BanG Dream! é uma das muitas franquia da produtora Bushiroad – a mesma por trás de Tantei Opera Milky Holmes, Cardfight!! Vanguard, Shoujo Kageki Revue Starlight, etc – e consiste em um jogo para smartphone, além de adaptações para mangá, anime e apresentações ao vivo de algumas das bandas que a compõem, assim como o lançamento de músicas cover e autorais suas.

A franquia surgiu tendo a proposta de renovar um mercado saturado por idols com o conceito de bandas nas quais as garotas cantam e tocam instrumentos. O anime principal chega a sua segunda temporada – tendo a terceira já sido anunciada para o outono japonês – e neste artigo irei comentar minhas impressões da estreia.

Antes de mais nada, sim, é preciso ter visto a primeira temporada se quiser ver essa. Você pode pular ela, mas estará perdendo todo o desenvolvimento de personagem das garotas da Poppin’Party – que também é conhecida como PoPiPa –, a banda carro-chefe da franquia. Dá para entender a história só de assistir esse episódio, mas no sentido de estar observando uma trama maior há uma lacuna.

Aliás, trocaram o estúdio dessas novas temporadas, o anime saiu das mãos do Xebec, que o produzia junto ao Issen, e foi para o SANZIGEN; um estúdio que tudo o que fez sozinho era em animação 3D, como é essa segunda temporada de BanG Dream!, o que, sinceramente, achei até mais adequado se for para ter mais música.

Na primeira temporada quando elas tocavam mudava para animação 3d, isso ocorre muito em animes de idols para barretear custos com a animação, e a de agora me parece ser melhor.

Quem tem fãs também pode ser fã, não é mesmo?

Sobre a história, uma coisa que achei um pouco estranha foi como já no início do anime aparece uma das bandas se apresentando na TV, a Pastel*Palettes, e logo a seguir falam que é a era das bandas de garotas, como se tivesse deixado de ser música de nicho e tivesse se tornado um fenômeno nacional.

Entendo a Pastel*Palettes cantar na TV já que elas são uma banda de idols formada por uma agência de talentos, mas tive a impressão de que a situação das bandas femininas mudou de patamar rápido demais. De toda forma, logo uma nova personagem é apresentada e só pelo nome dá para entender o seu papel no universo.

Ela é Rokka Asahi, a guitarrista da RAISE A SUILEN, a nova banda da franquia que já até lançou single e está fazendo shows. A PoPiPa continua a cargo da abertura, atuando como protagonista, mas é muito bom ver novas bandas sendo apresentadas e, por ventura, desenvolvidas, assim como uma banda como a Roselia – de popularidade maior que a da PoPiPa – tendo seu espaço.

Esse episódio serviu mais para mostrar mudanças nas vidas das garotas, marcadas por um novo ano escolar, e também que elas ficam incomodadas se muito tempo paradas.

Pastel*Palettes

Bandas gostam de tocar ao vivo, então se o objetivo da PoPiPa na primeira temporada era lotar o CiRCLE e dar um bom show, a segunda e terceiras temporadas devem ser preenchidas com o objetivo de ir além; tocar em outros locais, assim como se apresentar em um show próprio e talvez até lançar cd, tocar em rádio, TV, etc.

O anime serve como uma expansão do universo das garotas, algo que talvez já esteja rolando no jogo para smartphone – não o jogo por falta de espaço no celular, mas é gratuito em inglês na Play Store – e agora com a animação terá uma visibilidade maior.

É uma forma de promover a franquia, a fazendo alçar voos ainda maiores. Acho que essa nova temporada vai desenvolver mais o background do que há no entorno das garotas, explorando melhor o conceito das bandas femininas, não focando apenas na PoPiPa como foi a primeira temporada.

Além disso, a RAISE A SUILEN precisa ser criada, né, e com sorte surgirão mais bandas com o passar dos episódios. O anime promete ter mais música dessa vez!

Ouça uma música da RAISE A SUILEN aqui. A banda é muito boa e sua guitarrista também!

Antes do início dessa temporada o anime BanG Dream! Garupa☆Pico serviu de longo “aquecimento” para ela, sendo esse um curta que passou por seis meses e tinha seus episódios divulgados no canal oficial do youtube com legendas em inglês.

Cobri o anime no artigo de curtas do blog, e tenho certa insatisfação quanto a essa transição; o fato da CiRCLE sequer ter sido citada nessa estreia. Apesar de que agora eu entendo porque rolou todo o drama da casa de shows ser fechada, foi para expandir os horizontes das bandas que tocavam nela.

Que ao menos compensem isso com mais música – aquilo que BanG Dream! apresenta de melhor – e desenvolvimento de mais personagens com suas bandas.

Se você quer assistir um anime divertido, fofo e alegre de bandas de garotas, então BanG Dream! 2 é uma ótima indicação. Fiquem com esse vídeo da minha banda de garotas favorita. Até a próxima vez!

Roselia

Comentários