mecânicos não era então o “verdadeiro” Yuri?

O Joe chegou até a final derrotando adversários poderosos usando seus exoesqueletos. Fomos lembrados de como ele derrotou Aragaki, Mikio e Burroughs com os braços nus. Essa era a força dele. O gear dele é o gear nenhum. O Joe é o Joe Sem Gear. Da mesma forma como o Joe com gear no episódio anterior pareceu falso, o Yuri sem gear na luta final não parecerá igualmente falso? Se qualquer coisa, ele chegou até aqui, e inclusive já lutou contra o Joe, sempre com seu gear. Ele treinou para lutar com o gear. Agora está sem e terá tempo limitado para se readaptar a essa vida sem gear. É estranho pensar nisso, mas em teoria agora ele é que está em desvantagem. O Joe se sente mesmo prestigiado por um adversário que se limita quando luta contra ele?

A desgraça é que a resposta é sim. Vimos isso no final do episódio, não foi? Eu não sei bem como ele pensa, mas sei que eu ficaria frustrado. O Yuri remover seu gear a essa altura do jogo não me parece muito diferente de quando ele lutou apenas com um braço contra o Joe no ringue clandestino. Com aquilo o Joe ficou irritado, e com razão. Partiu para cima e fez o Yuri perceber que ele precisava dos dois braços. Mas seu gear precisa de uma operação cirúrgica para ser inserido no corpo, então não importa o quanto o Joe o force, ele não vai poder subitamente passar a usar o gear, da mesma forma como ele subitamente passou a usar os dois braços. Porém, se o Joe está satisfeito com isso, quem sou eu para ficar insatisfeito, não é mesmo?

Quero um pôster disso

A Yukiko por outro lado está bastante insatisfeita. Ela se sente traída, talvez no sentido romântico mesmo. Se o Yuri fosse apenas um parceiro de negócios para ela tenho certeza que cancelaria a luta final. Depois de toda a propaganda feita, cancelar o Megalonia a essa altura seria um escândalo, um desastre para a imagem da Shirato, mas ela tem um pretexto bastante convincente para cancelar, caso queira: o Joe entrou no torneio usando uma identidade falsa. Resolvido. Considerando que o Yuri lutar sem gear também vai ser um pequeno escândalo para a Shirato de todo modo (nas corretas palavras dela, a final do Megalonia com dois lutadores sem gear é um absurdo), dividir o escândalo de um cancelamento com o Joe talvez fosse menos pior. Mesmo assim ela garante que não vai cancelar. Ela diz isso para o Joe.

Com certeza não é porque ela se importa muito com o Joe, não é? Então só pode ser porque ela se importa muito com o Yuri, o que o resto do episódio já havia se encarregado de deixar claro, de todo modo. Tão claro quanto o possível para uma mulher que tem a responsabilidade que ela tem e que tem uma mentalidade voltada para negócios, pelo menos. Só quem resta entender então é o próprio Yuri. O Joe está nessa porque é a única coisa que ele acha que pode fazer para se sentir vivo. Um zé ninguém, literalmente na periferia da civilização, aparentemente sequer possui cidadania, e mesmo nesse submundo ele não tem nada além da força dos seus punhos e da sua habilidade para usá-los. É uma história triste, de verdade. Ele está arriscando sua vida de várias maneiras só para se sentir vivo.

E o Yuri, se formos acreditar nas palavras do Mikio, fez exatamente isso esse episódio: arriscou a sua vida. Ele pode não saber nada sobre o Joe além do que ele vê no ringue, então ele não sabe exatamente em qual medida seu adversário arrisca sua vida (é muito mais do que ele vê), mas ele sabe o suficiente. Lutar em pé de igualdade não era só lutar sem gear. Ele viu o Joe derrotar gente muito forte que estava usando gear, depois de tudo isso não deve ser egocêntrico a ponto de achar que com o gear é impossível o Joe derrotá-lo. Mas ele acha que ainda assim ele leva vantagem se usar o gear, e isso é ok, apesar de todas as minhas considerações nos primeiros parágrafos desse artigo, há alguma razão no que ele diz, e essa é a forma mais fácil de racionalizar também. Mas ele ficou realmente em pé de igualdade com o Joe ao arriscar sua vida tirando o gear. Lutar sem gear depois será apenas consequência.

Joe é um cidadão clandestino e Yuri se submete a uma operação clandestina

O Joe poderia ter morrido várias vezes durante o anime. Talvez ainda morra. Ele está urinando sangue, afinal, isso é um péssimo sinal. Ele pode estar há três meses com lesão nos rins. Problemas nos rins te matam, e matam rápido. Os rins provavelmente são os órgãos mais esquecidos quando pensamos em órgãos vitais. O Yuri quase morreu nesse episódio tirando o gear. Por algum motivo, o gear embutido da Shirato funciona assim: não o tire! E eu acho que ele se arriscou morrer também ao se sujeitar a uma operação em uma sala de cirurgia improvisada no porão de uma cabana no meio da floresta. Infecção pós-operatória é uma coisa real, sabia? No próximo e derradeiro episódio de Megalo Box, talvez um deles morra de verdade. Pelo menos o anime tem insistido nesse tema desde o começo, então vamos ver se é só brincadeira ou se é pra valer.

  1. Por favor, a resenha final MEU DEUS o que foi aquilo!!!!!
    é anime para ser estresourado com carinho por muito tempo acho que encontrei meu cowboy bebop depois de muito tempo!!! E foi excelente!!! Eterno!!!

Comentários