Saiki Kusuo é um mangá finalizado da Weekly Shounen Jump que possui uma adaptação para anime em duas temporadas e até mesmo uma live action. E bom, Saiki é uma comédia muito divertida, que recebe pouca atenção do público e em muitas listas de melhores comédias do ano (de 2018) nem configura entre as principais. A obra não precisa apelar para algum clichê, fanservice ou qualquer outra coisa para que possa de alguma forma fazer comédia, ou seja, com um bom uso de todos os seus detalhes e personagens a obra se mantém divertida e agradável.

Essa é uma resenha sobre o anime.

Nessa obra seguimos a história de Saiki, um garoto com grandes poderes (ele é extremamente poderoso, vale frisar) que simplesmente deseja ter uma vida tranquila e sossegada. E por conta disso você pode até achar um pouco chato acompanhar tal personagem numa comédia, mas a questão é que a comédia vem de outras fontes. Os amigos, as situações que surgem, sua própria família e outros personagens que aparecem ocasionalmente fazem com que a obra seja divertida, pois por mais que Saiki seja poderosíssimo ele não consegue escapar desses “problemas” e garanto que não é por falta de tentativa.

As principais garotas da série

Um ponto interessante é que por mais que algumas piadas sejam repetidas ocasionalmente, você simplesmente não consegue se importar pois a construção das cenas é sempre única. Não importa se determinado personagem seja do tipo que tenha chuunibyou, a obra irá usar suas aparições como um ponto base para as cenas engraçadas e com a adição das ações e comentários de Saiki, tudo se torna melhor. A verdade é que o Saiki é um protagonista observador que tenta evitar a necessidade de uma interferência e mesmo assim não escapa do resto do elenco que provavelmente tem alguns parafusos a menos no geral.

Dois dos amigos mais próximos do Saiki

Esse é outro ponto que chama a atenção: a sanidade do elenco. Todos os personagens ali tem algum detalhe de suas personalidades que é anormalmente errado. Desde uma garota que se acha perfeita e abençoada pelos deuses (e de fato é), até o avô de Saiki que é um tsundere (o famoso personagem que se importa, mas diz o oposto) que ama demais o seu netinho. E o mais engraçado de tudo é pensar que o personagem mais normal é o Saiki, aquele que pode viajar no tempo ou até mesmo destruir a Terra de diversos modos diferentes.

No fim, acompanhamos a eterna busca do Saiki em ter uma vida pacata e tranquila ao invés do desastre que é atualmente. Como já mencionado, é uma obra bem desconhecida perto dos outros grandes sucessos da Jump mas que consegue ser bem melhor que a maioria delas, mesmo usando como seu maior trunfo uma comédia simples e divertida. E sinceramente eu mesmo demorei para gostar de Saiki. Lembro de ter começado a primeira temporada e após mais de 10 episódios acabei deixando de lado apesar de estar gostando. No fim, acabei voltando a assistir por conta de uma recomendação e simplesmente não consegui parar de assistir até o final. Ou seja, assista esse anime pois ele merece no mínimo duas chances para mostrar seu charme.

Comentários